Dúvidas - Sobre quebra de tempo - Página 1

3 Respostas

Usuário: Unniedokimchi

Usuário
Novato
Novato
Registro: 09/12/2018
Membro nº: 3721367
Tópicos: 1
Tava vendo uns tópicos sobre, mas me veio as dúvidas: o que é a quebra de tempo?É quando passa uma cena para outra? Só pode usar símbolos para indicar?Como funciona?Ficarei grata de responderem!
Usuário: §sutura
Grimmie me dê força
Embaixador
Membro
Membro
Registro: 25/11/2016
Membro nº: 1573589
Tópicos: 0
Oi, quebra de tempo é o que o nome indica, há uma interrupção, avanço ou regresso no tempo da sua narrativa. Normalmente é quando uma cena termina e começa outra, sim, mas é quando exige uma marcação mais dramática para que oautor esteja preparado para uma mudança no que está sendo narrado.

Por exemplo, se você está narrando uma conversa entre um personagem e o outro, e depois quer passar para a cena em que um personagem está em casa pensando na conversa, é normal fazer uma quebra de tempo aqui. E sim, usa-se algum símbolo para marcá-las, normalmente *** ou (...), e sim, devem existir para que o leitor esteja preparado para uma pausa e não continue lendo pensando ainda com a cabeça na cena anterior.

Claro, você também pode fazer quebras de tempo que não exigem símbolos, como "no dia seguinte", "algum tempo depois" já servem como avisos. Depende do efeito que você quer e o ritmo que você quer para aquela transição, prefere algo mais fluído? A informação da cena anterior foi fácil de entender e a cena seguinte mescla bem com a anterior? Talvez não precise de separá-las. Mas se quer marcar o final de uma cena/raciocínio na sua história, e acha que o leitor deve tomar uma pausa para processar toda a informação, ou preparar-se para o que vai acontecer na cena seguinte, sugiro uma quebra de tempo com símbolos.

Espero ter ajudado!
Usuário: Unniedokimchi

Usuário
Novato
Novato
Registro: 09/12/2018
Membro nº: 3721367
Tópicos: 1
Obrigada por ter tirado a minha dúvida!^^
Usuário: §sutura
Grimmie me dê força
Embaixador