História Mitologia Grega - Capítulo 5


Escrita por:

Postado
Categorias Mitologia Grega
Tags Apolo, Grécia, Medusa, Mitologia Grega, Mitos, Zeus
Visualizações 2
Palavras 411
Terminada Não
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS
Gêneros: Aventura, Drama (Tragédia), Fantasia, Ficção, LGBT, Romance e Novela
Avisos: Bissexualidade, Estupro, Heterossexualidade, Homossexualidade, Incesto, Insinuação de sexo, Sexo, Violência
Aviso legal
Alguns dos personagens encontrados nesta história e/ou universo não me pertencem. Os eventuais personagens originais desta história são de minha propriedade intelectual. História sem fins lucrativos, feita apenas de fã para fã sem o objetivo de denegrir culturas, crenças, tradições ou costumes.

Capítulo 5 - Atlas


 Atlas foi um dos titãs que lutou contra Zeus e recebeu o castigo de segurar o céu em seu ombro para sempre.

Atlas é filho de Jápeto, filho de Urano e Gaia e irmão de Prometeu, Epimeteu e Menoécio.

Segundo Pseudo-Apolodoro, a sua mãe era Ásia, filha de Oceano e Tétis.

Os titãs queriam alcançar o poder supremo e atacaram o monte Olimpo, batalhando contra Zeus e seus aliados. Zeus ganhou a batalha e castigou seus inimigos, lançando-os ao Tártaro.

Porém, para Atlas, ele deu o castigo de segurar o céu em seu ombro para sempre, e passou a viver no país das hespérides, as três ninfas do Poente: Eagle, Eritia, Hesperatetusa.

No país das hespérides estavam plantadas maçãs de ouro que tinham sido o presente de casamento oferecido pela Gaia nas bodas de Zeus e Hera. Para proteger as maçãs, elas foram deixadas sobre a guarda de um dragão de cem cabeças e das três ninfas do Poente.

Foi dado a Hércules, um semideus, a missão de conseguir as tais maçãs de ouro, porém ele soube que apenas Atlas podia colhê-las. Ele propôs ao titã segurar o céu enquanto ele colhia os frutos, e Atlas esperava entrega-las pessoalmente a Eristeu. Mas Héracles o enganou, pedindo para o titã voltar a segurar o céu enquanto ele guardava as maçãs, e fugiu. Por esse motivo, foram construídos os pilares de Héracles, assim libertando Atlas de seu fardo.

Atlas passou a ser o guardião dos Pilares de Herácles, sobre os quais os céus foram colocados. Ele também se tornou o primeiro rei de Atlântida, e por ser o senhor das águas distantes, seu nome nomeou o oceano Atlântico.

Por conhecer o caminho das terras distantes, na cartografia passou a representar a coleção de mapas da Terra. E por ter sustentado o céu, deu-se o nome de Atlas à primeira vértebra da coluna cervical.

O mito relacionado ao titã representa o peso das atividades cotidianas. O excesso de obrigações e tarefas que aceitamos e que passa de nossos limites, sem resguardamos um espaço para atividades relaxantes. Tudo isso pesa demais sobre nossos ombros e, embora possamos considerar que sejam pesados demais, o que está sobre Atlas, a primeira vértebra da coluna cervical, é apenas a nossa cabeça, que guarda a nossa mente. O complexo de Atlas é uma das doenças relacionadas ao estresse e ansiedade da vida moderna.

Casou-se com Pleione, tendo sete filhas, as Plêiades: Alcíone, Maia, Electra, Mérope, Taigete, Celeno e Astérope.



Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...