Tópico New notícias: SpaceX envia um carro para orbita da terra que está se direcionando para marte.

0 Respostas

Akumma_9

Usuário: Akumma_9
Malakoi do Hebraico
Administrador do Grupo
O que é a SpaceX e por que o lançamento do Falcon Heavy é tão importante?


Entusiastas da exploração espacial e fãs de Elon Musk vibraram na última terça-feira (6), quando a SpaceX obteve sucesso no lançamento inaugural do foguete Falcon Heavy, o mais poderoso da atualidade. O foguete partiu em direção à órbita marciana transportando nada menos do que um carro Tesla Roadster vermelho, com um traje espacial Starman no banco do motorista. E tudo isso com Space Oddity, de David Bowie, como trilha sonora, para deixar o momento histórico ainda mais emocionante.

A façanha foi completada pelo retorno de dois dos três estágios do foguete à plataforma, pousando quase que simultaneamente, dando ares Hollywoodianos à transmissão, que foi feita ao vivo para todo o mundo. Mas tudo isso pode parecer grego para quem não é lá muito ligado às notícias sobre ciência, engenharia e exploração espacial, então a gente explica, aqui, quem é Elon Musk, o que é a SpaceX e por que o lançamento do Falcon Heavy é tão importante para a humanidade.

O que é a SpaceX?

A empresa de sistemas aeroespaciais e de serviços de transporte espacial foi fundada por Musk em 2002, visando reduzir os custos de transportes espaciais, e objetivando levar a humanidade à Marte. Desde então, a companhia desenvolve veículos de lançamento da família Falcon, além das naves espaciais da família Dragon. Atualmente, a empresa usa o Falcon 9 e uma cápsula Dragon para transportar suprimentos à Estação Espacial Internacional (ISS) em parceria com agências espaciais, como a NASA.
Entre suas conquistas, está o Falcon 9 de 2008, o primeiro foguete de combustível líquido com financiamento privado a atingir a órbita da Terra. Então, em 2010, a SpaceX foi a primeira empresa privada a enviar uma nave para a ISS, fazendo o primeiro pouso propulsivo de um foguete orbital em 2015. Ainda, a companhia também celebrou a primeira reutilização de um foguete orbital, em 2017, com o Falcon 9, ampliando as possibilidades de explorar o espaço contando com a economia gerada pelo foguete reutilizável.

Por que o lançamento do Falcon Heavy é tão importante?

Depois do Falcon 9, a SpaceX pretendia construir um foguete ainda mais poderoso, e foi aí que surgiu o Falcon Heavy. Igualmente reutilizável, ele é o foguete mais poderoso já criado desde o Saturn V, da NASA, que levou o homem à Lua nas missões Apollo.

O Falcon Heavy tem duas vezes mais capacidade de propulsão do que qualquer outro foguete usado nos dias atuais, e seu lançamento inaugural não-tripulado foi importante para mostrar que ele já está funcional e pronto para ser usado em missões mais ambiciosas. No lugar de suprimentos e astronautas, o Heavy transportou um Tesla Roadster com o traje espacial Starman.

E onde está a nave agora com o carro? Poucas horas após o lançamento, ficamos sabendo que o Tesla Roadster acabará passando de Marte, rumo ao Cinturão de Asteroides, entre o Planeta Vermelho e Júpiter, mostrando ainda mais o potencial de lançamento do Falcon Heavy. E, segundo Musk, o foguete monstruoso é capaz de levar cargas para Plutão, e além.
Mas, voltando ao Falcon Heavy, ele é composto basicamente por três foguetes Falcon 9 reunidos em um único conjunto. Seus 27 motores são capazes de gerar um impulso de 23 mil kilonewtons, algo pouco a mais do que o dobro da capacidade do Delta IV Heavy (o até então foguete mais poderoso da atualidade, operado pela United Launch Alliance).

Imponente, o foguete tem 70 metros de altura, e é capaz de transportar até 64 toneladas para a órbita baixa da Terra. Sendo assim, o Heavy pode carregar ao espaço satélites mais pesados, como os de uso militar, por exemplo, além de robôs capazes de explorar a superfície de outros planetas, e telescópios espaciais de grande porte.

Ou seja: graças ao Falcon Heavy da SpaceX, uma nova era na exploração espacial está aí, batendo à nossa porta, já que o novo foguete poderoso da NASA (Space Launch System, ou SLS) somente ficará pronto em 2020, e exigindo um investimento muito maior a cada lançamento.

https://imagens.canaltech.com.br/103211.170415-Falcon-Heavy.png

Caso queira saber mais acesse as fontes originais: https://canaltech.com.br/espaco/o-que-e-a-spacex-e-por-que-o-lancamento-do-falcon-heavy-e-tao-importante-107944/
Caso queira saber do Vídeo do lançamento ao vivo, entre na página da SpaceX: http://www.spacex.com/falcon-heavy