Aula Uso correto das palavras - O uso do termo “fim de semana”


Por:


O uso do termo “fim de semana”


Escrita por ßMorny
Nível: básico


Olá a todos, como vão? Nesta aula irei abordar um tema simples, mas que pode confundir muitos usuários: as circunstâncias do uso do termo “fim de semana”.
É de conhecimento geral a reforma ortográfica que aconteceu em 2009, o que causou alguns probleminhas gramaticais na vida de muita gente. Pois bem, antes da reforma ortográfica, havia o termo “fim de semana” e também “fim-de-semana”. Cada um possuía um sentido distinto; no entanto, após a reforma, “fim-de-semana” foi extinto. A partir disso, muitas pessoas acabaram por se confundir com os sentidos que cada termo trazia, se “fim de semana” englobava todos eles.
Primeiramente, analisar o significado de “fim de semana” e “fim-de-semana” é vital para o entendimento. “Fim de semana” remete-se ao período que começa no fim da sexta-feira e vai até o final do domingo (ou início da segunda-feira). “Fim-de-semana”, com um sentido mais metafórico, trata-se do período de descanso geral, lazer, etc.

Temos, com tal definição, duas frases (já de acordo com a nova ortografia):

“Todo estudante tem direito ao fim de semana merecido.”
“Viajarei no fim de semana.”


É importante ressaltar que uma análise contextual é necessária para identificarmos a qual “fim de semana” cada uma das frases se trata – em termos mais simples, precisamos saber do que, realmente, cada uma das frases está falando. Pode parecer cansativo, mas com o tempo, esta “análise” começa a acontecer de forma natural.


Na primeira frase – “Todo estudante tem direito ao fim de semana merecido.” –, o “fim de semana”, se fosse usado antes da reforma ortográfica, teria hífen (“fim-de-semana”). Por quê? É simples: trata-se da “folga” do aluno, o tempo que ele tem para descansar e fazer suas atividades comuns, sem referência à escola. Na segunda frase – “Viajarei no fim de semana.” –, é fácil dizer que o “fim de semana” mencionado remete-se àquele período que citei, do final da sexta-feira ao final do domingo/início da segunda-feira.

Vejamos mais alguns exemplos do “fim de semana” tratando-se do sábado/domingo:

“Neste fim de semana, estreará o filme que quero assistir nos cinemas.”
“Durante a semana, sempre temos de trabalhar demais. No fim de semana, podemos finalmente descansar.”
“Lamento que o fim de semana sempre passe voando.”


E, agora, tratando-se do período de lazer, diversão, folga e etc.:

“Meus fins de semana sempre foram muito divertidos.”
“Quero mais um fim de semana como aquele que passei com você!”
“Este fim de semana está sendo o melhor; jamais quero que ele acabe.”



Agora, uma questão extra (iremos tratar de “fim de semana” e “fim-de-semana”, assim como era antes da reforma, para que o entendimento seja mais claro, tudo bem?): se analisar bem cada uma das frases, pode-se observar que todas possuem um sentido em relação a tempo. Isso teoricamente dificultaria tudo – no entanto, devo ressaltar que “fim de semana” refere-se apenas ao tempo de sexta/sábado/domingo, enquanto “fim-de-semana” trata-se desse tempo como algo para lazer. Na frase “Neste fim de semana, estreará o filme que quero assistir nos cinemas.”, implicitamente, há um lazer envolvido – o de talvez assistir um filme –, mas, como eu disse, é implícito. Em todas as frases que dei como exemplo para o antigo “fim-de-semana”, a folga é completamente explícita.

Apesar de toda a complicação que esse termo pode trazer, lembre-se sempre que “fim-de-semana” foi abolido; o hífen não é mais usado e apenas “fim de semana” é usado segundo nossas regras, para ambos os significados.

Você ainda permaneceu com dúvidas? Deixe um comentário falando sobre ela! Eu estarei respondendo cada dúvida remanescente. Muito obrigada pela sua atenção e espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!



Morny
Beta Reader

Gostou da Aula? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...