1. Spirit Fanfics >
  2. Estudos Bíblicos >
  3. O Real Motivo Da Queda do Homem

História Estudos Bíblicos - Capítulo 1


Escrita por:


Capítulo 1 - O Real Motivo Da Queda do Homem


Fanfic / Fanfiction Estudos Bíblicos - Capítulo 1 - O Real Motivo Da Queda do Homem

Muito ouve-se falar sobre a origem do pecado e a queda do homem. Sabemos que tudo teve origem no Céu, a partir de um sentimento diabólico de lúcifer.

Deus então o expulsou juntamente com todos os anjos que se aliaram com ele. A terça parte dos anjos fora lançado na Terra. Tanto que ela se tornou "sem forma e vazia. E havia trevas sobre a face do abismo." (Gênesis 1.2)

Então Deus "recriou" a Terra em seis dias. No sexto dia criou o homem do pó da terra e a mulher da sua costela.

Vejamos que Deus deu ordem ao homem pra não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2.16,17)

Isso foi antes de a mulher ter sido criada. Portanto a ordem foi dada diretamente ao homem. Guarde essa informação. Vai ser muito útil lá na frente.

Deus pôs duas árvores especiais no jardim: a árvore da vida que ficava na entrada do jardim; e a árvore do conhecimento do bem e do mal que ficava no meio do jardim.

Mas por que Deus proibiu que o homem comesse do fruto?

Esse é assunto de outro estudo. Se vocês quiserem saber deixem nos comentários e abordaremos o assunto.

Sendo que Deus dera ordem ao homem e depois criou a mulher, podemos concluir que foi Adão que passou essa informação a Eva.

Mas o que isso tudo tem haver com o motivo da queda do homem?

Sabemos que a mulher por si só já é curiosa. Não podemos afirmar que todas são assim, mas posso afirmar que todas que eu conheço são curiosas. Chegue a uma mulher e diga que depois você quer falar com ela e veja reação. Ou então mande uma mensagem no WhatsApp e exclua logo em seguida.

Pois é, vemos que isso não é de agora. Porque se não fosse pela curiosidade, como Eva se aproximaria da árvore? Porque pra que a serpente pudesse falar com ela, a mulher teria que estar perto.

Pode-se concluir, então, que não foi da noite pro dia. Ninguém cai da noite pro dia. Tudo começa com a curiosidade natural de todo o ser humano em experimentar o pecado. Temos a tendência em querer fazer o que sabemos que não podemos fazer.

Mas esse não foi o motivo principal da queda.

Creio que durante de alguns dias, semanas ou até meses e anos, Eva alimentava o desejo de aproximar-se daquilo que era proibido. E, num dia em que Adão não estava por perto ela se aproximou da árvore proibida. (Por que será que esta árvore era proibida, hein?)

Foi então que se iniciou a famosa conversa:

"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais." (Gênesis 3.1-7)

Veja que satanás, através da serpente, faz uma pergunta, aparentemente, inofensiva. Ele só queria se informar sobre o que Deus falou. É isso que ele queria que Eva pensasse. Mas na verdade o que ele queria falar era o seguinte: "Não é verdade o que Deus disse, né? Que vocês não devem comer de nenhuma árvore do jardim?"

É dessa forma que o diabo trabalha, colocando dúvida. E, uma vez a dúvida se alojando em alguém, a fé é neutralizada e o diabo passa a fazer o que quiser na vida da pessoa (Claro! Com a permissão de Deus.)

Uma das especialidades de satanás é o engano, como foi visto no Estudo do Apocalipse. E foi ela que o diabo usou pra derrubar Eva e tem utilizado até os dias de hoje pra derrubar muitos servos e servas de Deus. Mas esse ainda não é o principal motivo da queda.

Atente aos passos rumo à queda. Primeiro ela teve curiosidade, depois se aproximou da árvore, e então começou a dialogar com o diabo.

Muitos têm conversado com o diabo. E como isso acontece? Quando damos ouvidos aos maus pensamentos. É inevitável que tenhamos maus pensamentos, mas podemos não alimentá-los.

Algumas pessoas vão defender dizendo: Como eles saberiam que era satanás falando?

Primeiro que eles eram perfeitos. Portanto usavam toda a sua capacidade mental. Isso lhes dava total liberdade pra saber quem lhes falava.

Segundo que Deus descia pra conversar com eles todas as manhãs. Em uma dessas conversas Deus não poderia ter comentado sobre esse assunto?

"E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais." (Gênesis 3.2,3)

Na verdade, Deus disse apenas para eles não comerem do fruto. Não se referiu em momento algum a não tocar. Não que esteja registrado nas escrituras.

