1. Spirit Fanfics >
  2. Aulas >
  3. Semântica V – Conotação e Denotação

Aula Semântica V – Conotação e Denotação


Por: @


Semântica V – Conotação e Denotação.
 
Escrita por ßMonalisa-
Nível: Básico


 

Olá, pessoas lindas, estamos de volta com mais uma aula. Dessa vez vamos aprender o que é conotação e denotação. As palavras, como sabemos, podem ter seus significados ampliados, deixando assim de representar seu sentido original presente no dicionário, ou seja, elas terão novos conceitos dependendo da forma que estiverem sendo empregadas na frase. Mas o que é conotação e denotação? Vejamos a seguir:

 

Conotação: É uma figura de linguagem quando se precisa usar uma expressão comparativa para transmitir a ideia daquilo que se quer. No sentido geral apresenta um sentido abstrato, figurado, metafórico, além de adquirir significação própria.

Vamos aos exemplos:

a) Aquele cara parece suspeito.

b) Minha sogra é uma cobra. 

c) Ele é fera em basquete ball. 

d) Beth é um doce de pessoa

No primeiro exemplo, a palavra "cara" emprega um sentido conotativo por estar se referindo a uma pessoa. No segundo, a palavra "cobra" foi usada como metáfora para transmitir a ideia de que a "minha sogra" é uma pessoa cruel e traiçoeira. No terceiro exemplo, a palavra "fera" está se referindo a alguém habilidoso no basquete. E, por fim, no quarto exemplo a palavra "doce" é usada no sentido de que Beth é uma pessoa meiga, bondosa.


Denotação: É simplesmente o emprego de palavras no seu sentido próprio, ou seja, aquele que consta nos dicionários.

Alguns exemplos:

a) A menina está com a cara toda pintada.

b) Minha sogra é uma pessoa cruel.

c) Os domadores conseguiram enjaular a fera.

 

No primeiro exemplo podemos ver que "cara" está sendo usada como "rosto", assim como consta no dicionário. No segundo exemplo foi usada uma expressão direta, diferente do termo conotativo usado logo mais acima. E no terceiro exemplo, "fera" se refere a um animal, também como consta no dicionário.

Simples, não é mesmo?

Uma dica: Se ainda tem dificuldades na hora de discernir o significado entre ambas as palavras, basta lembrar que o "D" de denotativo vem de dicionário.

 

Você ainda permaneceu com dúvidas? Deixe um comentário falando sobre ela! Eu responderei cada dúvida remanescente. Muito obrigada pela sua atenção e espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!


 
Monalisa-
Beta Reader

Gostou da Aula? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...