Cantinho do Autor - Qual é a sua visão sobre os Beta Readers? - Página 1

17 Respostas

Usuário: Truthseeker
Perseguidora da Verdade
Usuário
Novato
Novato
Registro: 12/06/2015
Membro nº: 808560
Tópicos: 4
Ora, ora, ora, o que dizer sobre eles? Algum odeiam, outros não encaram a pressão, alguns amam e idolatram, outros não escrevem sem ter um e já outros não fazem a mínima ideia de que existem. Afinal, qual sua visão sobre os Betas Readers?
Já teve um? Como foi?
Já quis ter um? E por que não conseguiu ou por que desistiu? Ainda está a procura? O que procura em um Beta?
Já foi um Beta? Como se sentiu? Em que você acha que precisa melhorar?
É realmente promissor ter alguém como nosso escudo das escritas?

Aos leigos (e não há mal algum nisso, relaxem), segue abaixo o significado geral de Beta Reader: Beta Reader é a primeira pessoa que lerá uma fanfic ou texto qualquer, com olhar crítico. Normalmente também acompanha o autor em todo o processo de composição da história, discute os elementos, dá um retorno honesto, motiva e puxa a orelha quando necessário.

De minha parte:
Tive meu primeiro ao escrever a minha primeira original, se não me engano. Ele só betou 2 capítulos e sumiu, mas, apesar do tempo curto de interação, foi maravilhoso. Lembro bem quão me senti motivada a continuar escrevendo e a querer melhorar a minha escrita. Porém, desde então, busquei Betas só por sites de histórias, como a Spirit, mas nunca encontrava algum disponível para betar histórias extensas, originais e, ainda mais, yurianas. Felizmente, no começo do ano passado, encontrei uma alma penada amável, porém, OLHA A MINHA SORTE, ela teve problemas pessoais e não pôde começar a betar de imediato. Entretanto, no fim do ano, conseguiu retornar e me enviou o primeiro capítulo. Só pude revisar anteontem e me senti totalmente realizada de novo. É engraçado dizer isso em uma situação em que, oras, alguém está apontando os meus erros e eu estou de boa com isso! Estou de boa porque agora sei em que focar para melhorar, sei aonde estou pisando na bola e também sei na onde estou acertando em cheio, afinal, Beta não é só pra apontar erros! É pra reconhecer teus talentos também.
Contudo, é fato que eu não aceitaria qualquer pessoa pra analisar meus trabalhos. Eu prezo a personalidade, sabe? A pessoa tem que ser GENTIL na medida do possível (e até do impossível, se conseguir). Godmefree de um Beta grosseiro e insensível. Corro de gente assim em qualquer zona.
A minha primeira experiência como Beta foi no projeto SquadYuri formulado aqui na Spirit. Eu gostei, mas me senti insegura porque também tenho meus pontos fracos. Até que reconheci que não tem problema nenhum nisso. Temos que parar de passar uma imagem perfeita aos "pupilos". Acho que isso também pode aumentar a força de vontade deles, pois é de se pensar: oras, se meu Beta erra e ainda sim continua tentando, por que não devo tentar também? Inclusive, é um serviço que, ainda que aparente ser gratuito, recompensa ambos os lados. O beta pratica o que sabe e o autor aprende o que não sabe. Além de tudo, gosto de interagir com as pessoas e uma das partes mais legais de ser Beta, é isso: conhecê-las.
Usuário: BlueQueen_

Usuário
Novato
Novato
Registro: 18/11/2018
Membro nº: 3669188
Tópicos: 3
Bom, eu só procurei os betas uma vez e fiquei decepcionada.
O beta reader me pediu o texto que era curtinho, uma oneshot.
E nunca me devolveu. Nunca.
Passaram semanas, meses e nunca me enviou o texto betado.
Por isso, eu decidi que não vou mais pedir pra um beta olhar os meus textos e ficar na expectativa.
Experimentei uma única vez e me decepcionei por completo, me desculpem.
Usuário: Cici_Hime

Usuário
Novato
Novato
Registro: 01/05/2018
Membro nº: 3137435
Tópicos: 9
Eu até tentei entrar em contato com uma, mas ela nunca me respondeu. Ela era a única que aparentemente estava disponível. Eu simplesmente desisti, pois todos os betas nunca tem disponibilidade em sua agenda. Foi a única vez, então deixei pra lá!
Usuário: mrgenie
If you feel, it's truth.
Usuário
Novato
Novato
Registro: 15/05/2017
Membro nº: 2061643
Tópicos: 5
Eu achei bem confuso e triste. Decidi estudar um pouco mais de português e fazer minhas próximas revisões. De vez em quando peço pra algum amigo para dar uma olhada e apontar alguma coisa, porque assim é mais vantajoso.
Não tenho nada contra o projeto de betas, nem às pessoas que fazem parte, só não deu certo pra mim.
Porém a maioria precisa, então acho justo que quem escreva peça ajuda aos betas pelo menos uma vez, pra tem uma opinião de fora, sabe? Isso sempre ajuda muito.
Usuário: sephiroth-
DEICÍDIO afterthebowling
Usuário
Novato
Novato
Registro: 26/12/2018
Membro nº: 3767329
Tópicos: 1
Vocês tão falando de quem exerce o cargo de beta oficialmente ou pessoas que alegam fazer o serviço de um? Sei que tem os betas, só clicar aqui < [link pra lista de betas], e os usuários que não são, mas se oferecem pra betar.
Usuário: Cici_Hime

