Aula Semântica IV – Polissemia


Por: @


Semântica IV – Polissemia

Escrita por ßShiraHimeSama
Nível: Básico


Todos bem? Hoje aprenderemos sobre Polissemia, sabem o que é isso?

Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa “algo que tem muitos significados”. Então, uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. Como a palavra vela, que pode significar a vela de um barco, a vela feita de cera, que serve para iluminar, ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante. A polissemia é trabalhada em uma sessão da gramática normativa chamada Semântica.

Exemplos:

*Deixei-os de boca aberta.

A boca da garrafa está quebrada.


Neste caso, há uma relação de “abertura”, “orifício” da palavra boca em ambas as frases.


*Aquele rapaz é um gato.

O gato subiu na árvore.

Como a energia não voltou, precisei fazer um gato.


Já aqui, a palavra gato apresenta significados completamente diferentes. No primeiro exemplo, é uma gíria para se referir à aparência do rapaz. No segundo, a palavra remete ao próprio animal. Por fim, no terceiro caso, refere-se a uma atividade ilegal feita por alguém para obter energia elétrica diante de uma emergência.

Vale ressaltar que alguns desses contextos passaram a fazer sentido por questões sociais, culturais ou históricas adquiridas ao longo do tempo. Por isso, o sentido original descrito no dicionário é o que prevalece, sendo os demais atribuídos pela análise contextual.

Simples, não é mesmo? Espero ter ajudado.

Você ainda permaneceu com dúvidas? Deixe um comentário falando sobre ela! Eu estarei respondendo cada dúvida remanescente. Muito obrigada pela sua atenção e espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!

ShiraHimeSama
Beta Reader

Gostou da Aula? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...