1. Spirit Fanfics >
  2. Pokedex Expandida - Biologia Pokémon >
  3. Ekans

História Pokedex Expandida - Biologia Pokémon - Capítulo 17


Escrita por: e DamaTrovao


Capítulo 17 - Ekans


Fanfic / Fanfiction Pokedex Expandida - Biologia Pokémon - Capítulo 17 - Ekans

Ekans - Silvo Venenoso


Biologia: Ekans vivem principalmente em savanas e planícies, onde se movem furtivamente pelos campos gramados. Também podem ser encontrados em florestas e terrenos baldios desolados, onde se infiltram em ninhos de Pidgeys e Spearows para se alimentarem de seus ovos. Eles são bastantes comuns em Kanto, e, ao mesmo tempo que são facilmente distinguidos do ambiente circundante devido às cores vivas de seu corpo, são difíceis de serem percebidos por causa de seus movimentos corporais silenciosos e rápidos.

Ao sacudir a língua do lado de fora da boca, ele consegue sentir o ambiente ao seu redor e detectar pequenas vibrações no ar, que podem indicar a presença de presas ou predadores escondidos nas proximidades. Sua mandíbula consegue se deslocar para engolir presas maiores que seu corpo, mas refeições carregadas assim, podem fazer com que eles fiquem pesados demais para se mover ou causar desmaios, então eles preferem evitar.

Em seus primeiros meses de vida — tendo pouco menos de um metro — os Ekans são incapazes de engolir ovos e aves, que são suas principais presas quando adultos. Por isso, os filhotes se alimentam de Caterpies ou Weedles.


Durante o dia, essas criaturas caçam ativamente pequenos roedores, pequenas aves, coelhos, lagartos, e, às vezes, outras serpentes. Durante a noite, eles enrolam seus corpos em torno de árvores ou se deslocam para debaixo de rochas, troncos ou outras superfícies, para evitarem serem pegos facilmente por predadores ou por condições ambientais adversas.


Parece que não, mas a sua pele brilhosa é bastante resistente. Ela é formada por conjuntos de escamas sobrepostas que cobrem todo seu corpo, fornecendo proteções contra uma variedade de ameaças, mas as principais são a desidratação e ataques físicos. Para esse Pokémon matar um humano ou um Pokémon grande, é necessário diversas picadas e quase seu estoque inteiro de veneno, mas basta uma única picada para paralisar e imobilizar, então qualquer treinador que se aproxime deles precisa ser cauteloso.

Seus olhos dourados são bem adaptados para o uso noturno e diurno, porém, eles não são capazes de enxergar imagens bem definidas, e dependem da percepção de movimento, receptores de calor e sentidos olfativos para se guiar.


Normalmente não é possível ver as presas do Ekans, porque quando não estão em uso, elas ficam dobradas no céu da boca. Suas presas são conectadas a canais de glândulas venenosas que ficam na parte traseira de sua cabeça — atrás dos olhos —, e quando o Ekans morde, o veneno flui rapidamente por esses canais, liberando-o na corrente sanguínea da vítima. Eles possuem a capacidade de controlar o quão potente será o seu veneno, controlando o fluxo de veneno para não desperdiçar uma grande quantidade em uma vítima que não vale a pena.

Quanto mais velho o Ekans, mais potente é seu veneno, e quanto maior é, mais veneno ele é capaz de armazenar.
Ekans possuem o sangue-frio, e são incapazes de regular internamente o calor do corpo, portanto devem sempre buscar se aquecer por meios externos. Eles sempre buscarão uma fonte de calor em dias frios, e é comum para esses Pokémon se enrolarem em seus treinadores.

Sociedade:  Por causa de seu veneno, Ekans são raros fora de Kanto e provavelmente continuaram sendo, já que atualmente, é ilegal transporta-los através de fronteiras regionais ou nacionais com a intenção de cruzar o Pokémon. A violação do ato acarreta uma sentença mínima obrigatória de dez a quinze anos, e devido a serem frequentemente utilizados por organizações criminosas, a compra e venda desse Pokémon também é proibida.

Ekans veem o mundo através de uma visão térmica e são atraídos por objetos quentes que se movem rapidamente, ocasionalmente levando a acidentes com crianças pequenas ou alimentos quentes.

A Liga possui um órgão de pesquisas só com Pokémon venenosos para desenvolver tecnologias medicinais — vacinas, anestesias, tratamentos, antídotos, entre outros. O veneno dos Ekans é usado principalmente para antídotos, vendidos aos montes pela Silph Corp, já que acidentes com Ekans são extremamente comuns. Doses controladas do veneno também podem ser utilizadas como anestésicos em casos de extrema necessidade.


Ekans também servem como iguarias em comidas baratas, mas exóticas. São servidos fritos em espetos, e na famosa bebida habushu, uma garrafa de álcool com um Ekans no fundo. Essas especiarias despertam a curiosidade de diversos turistas, e até que rendem algum dinheiro para seus fabricantes.

Capturar um Ekans: Para a saúde do Treinador e de seu Pokémon, há diversas dicas de como capturar um Ekans com segurança. 

A principal é observar primeiramente a condição do Ekans, se ele for grande e possuir uma pele brilhosa, é melhor evita-lo, já que aquele Ekans está bastante saudável e com certeza suas presas são grandes, vigorosas e cheias de veneno.

