1. Spirit Fanfics >
  2. Jornais >
  3. Real vs fantasia

O jornal está sendo descontinuado, salve seus jornais até 31/12/2021.

Jornal Real vs fantasia


Por:


Real vs fantasia

Quem nunca gostou de mergulhar em um conto e se envolver com os personagens como se fosse uma verdade absoluta, atire sua primeira pedra.
É verdade que muitos contos tem a capacidade de mexer com nossa imaginação, nos fazer chorar, gritar, sorrir... Mas até onde podemos diferir a realidade da fantasia?
Essa semana eu estava fazendo a nova temporada de Outlander (5°), quando alguém me pegou com a frase: "eu tenho pena do Stephen Bonnet" … Bom..., eu não tenho pena do Bonnet, embora seja um personagem de um conto, ele se baseia em vários homens do passado, de uma realidade no mínimo terrível.
Como me conhecem podem até achar estranho estar me declarando contra um vilão, não quero que vocês entenderam errado, não sou de passar pano para qualquer personagem (mesmo o Gabriel Lorca de Star Trek Discovery que eu adoro). Acontece que existe no meu ponto de vista, algumas coisas que atravessam a fantasia indo de encontra a realidade e são essas coisas que não posso idealizar.
Um cara como Stephen Bonnet ou o vilão antecessor de Outlander, Black Jack, jamais seriam figuras que eu conseguiria ter empatia até mesmo na fantasia. Não os vejo como seres dignos de perdão, mesmo que seja uma série… Veja bem, Outlander tem a proposta de trabalhar bastante os requintes de crueldade baseado em fatos históricos… Bonnet é isso, um pirata, muito malandro, que não apenas trai a confiança do homem que salvou da forca (Jamie Fraser), como também é capaz de abusar da filha deste homem (Brianna)...
Quando você olha para Bonnet, você vê refletido um homem cujo os passos foram de sofrimento, mas que em nenhum momento traz uma única carga de arrependimento de seus atos. A antipatia segue genuína, além e você consegue ver o quanto ruins pessoas são e foram de verdade (seja isso histórico ou não).
O que quero dizer é que neste caso não importa o passado da pessoa quando você vê a realidade transparente e crueldade do personagem. A forma frívola com que Bonnet lida com as pessoas, seja essa forma pelo prazer de maltratar outro ser humano ou pela vontade de se sentir melhor que qualquer um pelas privações que teve quando jovem… Então não, eu não consigo extrair empatia porque isso faz dele um homem bem real até mesmo para uma ficção em meu conceito, portanto a sua carga emocional não me passa nada além da construção de um psicopata…
É completamente diferente quando penso nisso em relação a alguém como Kylo Ren, ele se encaixaria mais como um anti-herói do que propriamente um vilão em minha opinião. Embora ele tenha assassinado seu próprio pai (Han Solo), ele não é um homem que usa da maldade para se satisfazer com isso e se divertir. A trajetória é completamente o oposto, usar da violência para se proteger dos seus próprios sentimentos (algo que somente pode ser visto dentro de uma fantasia).
Kylo insiste até o último momento em se afastar das pessoas que o amam, mas a única pessoa que machuca-se com esta escolha de forma intensa é ele mesmo, então como você não consegue criar uma afeição por ele? Parece paradoxal, mas você entender que a vida dele foi repleta de enganos o transformado em um homem como aquele contra a sua própria vontade… E através disso você realmente cria elos de afeição e começa a torcer pelo seu desfecho… Porque você consegue ver que suas escolhas erradas em algum momento serão certas, que ele vai poder em algum ponto mudar e ser o que necessita.
Então para mim são dois personagens bem diferente, um que se baseia em realidade e crueldade, enquanto o outro o ideal completo de uma fantasia, de um ser humano que merecia de algum modo ser feliz dentro da sua realidade ficcional, porque infelizmente fez escolhas erradas não porque era alguém cruel, e sim alguém que buscou a si mesmo efetivamente atitudes burras até o último momento de sua jornada…

Escutando: Red

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...