W-chan

W-chan
Sogyo no Kotowari
Nome: W-chan
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Aniversário: 19 de Abril
Cadastro:

W-chan - Sogyo no Kotowari

Meu perfil no Fanfiction
https://www.fanfiction.net/u/2649495/

Meu perfil no Nyah!
http://fanfiction.com.br/u/584745/

Fã de animes como Saint Seiya, Bleach, entre outros. e séries tokusatsu como Kamen Rider e Super Sentai

O Fim dos Sites de Fanfics

Postado

O Fim dos Sites de Fanfics

"Seu comentário pode salvar uma história"


Quem está muito acostumado a ler ou escrever histórias, certamente já se deparou com essa frase em algum dos muitos artigos que circulam pela internet falando sobre o mesmo tema: o descaso dos leitores. Depois de ler bastante sobre o assunto, fiquei realmente impressionada como os relatos dos leitores quando perguntados porque eles não comentam as Fanfics que leem. O que mais me surpreendeu é que uma maioria esmagadora respondeu que é por causa da preguiça. Daí eu fico pensando... Nós, autores, não podemos ter preguiça de escrever e postar um capítulo com 10 mil palavras, mas os leitores que acompanharam essas mesmas 10 mil palavras tem preguiça de escrever 5 linhas para expor a sua opinião sobre o que leu. 5 linhas é exagero meu. Uma palavra só bastava. Eu realmente fico tentando entender o porquê deste comportamento.

Muitas pessoas também dizem que não comentam porque não sabem o que dizer. Isso também me faz pensar: dizer o que gostou no texto e também o que não gostou é tão complicado assim? Eu realmente ficaria feliz em ler um "não gostei" Afinal, opiniões são pessoais e individuais e Ninguém é obrigado a concordar com nada. Acreditem, o silêncio é muito pior.

Agora chegamos em uma parte ainda mais delicada. Vi gente dizendo que não comenta histórias que estão terminadas por um motivo bastante peculiar, na minha opinião. Disseram que não comentam histórias já terminadas porque o autor não precisa mais de inspiração ou incentivo para continuar escrevendo a trama, ou seja, segundo essa pessoa, todo o trabalho que o autor teve, todas as horas que se dedicou escrevendo a sua história não servem de nada, uma vez que história estando terminada, todo o mérito do autor desaparece automaticamente.

Tem quem diga que não comentam Ones shots pelo mesmo motivo das histórias já terminadas, ou seja, se terminou, não tem importância, o autor não vai querer saber se eu gostei ou não

Também vi alguns leitores relatando que não comentam as histórias porque o autor não os responde. Para começar, não vamos ser injustos em julgar um por todos. Só porque um autor te deixou falando sozinho não significa que todos farão o mesmo, então não acho justo todos os autores saírem perdendo por conta da atitude de um só.

Há leitores que relataram que não comentam por sentirem vergonha, e eu me pergunto porque, se em nossas vidas reais ninguém sabe que nós lemos os escrevemos histórias, nesse caso, isso se torna completamente irrelevante.

E por que eu estou falando toda essa chatice de sempre? Simples. Ao longo dos anos cada vez mais autores andam desistindo de publicar suas histórias e às vezes até as excluem dos sites, chegando até mesmo a excluir a conta inteira devido à falta de apoio dos leitores. Isso me leva a pensar: se a pessoa leu a história e gostou, porque não comenta? Por que não demonstra um apoio ao autor, um incentivo para que ele continue, já que gosta do que a pessoa escreve? Essa enorme omissão por parte dos leitores causa em nós uma sensação de desânimo, nos passa a ideia de que nada do que escrevemos presta e que não temos valor. Isso acaba tirando toda a nossa motivação em continuar postando, e tem autores que até desistem de escrever definitivamente por causa disso. Uma verdadeira lastima. Não é o meu caso, pois escrevo por amor a obra e seus personagens, mas a vontade de parar de postar, como já vi muito autor limitar suas fics apenas nos seus HDs, anda grande ultimamente. O que você, autor, sente quando vê as visualizações da sua história disparando sem nenhum comentário?

Uma coisa que cansei de ver em várias fics incompletas que li, abandonadas pelos autores, é que fics muito bem escritas mesmo, com uma história sensacional e sem nenhum comentário, e no ultimo capitulo postado, uma penca de gente comentando cobrando uma continuação. Olha... nem vou falar nada... como sabiamente disse minha querida amiga Danimel, não podemos controlar os dedos dos outros, e não adianta reclamar nem ficar frustrado por algo que infelizmente não podemos mudar.

Relatando a minha experiência como leitora, muito antes de eu começar a escrever algo, desde a primeira história que li, sempre fiz questão de deixar um comentário. Não importa se a história tem 50 capítulos, eu comento os 50 capítulos fielmente. É uma coisa que vem de mim, porque eu simplesmente não consigo deixar de demonstrar o meu apoio ao autor, porque eu me coloco no lugar dele, e sei que se eu escrevesse, também iria ficar muito feliz ao ler um simples "eu gostei da trama. continua". Eu convido qualquer um aqui a visitar o meu perfil no FF e ver a lista das minhas histórias favoritas, pois não deixei de comentar nenhuma sequer.

Isso porque nem vou mencionar certos fandons que fazem uma espécie de "boicote" nas histórias, pois se a trama não tiver o shipp X ou o shipp Y ela automaticamente não presta. Triste isso. É galerinha... Chegamos a esse ponto...

Esse acontecimento serve para refletirmos, pois pensem no que aconteceria com os sites de fanfics se todos os autores começassem a excluir suas contas e suas histórias pela falta de apoio dos leitores. Os sites não iriam mais existir, pois não haveria mais nada para ler, e no fim das contas, só quem sairia perdendo são os leitores. Infelizmente não adianta desabafar e nem dizer como nos sentimos, pois, para a nossa tristeza, dificilmente a postura dos leitores irá mudar, e vamos continuar perdendo autores e histórias maravilhosas para a falta de empatia dos leitores...

Permalink Comentários (3)

Atualizações do Usuário

Usuário: W-chan
Favoritei o style
Style: Turn Back The Pendulum
Style: Turn Back The Pendulum
Turn Back The Pendulum Créditos: Photoshop CS6 Imgur Google Images 20 Sparkles Brushes Quando vi essa imagem oficial dos Vizards, eu soube na mesma hora que tinha qu..
Usuário: W-chan
Favoritei o style
Style: I love you, my dear...
Style: I love you, my dear...
Créditos: Photoshop CS6 Imgur Google Images DeviantArt PicsArt Como uma boa romântica, não poderia deixar de fazer um style desses dois kkkkkkkkkkkkkkkkkk Espero de c..
Usuário: W-chan
Adicionei um novo style css
Style: Rei dos Céus Elevados
Style: Rei dos Céus Elevados
Créditos: Photoshop CS6 Feather Brushes Style que eu fiz em homenagem ao protagonista da 40ª Série de Super Sentai. Yamato é um personagem que amo de paixão e espero que to..
Usuário: W-chan
Favoritei o style
Style: Moonlight
Style: Moonlight
Créditos: Photoshop CS6 Imgur Google Images DeviantArt Já faz tempo que eu queria fazer algo da Sailor Moon, e agora eu finalmente tirei minha ideia da caixola e pus em ..
Usuário: W-chan
Favoritei o style
Style: Lisa Yadomaru
Style: Lisa Yadomaru
Créditos: Photoshop CS6 Google Images Imgur DeviantArt Essa é sem dúvida minha personagem preferida de Bleach, apesar do pouco aproveitamento dela e de seu grupo pelo au..