"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2.16,17)

Podemos afirmar então que a mulher sabia muito bem o perigo se ao menos tocasse na árvore. Mas isso não a impediu de ser enganada por satanás.

Se lúcifer conseguiu seduzir e enganar a terça parte dos anjos, que eram perfeitos, o que ele não faria com o ser humano que foi feito um pouco menor que os anjos (Salmo 8.5)?

E, se conseguiu fazê-lo com os primeiros humanos, que usavam 100% da sua capacidade mental, o que não fariam com a gente que, segundo os cientistas, usamos a décima parte?

Somente o Espírito Santo pra nos guiar. Somente uma vida de santidade para abrir nossa visão espiritual e nos dar discernimento.

Por isso o alerta de Cristo a vigiarmos e orarmos sem cessar para que não caiamos em tentação. (Mateus 26.41)

Eles tinham acesso a todas as árvores do jardim! Só foi uma árvore que o Senhor pediu pra não tocarem!

A mesma coisa acontece em relação aos dízimos. Deus pede apenas 10% pra Sua Casa, a fim de que novas portas se abram para a pregação do evangelho. Independente da denominação, é nosso dever ajudar a obra de Deus na igreja em que fazemos parte com nossos dízimos e ofertas, ainda que nosso pastor não pregue sobre o assunto.

Mas, claro, você não deve fazê-lo com obrigação, mas com amor. Não é com medo do inferno, do devorador ou da maldição, como muitos mercenários da fé pregam por aí, mas por amor. Pois é dessa forma que Deus se agrada.

Poderia falar mais sobre isso se for do interesse de vocês. Deixem opiniões nos comentários.

"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis."(Gênesis 3.4)

Que ousadia desse desgraçado! Ah! Como tudo seria diferente se os cristãos de hoje tivessem tamanha ousadia!

Ao ler esses estudos, caro leitor, não diga que tal referência serve pra outra pessoa. Tudo que está sendo falado aqui É PRA VOCÊ! Se não for utilizar agora, irá utilizar mais tarde. Portanto guarde esses ensinamentos.

Nós temos autoridade sobre o inferno, meus amigos. Se é que você tem compromisso com o Senhor Jesus. Recebemos a autoridade de pisar em serpente e escorpiões quando o Senhor venceu a morte na cruz no calvário. (Lucas 10.19-21)

Infelizmente a Igreja de nossos dias têm estado frouxa ao ter que enfrentar os demônios. Muitos têm se acovardado diante do inferno e, para disfarçar, dizem que a doença, por exemplo, é uma provação de Deus. É sua cruz que têm que carregar. Ao invés de apelar para a fé e resolver esse problema.

Os cristãos dos nossos dias têm acreditado de maneira errada na expressão "espera no Senhor".

Esperar no Senhor é confiar nas suas promessas. É não ter ansiedade em receber o que Ele prometeu em Sua Palavra.

Se você, meu caro leitor, está sofrendo por alguma enfermidade física, ou tem estado em depressão, se automutila, tem desejo de suicídio, vê vultos, ouve vozes ou qualquer outro problema que você já tentou resolver de várias formas e até hoje não conseguiu; se por acaso alguém te disse que esse é seu carma, sua cruz, seu destino, provação de Deus. Eu te afirmo com todas as letras: É PURA MENTIRA!

Esses seus problemas é a ação dos demônios em sua vida. E você pode vencê-los pela fé. Procure uma igreja que faça libertação. Qualquer que seja, peça sabedoria a Deus. E você será livre disso completamente, em Nome de Jesus!

"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." (Gênesis 3.4,5)

Essa expressão não é familiar para você? Quem nunca ouviu alguém dizer: "Deus sabe". O erro não está, porém, na frase. Porque realmente Deus sabe de tudo. Mas isso não nos dá o direito de fugir das consequências dos erros que cometemos.

Por exemplo, o que justifica uma pessoa abandonar sua fé em Jesus? "Ah! Mas eu só me afastei da igreja, não de Deus.", Ou então: "Eu me afastei porque falaram mal de mim, porque me olham estranho, porque me repreenderam..." Ou seja lá o que for, nada... Pra dá mais impacto:  NADA, ABSOLUTAMENTE, PODE SER USADO COMO JUSTIFICATIVA PRA VOCÊ DEIXAR DEUS.

Não há nada de errado em usar a frase "Deus sabe". Depende da situação em que você emprega. Você está passando por tribulação, deserto, injustiças? Deus sabe e, no momento certo, se você permanecer firme na sua fé, o Senhor tirará você dessa situação. Amém!

"Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." (Gênesis 3.5)

Aqui, de maneira muito discreta (só que não), o diabo chama Deus de mentiroso e enganador. Porque, segundo satanás, Deus sabia que quando eles comessem do fruto não morreriam, mas se tornariam IGUAIS a Ele.

Eles não seriam mais apenas imagem e semelhança de Deus, mas seriam completamente iguais a Deus. Com onipotência, oniciência e onipresença.

Ele queria que a criação recente de Deus cometesse o mesmo erro que ele cometeu: deixou o orgulho dominá-lo. Esse é o real motivo da queda do homem: orgulho.

O orgulho exagerado cega as pessoas. Todas, sem exceção, têm uma porcentagem de orgulho dentro de si. Afinal, esse sentimento, se dominado, faz bem a nós. Mas o que tem que prevalecer nos verdadeiros servos de Deus é a humildade. Não há outra qualidade mais marcante em um cristão legítimo. Porque se a pessoa não for humilde não abandonará o pecado, quanto mais aceitará as correções do Altíssimo.

Vemos o orgulho derrubando muitos homens de Deus nas Escrituras Sagradas. Para entendermos isso, devemos entender o que é orgulho.

1. sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, com a própria honra.

PEJORATIVO•PEJORATIVAMENTE

2. sentimento egoísta, admiração pelo próprio mérito, excesso de amor-próprio; arrogância, soberba.

As duas definições desagradam a Deus, pois toda honra e glória é Dele e somente Dele. Ninguém pode se gloriar porque alcançou tal coisa, título, posição, pois se conseguiu foi pela permissão de Deus.

Veja três exemplos de homens orgulhosos na Bíblia que se deram mal:

1) Faraó Ramsés: O faraó da época em que Moisés liberta o povo de Israel da escravidão do Egito. Foi necessário 10 pragas para que ele se humilhasse e ainda assim ele voltou atrás e perseguiu os hebreus no episódio do mar Vermelho. Mas isso também teve uma interferência de Deus, pois avisara a Moisés que endureceria o coração de faraó (Êxodo 7.3).

2) Rei Davi: Por essa muitos não esperavam. Sim. Davi se deixou levar pelo orgulho, afinal, antes de alguém cair no pecado ela cai no orgulho. Guarde isso.

Antes da pessoa cair no pecado, cai no orgulho.

Muitos sabem que Davi adulterou. Tudo aconteceu porque não quis ir à guerra, viu Bate-Seba tomando banho e daí se deitou com ela. Por um momento, se aproveitou da sua posição como rei de Israel. Quando soube que a mulher estava grávida que, aliás, era esposa de seu amigo, mandou Urias sair da guerra e dormir com a esposa. Porém ele não queria desfrutar de conforto enquanto seus colegas estavam no campo de batalha. Depois de muita insistência, Davi manda colocar Urias na linha de frente da batalha. Resultado: Urias morre, Davi se casa com Bate-Seba pra demonstrar "consideração" e assume o filho, que nasce com problema de saúde e morre. (2 Samuel 11)

O que eu poderia explicar mais? Deduza por si mesmo.

3) Rei Nabucodonosor: Rei da Babilônia. Se exaltou por conseguir um reino tão imenso. Mas mesmo sendo uma nação idólatra, foi Deus que permitiu o crescimento. O rei foi transformado em animal pra que reconhecesse a Soberania de Deus. (Daniel 4)

E vários outros que caíram no mesmo erro, como o rei Uzias, Saul, Sansão, Judas Iscariotes, Pedro... A lista é extensa.

O diabo tentou levantar antes de tudo o orgulho de Eva. "Olha como você vai ser. Soberana e magnífica como Deus." Por isso que muitos homens de Deus estão se apostatando da fé. O diabo consegue incultar dentro deles o orgulho por terem uma posição hierárquica. Isso os faz pecar e, quando são disciplinados não aceitam e saem completamente da presença de Deus.

Veja o engano do diabo: "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." (Gênesis 3.5)

E eu faço uma pergunta: Eles eram cegos? Claro que não! Nem fisicamente, nem espiritualmente. Eles viam Deus! A intimidade deles com o Altíssimo era tão intensa que todas as tardes o Senhor descia pra conversar com eles. O que eles precisavam mais?

"E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." (Gênesis 3.6)

Pronto! Já surgiu os maus olhos. Eis aí os passos caso você queira perder sua Salvação:


1) Curiosidade

2) Diálogo com o diabo (Dar ouvidos aos maus pensamentos)

3) Dúvida

4) Orgulho

5) Maus olhos (Malícia)


Ela passou desde aquele momento a desejar o pecado. Viu que a árvore era boa. Quem não tem seus olhos voltados pra Deus vê a prostituição como uma coisa boa, vê as bebidas, as drogas, os vícios e os crime como algo bom, vê o adultério, a poligamia como algo bom.