Outra coisa a se fazer é observar o temperamento do Ekans, se ele está caçando e faminto, provavelmente você e seu Pokémon terão uma luta bastante difícil; e se você o surpreendeu e atacou, ele provavelmente estará com raiva, e você também terá uma batalha dura. Uma boa estratégia é atacar um Ekans que tenha acabado de engolir uma presa, algo que o deixa extremamente vulnerável, já que ele fica em uma espécie de hibernação — sendo facilmente nocauteado e capturado.

Cuidar de um Ekans: Obviamente a primeira coisa que você deve ter em mente se quiser cuidar de um Ekans, é o veneno dele. Uma única picada não é letal para adultos saudáveis, mas você se sentirá muito tonto, e com o corpo dormente, podendo até desmaiar. Se o seu recém-capturado Ekans te picou, a prioridade é evitar mais mordidas, tente se separar dele e procurar ajuda médica imediatamente.

Como em tudo que se faz na vida, os primeiros dias são os piores. São nesses dias que você corre o maior risco, já que o Pokémon está se acostumando a viver com você, então se fique esperto, mantenha distância e tenha cuidado nos primeiros dias. Se você precisar move-lo de um lado para o outro — sem utilizar a Pokebola — utilize um cabo de vassoura ou algo similar.

Você saberá quando ele ficar relaxado e confortável com você, pois vai começar a querer se enrolar nos seus pés. Isso provavelmente levará alguns dias, e após esse tempo, você poderá interagir com ele com segurança, até abraçando e acariciando-o, embora, se ele começar a chacoalhar a ponta da cauda, significa que ele está ficando irritado e você deva parar imediatamente o que estiver fazendo e se afastar.

Batalha: Apesar da falta de força inicial, os Ekans são cobras bem resilientes que certamente podem ser parceiros interessantes para treinadores iniciantes. Inicialmente eles não são capazes nem de produzir veneno, mas com a quantidade certa de treinamento, eles podem no mínimo tornarem-se lutadores competitivos, e com uma rotina de batalhas e treinos, não irá demorar para que ele evolua para Arbok.

Se enfrentar um Pokémon de seu nível, o Ekans consegue lutar de igual para igual. A melhor estratégia é geralmente envenenar o oponente com um movimento tóxico ou similar e, em seguida, prolongar a luta e atacar quando o oponente se aproximar.

Contra oponentes com bastante mobilidade, eles utilizam o Glare, uma técnica capaz de infligir medo paralisante em quem o encara. Mas como o efeito não é nada mais do que infligir medo no oponente, não é garantido que o ataque funcione contra todos, e depende da situação.

Reprodução:  Desde o nascimento a vida do Ekans não é nada fácil. A época de acasalamento dos Arboks acontece todo ano durante o verão, onde esses répteis estão mais ativos do que nunca. A fêmea fica em uma grande toca, aguardando com seus hormônios potentes exalando. Seguindo esses hormônios, os machos facilmente encontram a parceira, e já no primeiro contato eles imediatamente se entrelaçam e acasalam por pouco mais de duas horas antes do macho partir, sem ter qualquer contato com a femêa depois disso. E logo após copular, eles abandonam seus filhotes, deixando-os a própria sorte.

Os Ekans ficam sozinhos, a mercê de serem devorados por outros Pokémon que vivem em tocas sob a terra, como Sandshrew e outras cobras. Quando os ovos que não foram devorados ecoldem, as pequeninas serpentes já lutam pela sobrevivência. Ao saírem, precisam se virar para desenvolver suas habilidades rapidamente, caso contrário serão presas fáceis para qualquer criatura.

Apesar da grande quantidade de proles, pouquíssimos conseguem sobreviver para se desenvolver, morrendo muitas vezes logo após o nascimento. Aqueles que sobrevivem ficam marcados para sempre, e por isso seus instintos são tão fortes, e é por esse motivo também que eles não são recomendados como animais de estimação, leva literalmente sangue e suor para que o dono consiga estabelecer um vínculo de afeto e lealdade com esse Pokémon.


Divergência de Cor (Shiny): As escamas esverdeadas e brilhantes do Ekans Shiny é bastante benéfica a ele, oferendo uma melhor camuflagem nas planícies gramadas onde eles geralmente habitam. No entanto, sob a luz do sol, eles brilham tanto, que chamam atenção até demais. Essa rara mutação tem suas vantagens e desvantagens, mas não deixa de ser famosa entre os treinadores.


Habilidade (Intimidate ou Shed Skin/Unnerve): Ekans que possuem a habilidade Intimidate, são capazes de assustar o oponente, ou deixa-los mais desconfortáveis quando entram na batalha. O motivo é bastante óbvio — suas capacidades venenosas — e o oponente sente-se menos seguro de si enfrentando esse Pokémon, reduzindo seu ataque. Oponentes com resistência a veneno, ou em seus últimos estágios evolutivos, não são afetados por essa habilidade.

De tempos em tempos, o Ekans troca de pele naturalmente, mas, se ele for afligido por alguma má condição (queimadura, envenenamento, paralisia) ele trocará de pele imediatamente para eliminar essa má condição que o afeta.

Ekans com a habilidade Unnerve, incomodam outros Pokémon menos evoluídos no nível psicológico, deixando-os nervosos, desconfortáveis e nauseabundos quando se encaram defronte. Seus adversários temem que terão que chegar perto daquele ser que repugnante para ataca-lo, e lutam desfocados.


Notas Finais


Sugestões, perguntas, idéias, críticas, são sempre bem vindas, e nos dão um animo a mais para escrever.
Essa é a nossa visão, e nós gostaríamos também de ouvir a de vocês.


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...