Dúvidas - Plágio x cânon - Página 1

3 Respostas

Usuário: LuriCris

Usuário
Novato
Novato
Registro: 15/02/2016
Membro nº: 1112273
Tópicos: 2
Boa tarde. Passei todos os tópicos sobre plágio e nenhum deles conseguiu satisfazer minha dúvida então resolvi pedir diretamente.
Estou em duvida em algo de uma fanfic que estou escrevendo. Essa história baseia-se em uma divergência do Cânon, sobre como a história aconteceria caso dois dos personagens principais dela estivessem do ‘outro lado’ (um Vilão AU).
Pra fazer a construção que eu preciso desse universo, eu não podia ignorar os eventos cronológicos do original (como algumas lutas e os arcos), mas eu os reescrevi a partir de como aconteceria com esses personagens desempenhando papéis diferentes na narrativa. O que me preocupa é que algumas cenas continuaram parecidas com original, seguindo a mesma temática. O que mudou foram atitudes tomadas, mesmo que o resultado tivesse que ser o mesmo do cânon em algumas dessas situações. Eu coloquei o máximo possível de divergência nos detalhes.
Eu as reescrevi muitas vezes, sendo sincera, e a semelhança continuava, pois aqueles eventos, mesmo que apenas citados e deixados vagos, não poderiam ser completamente alterados. Infelizmente para a historia fazer sentido, por enquanto, mesmo dentro da divergência, eu preciso de alguns elementos do original.
(Um personagem é sequestrado, por exemplo. Eu não poderia ignorar o sequestro, pois ele é necessário para o desenvolvimento da história e como eu quero que ela siga a partir daqui. O que eu tentei fazer foi mudar o máximo possível a forma como ele acontece.)
Eu planejo abandonar completamente o Cânon a partir da resolução desse problema. Há mais algumas cenas que devem ser postadas como o resgate e as consequências, mas essas estão menos parecidas ainda. O que me preocupa mesmo são os últimos capítulos, que foram uma verdadeira dor. Os primeiros estão bem mais distantes do cânon.
Eu deveria reescrevê-las mais uma vez, talvez? Estou muito preocupada com isso.
P.S: desculpe pelo textão.
Usuário: @Arkham
Tremendo vacilão
Admin Geral
Membro Mestre
Membro Mestre
Registro: 01/07/2013
Membro nº: 222541
Tópicos: 4
Olá. Olha, mesmo que a sua proposta tenha fundamento ainda se configura como plágio, porque você tá usando basicamente maioria dos elementos do enredo e seguindo suas narrativas. O que você pode fazer é pegar algum fato do universo cânon, citar com suas palavras e então fazer uma narrativa nova e totalmente sua.

Mais alguma dúvida?
Usuário: LuriCris

Usuário
Novato
Novato
Registro: 15/02/2016
Membro nº: 1112273
Tópicos: 2
Não, muito obrigada. Eu vou começar a trabalhar na readaptação dela.
Usuário: @Arkham
Tremendo vacilão
Admin Geral
Membro Mestre
Membro Mestre
Registro: 01/07/2013
Membro nº: 222541
Tópicos: 4
Por nada (=

Tópico fechado.