Cantinho do Autor - Até que ponto a falta de acentuação desencoraja a leitura? - Página 1

8 Respostas

Usuário: ZOMB1TCH
B1TCH
Usuário
Novato
Novato
Registro: 30/01/2018
Membro nº: 2884158
Tópicos: 2
Ei aí galerinha dessa comunidade linda! Tudo certo?

Para contextualizar: Eu fui alfabetizado em duas línguas diferentes e por isso sempre tive problemas com acentuação no português (principalmente hífen, "ç" e esses caracteres diferentões) assim como em algumas situações de concordância também, por conta das suas regras bem especificas. Para piorar ainda mais no meio disso tudo o novo acordo ortográfico surgiu das profundezas da fossa de Mariana, aí eu desisti de vez e passei a acentuar as palavras que por senso comum eu sei levam acento (Eu sei, isso é errado).

Essas pequenas regras de concordância e falta infrequente de acentuação em algumas palavras incomoda vocês ou é algo que é relevado? Você, como leitor, é muito rígido em relação aos acentos? Devo enfiar minha cara nos livros de português até aprender a virar um ser humano decente?

Deixe sua opinião aí! <3
Usuário: Desdemonia
HAIFISCH
Usuário
Novato
Novato
Registro: 18/09/2017
Membro nº: 2468217
Tópicos: 0
Isso realmente é algo subjetivo. Eu, por exemplo, consigo ler histórias em que a ausência de pontuação correta seja leve, onde a correção seja instintiva no processo de leitura. Porém, é realmente muito desestimulante ler algo sem que se consiga manter o ritmo corretamente por causa da pontuação errada.
Usuário: Hariken
Sua crush senparina
Usuário Veterano
Membro
Membro
Registro: 12/08/2011
Membro nº: 124694
Se é um aqui ou ali, eu não ligo não. Até porque a gente deixa de pontuar algumas coisas pela velocidade em que escrevemos, é normal.
Admito que nem eu sei todas as regras, quando tenho dúvida ou não me lembro de como se escreve x palavra, pergunto pro tio Google mesmo.
Usuário: Niebla
Alguém gentil
Usuário Veterano
Novato
Novato
Registro: 22/01/2014
Membro nº: 335069
Tópicos: 5
Se tiver nenhum, completamente, se tiver poucos até vai. O problema é que eu leio como está escrito, aí acabo me desconcentrando com esse tipo de erro, às vezes começo a rir, aí já era kkkkkkkkkk
Usuário: Truthseeker
Perseguidora da Verdade
Usuário
Novato
Novato
Registro: 12/06/2015
Membro nº: 808560
Tópicos: 4
É aquela: tudo o que é demais pode tender a se tornar insuportável ou simplesmente desanimador. Quando já no início do texto há erros gritantes de gramática, o pé fica lá atrás. De ortografia, então!? Misericórdia. Faço a sonsa e corro como se não houvesse amanhã. Infelizmente ou felizmente, sou assim. Sou exigente. Mas não é uma coisinha ou outra que vai me fazer cair fora, muito pelo contrário. Eu tendo a colocar o que está em jogo em uma balança: uma ótima história.
No meu caso, é fácil acentuar/pontuar porque sou muito intuitiva. E, querendo ou não, realmente temos que ser intuitivos na hora de aplicar essas regras. Haverá momentos em que veremos que aquilo está errado, algo está errado, mas não vamos saber explicar o porquê e tá tudo bem nisso (palavras da minha amada Beta, a bicha entende, viu). Só não acho que devemos nos crucificar, nos cobrar tanto, e entender que nem o próprio português anda em sintonia. É uma língua em constante mudança, rica e com um glossário quase infinito. Façam o possível para se manter na linha, mas se a vírgula surgiu das profundezas do inferno ou foi roubada por um indivíduo não identificado, tá tudo bem. ♥
B1TCH
Usuário
Novato
Novato
Escreveu @<strong>Desdemonia</strong>

Isso realmente é algo subjetivo. Eu, por exemplo, consigo ler histórias em que a ausência de pontuação correta seja leve, onde a correção seja instintiva no processo de leitura. Porém, é realmente muito desestimulante ler algo sem que se consiga manter o ritmo corretamente por causa da pontuação errada.

Creio que o ritmo da leitura é influenciado principalmente pelo uso da virgula, coisa que várias histórias (boas em maioria) costumam pecar um pouco.
B1TCH
Usuário
Novato
Novato
Escreveu @<strong>Hariken</strong>

Se é um aqui ou ali, eu não ligo não. Até porque a gente deixa de pontuar algumas coisas pela velocidade em que escrevemos, é normal.
Admito que nem eu sei todas as regras, quando tenho dúvida ou não me lembro de como se escreve x palavra, pergunto pro tio Google mesmo.

Com o tio Google não tem erro mesmo, o problema é a preguiça de ficar lendo regrinhas de Portguês naquelas horas que você tenta escrever o mais rápido possível antes que se esqueça de tal ideia, o famoso rush.
B1TCH
Usuário
Novato
Novato
Escreveu @<strong>Niebla</strong>

Se tiver nenhum, completamente, se tiver poucos até vai. O problema é que eu leio como está escrito, aí acabo me desconcentrando com esse tipo de erro, às vezes começo a rir, aí já era kkkkkkkkkk

Aí não dá quando se está super imerso na história naquele momento de tensão e aí surge um erro de gramatica que corta o clima e aí você sente aquela "broxada". Já dei algumas risadas com situações assim.
B1TCH
Usuário
Novato
Novato
Escreveu @<strong>Truthseeker</strong>

É aquela: tudo o que é demais pode tender a se tornar insuportável ou simplesmente desanimador. Quando já no início do texto há erros gritantes de gramática, o pé fica lá atrás. De ortografia, então!? Misericórdia. Faço a sonsa e corro como se não houvesse amanhã. Infelizmente ou felizmente, sou assim. Sou exigente. Mas não é uma coisinha ou outra que vai me fazer cair fora, muito pelo contrário. Eu tendo a colocar o que está em jogo em uma balança: uma ótima história.
No meu caso, é fácil acentuar/pontuar porque sou muito intuitiva. E, querendo ou não, realmente temos que ser intuitivos na hora de aplicar essas regras. Haverá momentos em que veremos que aquilo está errado, algo está errado, mas não vamos saber explicar o porquê e tá tudo bem nisso (palavras da minha amada Beta, a bicha entende, viu). Só não acho que devemos nos crucificar, nos cobrar tanto, e entender que nem o próprio português anda em sintonia. É uma língua em constante mudança, rica e com um glossário quase infinito. Façam o possível para se manter na linha, mas se a vírgula surgiu das profundezas do inferno ou foi roubada por um indivíduo não identificado, tá tudo bem. ♥

Como escritor, acho que os leitores exigentes são os melhores, aquele que aponta duvidas de enredo ou fala mesmo sobre uns erros (sem grosseria obviamente) . Creio que criticas ou duvidas construtivas te fazem crescer como autor mesmo.
Correção intuitiva é algo que eu preciso melhorar ainda, ainda mais quando quero postar rápido rs. A melhor maneira é continuar lendo e escrevendo, pois com a prática vem a perfeição (ou algo próximo dela, afinal nenhum autor é perfeito e sempre há espaço para mudança). <3
Deixe seu Post

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para isto, Cadastre-se ou faça seu Login!