Vê tudo o que mau aos olhos do Senhor como bom. Eva viu que o fruto era agradável aos olhos e árvore desejável para entendimento. Ela buscou sabedoria humana.

Eu não precisei fazer curso ou faculdade de Teologia pra entender a Bíblia. Eu não procurei informações da Teologia pra fazer o Estudo do Apocalipse. Mas o próprio Deus nos capacita. Não estou dizendo que seja errado. Mas eu não acho necessário.

Quando os apóstolos receberam o Espírito Santo em Pentecostes, assim que foram batizados começaram a pregar. Precisaram de Teologia? Precisaram estudar no Sinédrio com os líderes religiosos da época? Claro que não. Quem instruia era o Espírito.

Se tenho a Fonte da Sabedoria, pra que vou buscar sabedoria humana?

Repare que ela come, mas não come sozinha. Peca, mas não peca sozinha. Sempre foi assim desde a queda do homem, ainda é e sempre será. Quem está indo pro inferno, nunca quer ir só, da mesma forma que quem está andando com Jesus de verdade faz de tudo para que os outros sigam o mesmo Caminho.

E não vemos nenhuma resistência por parte de Adão em aceitar o fruto. Se existe Moisés não relatou.

Adão sabia que fruto era aquele. Repito: Adão e Eva eram seres SUPER-HIPER-MEGA-ULTRA-INTELIGENTES! Aliás foi Adão quem deu os nomes a cada ser vivo da Terra. Imagine só!

Mas por que somente quando Adão comeu o fruto que os olhos deles se abriram? A resposta é simples! A ordem foi dada ao homem, não à mulher.

Isso significa que se somente Eva comesse, não iria dar em nada? Não temos como saber. Mas creio que ela colheria as consequências do erro dela.

Muitos marchistas agora estavam achando que a culpa toda foi da mulher, mas sinto dizer meus amigos, mas o culpado de tudo é o homem! Rsrs

Deus, Misericordioso como É, ainda deu uma chance pra eles. Deus desce até o jardim e chama por Adão, que está escondido. Deus não sabe de todas as coisas? Por que foi preciso, então, que Ele perguntasse onde estavam?

Justamente para lhes dar chance de arrependimento. Mas eles não aproveitaram a oportunidade. Ao invés de assumirem a culpa, eles acusam um ao outro. Adão, por exemplo, culpou Deus, quando disse: "A mulher que Tu me deste..." (Gênesis 3.12).

O que o orgulho não foi e é capaz de fazer? Acredito que se eles tivessem confessado seus erros e se arrependido, a história seria completamente diferente. Mas eles não quiseram deixar Deus ajudá-los.

Isso fez com que perdessem sua comunhão com Deus. (Gênesis 3.8-24)

Para concluir, Deus diz assim:

"Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, o Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado." (Gênesis 3.22,23)

Vemos que o diabo, em parte, não mentiu. Por satanás ser pai da mentira, ele sabe que se falar pura mentira ninguém vai acreditar. Portanto ele diz meias verdades, a verdade distorcida para que sejamos enganados com sucesso.

Realmente, eles se tornaram como Deus e, pra que não comessem da árvore da vida os expulsou do jardim para que não fossem eternos.

E vocês, caros leitores? Será que vocês não têm se deixado levar pelo orgulho? É óbvio! Se você é orgulhoso, não confessará que é, pois não é humilde pra isso.

Mas eu quero dizer a vocês que, assim como dentro de cada um há uma porcentagem de orgulho, também há uma porcentagem de humildade. 

Não é fácil ser humilde, mas se queremos herdar a vida eterna isso faz parte do preço a pagar. Deus te quer, meu amigo e minha amiga. Creia!

O Senhor Jesus almeja ter um relacionamento íntimo contigo. E para que isso aconteça basta apenas que você se entregue a Ele e passe a praticar os seus ensinamentos mesmo que não sinta vontade.

Ele te dá a chance hoje! Neste exato momento em que você lê este estudo. Seja 2020, 2030, ou seja lá quando for; Jesus quer tua alma. Entegue-se a Ele.

Que o meu Deus, o Altíssimo, Criador de todas as coisas — o Deus que É, que era e há de ser, e vive pelos séculos dos séculos— abençoe todos vocês, em Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém!


Notas Finais


Tendo dúvidas, perguntas, sugestões, opiniões, feedbacks, deixem nos comentários. Precisando de conselhos podem mandar mensagem privada. Estou aqui para ajudá-los.
Só daremos continuidade ao término do Estudo do Apocalipse.


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...