1. Spirit Fanfics >
  2. Fórum >
  3. Geral >
  4. Dúvidas >
  5. Dúvidas sobre violência e atos de personagens

Dúvidas - Dúvidas sobre violência e atos de personagens - Página 1

2 Respostas

Usuário: TommyM

Usuário
Novato
Novato
Registro: 24/12/2016
Membro nº: 1672226
Tópicos: 1
Olá, eu estava relendo as regras do Spirit afinal gostaria de fazer uma fanfic focada em luta, porém ao ver que não podia violência detalhada fiquei confuso sobre quando seria contra as regras o conteúdo, e também sobre ações de personagens X e Y.

Em uma luta sem regras muitas coisas podem vir a acontecer, como desmembramentos, torções, quebra de ossos e etc… aonde que a descrição seria considerado problemática? Por exemplo apenas citar que, "um osso foi quebrado deixando uma fratura exposta" ou "uma tal coisa foi esmagada pelo martelo" ou "Ao cortar tal coisa sangue jorrou" conta como descrição detalhada de violência? Mesmo se minha fanfic fosse +18 e com aviso de violência?

E uma violência detalhada seria o que exatamente? Eu descrever minuciosamente como aconteceu o ato e os ferimentos? Ou apenas a citação de atos mais violentos como os citados acima já conta como tal?

A outra parte da minha pergunta seria atos feitos por personagens, como por exemplo, em cap x apareceria um personagem que faria uma piada racista, porém isso é algo do personagem em específico e ele não aparece mais na fanfic, ainda correria risco de ban?
Ou por exemplo um personagem ter um gosto por fumar e beber e ser algo exclusivo dele e o mesmo ser frequente, contaria como apologia apenas citar o ato? Ou eu teria que descrever de forma benéfica o ato para contar como apologia? Afinal muito disso pode ser usado como ambientação de enredo, por exemplo uma fanfic que se passa no Brasil quando ainda tinha escravidão, teria bastante personagens racistas, mas é algo do universo da fanfic e muitos personagens reagem de forma negativa ao ato, ainda estaria sujeito a minha fanfic ser banida?

E no caso de vícios, se eu criasse um personagem que é um vampiro que gosta de sangue e ele precisa disso para sobreviver, contaria como um incentivo a vícios/drogas?

Um exemplo, um vilão na minha fanfic poderia cometer um ato hediondo e ser citado? Mas não detalhado exatamente o ato, por exemplo "Queimou uma casa com pessoas dentro" ou uma cidade, se eu não detalhar as pessoas dentro de tal lugar e somente citar o acontecimento, teria algum problema?

Gostaria de saber sobre tais coisas afinal existem avisos e a classificação etária, uma fanfic +18 pode ter uma temática mais adulta e seinen com mortes e uma violência mais frequente por exemplo?
Afinal muitas mídias abordam tais coisas, filmes, jogos e até mesmo desenhos e novelas, sem muitos problemas, até mesmo em vingadores guerra infinita houve mutilação e em John wick temos mortes a todo momento no filme, porém assim como o Spirit cenas de torturas não são detalhadas e mesmo as de morte e violência não são muito a não ser em filmes de terror.
Usuário: @Wangji-
Blackheart
Admin Geral
Membro Avançado
Membro Avançado
Registro: 22/08/2012
Membro nº: 142892
Tópicos: 1
Como são muitos questionamentos, vou respondê-los por parte:

Escreveu @<strong>TommyM</strong>

Em uma luta sem regras muitas coisas podem vir a acontecer, como desmembramentos, torções, quebra de ossos e etc… aonde que a descrição seria considerado problemática? Por exemplo apenas citar que, "um osso foi quebrado deixando uma fratura exposta" ou "uma tal coisa foi esmagada pelo martelo" ou "Ao cortar tal coisa sangue jorrou" conta como descrição detalhada de violência? Mesmo se minha fanfic fosse +18 e com aviso de violência?

E uma violência detalhada seria o que exatamente? Eu descrever minuciosamente como aconteceu o ato e os ferimentos? Ou apenas a citação de atos mais violentos como os citados acima já conta como tal?

Citar é diferente de detalhar. Mesmo que a sua história esteja com classificação +18 e com avisos de violência, o detalhamento das cenas não é permitido. Então evite ficar evidenciando demais os ferimentos, ou seja, não detalhe minuciosamente. Você pode minimizar os termos explícitos dessa forma:

"No momento em que lâmina atravessou o pulso em um corte rápido, o líquido vermelho jorrou imediatamente".

