1. Spirit Fanfics >
  2. Aulas >
  3. Semântica I - Sinônimos e Antônimos

Aula Semântica I - Sinônimos e Antônimos


Por:


Sinônimos e Antônimos

Escrita por: ßNeptunia
Nível: Básico


Olá, pessoal! Venho por meio desta apresentar-lhes Sinônimo e Antônimo, itens de nossa gramática que utilizamos com bastante frequência.

Começaremos com a definição de Sinônimo;

Sinônimo é nada mais do que um adjetivo que classifica uma palavra que, apesar de ser diferente, possui o mesmo significado (ou bem semelhante) à outra.
A palavra tem a origem no grego de synonymós, que segundo a etimologia representa algo que tenha o mesmo nome. Vale lembrar que muitas vezes sinônimos, ou seja, palavras com significados equivalentes, têm conotações diferentes, dependendo do contexto. Na elaboração de um texto, o uso de sinônimos é essencial para que não haja repetições. Com isto, os sinônimos podem ser considerados auxiliares neste processo, fazendo com que não se perca o contexto do entrecho em questão.

Alguns exemplos de Sinônimos;

— Casa / residência / lar / moradia;
— Delicioso / saboroso;
— Longe / distante;
— Carro / automóvel.

Agora, vamos para a definição de Antônimo;

Antônimo é um substantivo que retrata uma palavra que tem significado oposto em referencia à outra palavra, sendo o contrário de Sinônimo.
Assim como o sinônimo, o antônimo também tem origem no grego antionymia (anti — que indica algo contrário ou oposto — e onymia — que significa nome). Com isto, podemos deduzir que antônimo é uma palavra que apresenta um significado contrário referente à outra.

Alguns exemplos de Antônimos;

— Mal / Bem;
— Ausência / Presença;
— Fraco / Forte;
— Escuro / Claro;
— Fraco / Forte;
— Subir / Descer;
— Possível / Impossível;
— Cheio / Vazio.

Bem, é isso aí!

Você ainda permaneceu com dúvidas? Deixe um comentário falando sobre ela! Eu responderei cada dúvida remanescente. Muito obrigada pela sua atenção e espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!

Neptunia

Beta Reader

Gostou da Aula? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...