Usuário
Novato
Novato
Registro: 01/05/2018
Membro nº: 3137435
Tópicos: 9
Eu particularmente tô falando dos beta oficiais. Sei que é um trabalho voluntário, mas a única que aparecia com disponibilidade, nunca me retornou. Como eu disse, eu deixei prá lá e eu mesma agora faço minhas próprias revisões.
Usuário: BlueQueen_

Usuário
Novato
Novato
Registro: 18/11/2018
Membro nº: 3669188
Tópicos: 3
Escreveu @<strong>Cici1971</strong>

Eu particularmente tô falando dos beta oficiais. Sei que é um trabalho voluntário, mas a única que aparecia com disponibilidade, nunca me retornou. Como eu disse, eu deixei prá lá e eu mesma agora faço minhas próprias revisões.

Concordo totalmente com você. Pior ainda é quando a beta pede o texto mas nunca retorna. Experimentei uma vez para nunca mais.
Usuário: Niebla
Alguém gentil
Usuário Veterano
Novato
Novato
Registro: 22/01/2014
Membro nº: 335069
Péssima quanto a respostas, teve uma época em que eu estava tão acostumada com que estava escrevendo, que parei de ver os erros, já que não eram gritantes (acontece nas melhores famílias hehue), por isso decidi buscar um beta. Entrei em contato com praticamente todos os oficiais, mas só uma me respondeu. Ela era um amor de pessoa, super educada e tudo mais, só que, por motivos pessoais, ela se afastou do site depois de revisar um único capítulo. Como tinha vários capítulos que ela acabou nem lendo, mandei mensagens pra mais 2 ou 3 e ninguém me respondeu até hoje, sequer um "não dá não" eu recebi, algo que eu achei bem ruim.

O que eu fiz? Deixei lá os erros nos capítulos e depois de um tempão (quando me desacostumei com o texto) revisei sozinha.
Usuário: taestars
.moonchild+
Usuário
Novato
Novato
Registro: 05/07/2016
Membro nº: 1308742
Tópicos: 2
Eu tive experiências com alguns que não deram certo, mas como eu estava empenhada em corrigir todas as minhas fanfics, não desisti. Tive experiências boas e a pessoa que betou todas as minhas fanfics foi um amor e é muito boa no que faz. (Inclusive foi uma beta do site)

Eu sinto muito se vocês não tiveram retorno dos betas, mas acho que não devem desistir. Eu entendo, porque já passei por isso — e com capistas também —, porém se você realmente sente — e quer — que sua fanfic precisa de alguma correção, acho que deveriam mesmo ir atrás de alguns. Não existem só betas oficiais do site, outros usuários também se dispõem a betar.

E sobre não terem retorno quanto a pedidos, às vezes a pessoa não viu a notificação ou no momento estava ocupada e depois esqueceu de responder (isso acontece muito, sério), ou de repente ela não estava disponível e mesmo assim chamaram. Enfim, podem ser vários os motivos, porém continuo achando que não devem desistir só porque não tiveram retorno de alguns.

Existem blogs também que disponibilizam betagem, caso queiram (ou precisem) saber de alguém, podem me chamar :)
Usuário: Truthseeker
Perseguidora da Verdade
Usuário
Novato
Novato
Registro: 12/06/2015
Membro nº: 808560
Gente! Pensei que só era eu a mal recepcionada no mundo dos Betas. kkkkkkk Bom saber. Ou não.
O "engraçado" é que esse problema acontece em todos os sites que possuem uma equipe de betagem oficial. Penso que alguns sequer betam algo, apenas se oferecem na equipe para ostentar o brasão ou coisa do tipo. Pode ser má gestão dos coordenadores da equipe também, quem sabe. Má organização do(s) próprio(s) Beta(s). E por aí vai.
Igualmente ao que alguns colegas mencionaram, pela falta de gente interessada em me ajudar, busquei melhorar por conta própria e até que não fui mal. Porém, cada um é cada um e nem sempre teremos bons resultados ao agirmos sozinhos. Sinceramente, se não fosse pelo retorno de até alguns leitores, é muito provável que eu continuaria escrevendo certas barbaridades. Pra vocês verem: até os leitores conseguem nos fazer crescer de alguma maneira.
Porém, sugiro o seguinte: estejam na pele de um Beta! Sei lá, peguem alguma alma penada aí pra ajudar. O meu desgosto diminui em um lado e o apreço aumentou em outro depois que peguei o meu primeiro projetinho pra betar. Sei que nem tudo se justificará tendo essa experiência, acreditem, pois discordo de muitas partes do que certos Betas fazem ou deixam de fazer. Mas temos que ter certa empatia também. Inclusive, como o coleguinha ali acima disse, busquem Betas fora das equipes oficiais. A Spirit mesmo tem vários perfis com projetos de betagem e essas coisas.
Deixe seu Post

Para ter acesso a todas as funções disponíveis no Spirit, é necessário que você esteja cadastrado no nosso site e esteja logado no sistema.

Para isto, Cadastre-se ou faça seu Login!