1. Spirit Fanfics >
  2. Pokédex Expandida - Biologia Pokémon >
  3. Biologia - Kakuna

História Pokédex Expandida - Biologia Pokémon - Biologia - Kakuna


Escrita por: Takezoo e LILIduLac

Capítulo 8 - Biologia - Kakuna


Fanfic / Fanfiction Pokédex Expandida - Biologia Pokémon - Biologia - Kakuna

Enciclopédia Pokémon de Kanto — Index #014 — Kakuna
Características Básicas: Tipo-Inseto, Tipo-Venenoso, Casulo/Crisálida.


Biologia e Descrição: Praticamente inofensivos, mas ainda temidos por sua aparência, os Kakuna são criaturas quase imóveis que fazem pouco além de reunir energia para a evolução. Eles permanecem ocultos sob folhas velhas e sem cor, ou presos ao tronco de árvores, escondidos de todos, exceto dos predadores mais determinados (comicamente, alguns dizem que conseguem ver gravatas no Kakuna se você olhar bem).

De modo a aumentar suas chances de sobrevivência, os Kakuna geralmente vivem em grandes comunidades para afugentar os seus inimigos em potencial. Isso ocorre porque, embora os Kakuna sejam praticamente indefesos contra predadores mais experientes, é excepcionalmente difícil dizer quando eles estão perto de evoluir sem se aproximar deles; e a possibilidade de enfrentar um enxame inteiro de Beedrill é geralmente um risco que a maioria dos predadores prefere evitar a todo custo.

No entanto, embora seja perigoso fazer isso, é possível descobrir o quão perto um Kakuna está de evoluir tocando seu corpo, pois a incrível quantidade de energia utilizada para mudar sua forma interior resulta em um grande aumento de energia térmica; então se a casca de um Kakuna estiver bastante quente, significa que ele evoluirá provavelmente no dia seguinte.

Diferente do exoesqueleto dos Metapods, que é feito de fibras proteicas derivadas da seda e que os faz ficarem tão resistentes quanto aço, a carapaça do Kakuna é composta em grande parte apenas de cera. Um dos motivos do Weedle ser tão exigente em sua alimentação é por causa da composição de alguns tipos de plantas. Essas plantas possuem ácidos e álcoois que em grande quantidade — mesmo quando coletadas por seres humanos — podem ser transformadas em cera vegetal. Ao evoluir para Kakuna, o Weedle converte as propriedades coletadas e armazenadas ao longo do tempo em grandes placas de cera que recobrem todo seu corpo, e protege seu interior enquanto ele aguarda a evolução. (Essa cera natural consegue ser bem mais forte e resistente que as ceras produzidas artificialmente, apesar de todos os avanços tecnológicos para tentar imita-la.)


Um dos temas mais debatidos sobre a Evolução Pokémon ao longo da história — evolução no sentido de como uma mesma espécie muda ao longo do tempo — É a questão sobre os braços de um Kakuna. Há ampla evidência de que, na antiguidade, os Kakuna possuíam braços com ferrões, um tipo de ferrão mais fraco do que o do Beedrill; e esses ferrões forneciam á eles um meio de defesa que eles não possuem mais. Não é sabido por qual motivo esses Kakuna foram extintos, mas há pesquisas em andamento que dizem que esses Kakunas com ferrões, evoluíram para Beedrills mais fracos que o normal, que não conseguiam dar continuidade á sua espécie. (Esses Kakunas podem ser vistos nas artes originais do Red e Blue do Ken Sugimori)

Personalidade: Kakunas podem não ser especiais e únicos como os outros Pokémon, mas isso é bom para eles; eles não se destacam muito, e como vivem quase todos juntos, eles sobrevivem relativamente intactos até a evolução, desse modo, mesmo sendo menos resistentes que o Metapod, a população de Weedles, Kakunas e Beedril é muito maior.

Batalha: Apesar de serem praticamente imoveis, eles não são completamente indefesos. Kakunas inexperientes, caso em confronto com algum de seus predadores, só conseguem escapar utilizando a sua técnica de endurecer e torcer para que o predador desista e vá embora, o que não é muito útil, e eles acabam sendo devorados.

Mas alguns Kakunas que participaram ativamente de batalhas quando eles eram um Weedle, levará esse aprendizado adiante e será capaz de utilizar de seu Poison Sting, mas ao invés de utiliza-lo com o chifre ou a cauda, como anteriormente, ele agora dispara seu veneno pelo abdômen, á distância, o que é bastante útil já que ele praticamente não se move. Seu veneno não é mais tão eficiente, já que ele prefere guardar a sua energia para evolução, e não na eficácia de suas glândulas venenosas, mas mesmo assim é útil, e pode afugentar alguns Pokémon menos dispostos.


Sociedade: Grande parte dos treinadores dificilmente lutam contra Kakunas, pois na maioria das vezes eles estão camuflados em meio à vegetação ou passam despercebidos nas copas das árvores. E mesmo quando vistos, os treinadores mais espertos os deixam em paz e se afastam rapidamente, com receio de estarem dentro de um ninho de Beedrill, que são conhecido por protegerem ferozmente a sua área. Porém, alguns Caçadores de Insetos imprudentes, se aventuram em meio aos ninhos para conseguir os mais fortes espécimes, o que na maioria vezes resulta em mortes para ambos os lados — mas mais para o lado dos humanos, com certeza.

As carapaças deixadas para trás quando o Kakuna evolui para Beedrill também são um dos motivos das explorações de Caçadores e até mesmo de Treinadores. O material natural, assim como a seda do Caterpie, é bastante resistente e ideal para a produção de medicamentos e proteções de excelente eficiência. O material é bom tanto para a saúde quanto para estética, sendo uma iguaria desde os tempos antigos, lado a lado com a seda, já que desde sempre houve a mitologia de terem propriedades extremamente beneficiais ao corpo.

Recolher a cera é um trabalho lucrativo e perigoso, que atrai os olhos de muitas pessoas, e é um dos motivos pelas mortes e desaparecimentos nas florestas. Diferente dos Caterpie, a produção de cera com o Pokémon em cativeiro é muito mais difícil, já que normalmente depende-se totalmente das evoluções. Por isso, muitos cativeiros ilegais evoluem Weedle para Kakuna o mais rápido possível, e minutos após a evolução cozinham o animal em grandes caldeirões, onde os matam e retiram as placas externas com mais rapidez para maior lucro.

Divergência de Cor (Shiny): Os Weedles verdes que possuem a sorte de sobreviver na natureza são geralmente adotados por grupos de Caterpies e Metapods. E quando evoluem para o Kakuna, o senso de comunidade que sentem com sua nova família parece influenciar sua aparência e eles adquirem uma carapaça externa verde que combina com o Metapod recém-evoluído que eles consideram irmãos. 

Habilidades (Shed Skin): Esse Pokémon tem a capacidade de remover camadas externas de sua carapaça quando são infligidos por algum tipo de condição física, de modo a remover a inflição sem se danificar seriamente. Por exemplo, quando um Kakuna é queimado, ele libera uma camada da carapaça para que o fogo não continue a queimar o resto de seu corpo. 


Notas Finais


Sugestões, perguntas, idéias, críticas, são sempre bem vindas, e nos dão um animo a mais para escrever.
Essa é a nossa visão, e nós gostaríamos também de ouvir a de vocês.


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...