1. Spirit Fanfics >
  2. O calcanhar >
  3. Capítulo único

História O calcanhar - Capítulo 1


Escrita por:


Capítulo 1 - Capítulo único


O CALCANHAR

Se fosse invencível, Aquiles morreria de tédio: 

Foi o descuido de sua mãe que o tornou imortal.

 

----------------------------

NOTA DO AUTOR

Interessa-me nesse conto pensar a mortalidade como a força destruidora por excelência, e como os impulsos criadores humanos são uma revolta contra ela. Toda arte é um projeto de imortalidade. O artista reconhece sua finitude e a brevidade de sua passagem pelo mundo, e cria um objeto que perdurará após sua morte. Põe um pedaço de si nessa horcrux e almeja que sua lembrança viva eternamente nela.

Portanto, a tensão criada nesse miniconto é dupla: por um lado, se Tétis tivesse banhado os calcanhares de Aquiles no rio Estige, o jovem, invulnerável, não teria motivos para lutar. Aquiles seria, ele próprio, seu projeto de imortalidade. Não teria pretensões guerreiras, pois já conquistara a vida e a morte. Por outro lado, com os calcanhares banhados, Aquiles — imortal — não evocaria em nós o "horror e a piedade" necessárias à empatia. Ele seria um deus, um Outro que não humano. Não haveria motivos para Homero cantá-lo. Ele passaria a ser assunto dos deuses, não nosso.

Por isso é seu calcanhar, justamente ele, que lança Aquiles direto à imortalidade. A tragédia de sua morte prematura e repentina (e qual não é?) é o que o torna memorável e confere a ele a imortalidade através da lembrança através dos séculos. 

E essa é a única imortalidade possível para nós.



Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...