"Alec não foi rápido o suficiente para que a superfície de ferro lisa e pesada esmagasse sua mão por completo." (Não precisa detalhar o estado que a mão ficou).

É mais ou menos esse nível de detalhamento que você precisa manter. E para não explicitar, basta utilizar sinônimos para os termos mais pesados. Esse jornal da administradora @3tangfei tem exemplos perfeitos <3

Espero que tenha compreendido até aqui. Agora vamos para a próxima:

A outra parte da minha pergunta seria atos feitos por personagens, como por exemplo, em cap x apareceria um personagem que faria uma piada racista, porém isso é algo do personagem em específico e ele não aparece mais na fanfic, ainda correria risco de ban?
Ou por exemplo um personagem ter um gosto por fumar e beber e ser algo exclusivo dele e o mesmo ser frequente, contaria como apologia apenas citar o ato? Ou eu teria que descrever de forma benéfica o ato para contar como apologia? Afinal muito disso pode ser usado como ambientação de enredo, por exemplo uma fanfic que se passa no Brasil quando ainda tinha escravidão, teria bastante personagens racistas, mas é algo do universo da fanfic e muitos personagens reagem de forma negativa ao ato, ainda estaria sujeito a minha fanfic ser banida?

Olha, nesses casos é sempre muito bom desconstruir a apologia. Se o personagem fez uma piada racista, utilize falas, ações e/ou pensamentos de outro personagem ou até mesmo sua narração para mostrar que não se deve fazer isso. Não colocarei um exemplo, pois não me sinto confortável para fazê-lo, mas sei deixar a piada racista solta, sem nenhum tipo de desconstrução (que não deve ser apenas "isso é errado", ou seja, rasa), você corre o risco de ser advertido ou banido conforme a gravidade.

Sobre a questão de fumar, você precisa ter cuidado também. Detalhar nesse caso também viola a diretriz, pois você estará mostrando a pessoa como usar. Tudo bem que acender um cigarro é bastante simples e não vai te fazer ser banido, mas no caso de drogas que você precisa preparar ou "montar" antes de utilizar, você não pode mostrar como fazer.

Sendo assim, ainda no caso dos cigarros, assim como nas embalagens tem imagens para conscientizar sobre o uso, você não pode mostrar isso positivamente e utilizar sua narração para mostrar que o uso da droga é prejudicial a saúde.

No caso da escravidão, só porque há vários personagens racistas na época, não significa que você pode utilizar esse fato para não desconstruir a apologia. A sua narração, ou personagens que não apoiam esses tipos de atos, devem ser utilizados para desconstruir a apologia.

Tudo bem?

E no caso de vícios, se eu criasse um personagem que é um vampiro que gosta de sangue e ele precisa disso para sobreviver, contaria como um incentivo a vícios/drogas?

No caso do vampiro você já está imaginando um pouco demais, pois sangue não é uma droga. Então sequer é válido, pois um vampiro precisa de sangue como um humano precisa de alimento. O que você não pode é romantizar assassinato, tortura das vítimas e até abusos.

Um exemplo, um vilão na minha fanfic poderia cometer um ato hediondo e ser citado? Mas não detalhado exatamente o ato, por exemplo "Queimou uma casa com pessoas dentro" ou uma cidade, se eu não detalhar as pessoas dentro de tal lugar e somente citar o acontecimento, teria algum problema?

Desse jeito não há problema e é o correto a se fazer. Só não foque nos sentimentos e pensamentos do criminoso para não fazer apologia. Mais ou menos:

"Naquela noite, fulando queimou a casa dos Smith enquanto a família dormia. A satisfação em ver as chamas consumindo a construção junto aos gritos de socorro era indescritível."

A parte em negrito seria suficiente para um banimento por condutas criminosas. Então sempre evite fazer isso.

No mais, você precisa compreender que somos um site de fanfics e que seguimos às leis brasileiras. O fato de estar na internet, não dá a ninguém o direito de fazer apologia. O site tem diretrizes porque elas são necessárias, e há várias formas de escrever sobre temas pesados de forma saudável.

Espero que eu tenha sanado todas as suas dúvidas. :)
Usuário: #gusari
Iwa-chan, are you my mom?
Admin Fórum
Membro Experiente
Membro Experiente
Registro: 01/12/2015
Membro nº: 1004393
Tópicos: 5
Tópico fechado por inatividade nos últimos dez dias.