1. Spirit Fanfics >
  2. Membros >
  3. alexhistories

alexhistories

alexhistories
Nome: Alex Lorenzo
Status: Usuário
Sexo: Masculino
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Aniversário: 28 de Janeiro
Cadastro:

alexhistories


"Todas as obras do homem têm sua origem na fantasia criativa. Então, que direito temos de depreciar a imaginação?" (Jung).

Algumas das histórias postadas aqui foram ou serão replicadas no Nyah, Inkispired, Sweek.

Têm duas coisas que me fazem feliz: desenhar e escrever. Curto futebol, ping pong e jogar conversa fora com bons amigos.

Qual o seu jeito de criar histórias?

Postado

Qual o seu jeito de criar histórias?

Olá, pessoal. Já tem um tempinho que não posto um jornal. Está na hora então. Aí, pensei sobre um tema: criação de histórias. Segundo o que pesquisei sobre o assunto, existem dois modelos de criação de histórias: o Jardineiro e o Arquiteto.

O primeiro diz respeito ao escritor que encontra uma inspiração, uma ideia básica e começa a escrever. O jardineiro é intuitivo, vai escrevendo livremente. Na medida em que escreve vai descobrindo o que se quer contar. É claro que ele vai precisar reler bastante o que já estiver escrito para ir montando a estrutura da história. O jardineiro parte do específico para o global.

O segundo é um planejador. Pensa e registra a temática da história. Desenvolve o perfil das personagens antes mesmo de iniciar a história. Costuma fazer anotações de vários momentos da história colocando-os num esqueleto ou esquema. Só depois ele começa a escrever. Parte do Global para o específico.

Qual o melhor modelo? Não sei. Você é que tem que descobrir, pois o modelo escolhido pode te ajudar a criar sua história. Vale ressaltar que todo jardineiro vai precisar de, em algum momento, arquitetar; do mesmo modo, todo o arquiteto vai ter que jardinar.

Entender o seu jeito de criar histórias pode te ajudar muito a não se perder por causa do bloqueio criativo, ou seja, você trava no meio da história, mas tem a ideia, só não consegue passar para o papel; ou por esgotar a “matéria-prima”, ou seja, você começou a escrever, mas parou por não ter mais ideia; ou ainda, você está sempre adiando o início da sua história por simplesmente não ter ideia nenhuma.

Qual o seu jeito de criar histórias?

Assistindo: Cursed - A lenda do lago
Comendo: Bolo de laranja
Bebendo: Café forte
Permalink Comentários (5)

[04/05/2020] Tag da Escrita

[04/03/2020] Metamorfose : dica e convite

[02/02/2020] Solarpunk

[17/01/2020] Como Superar o Bloqueio Criativo (2)


Atualizações do Usuário

Usuário: alexhistories
Favoritei a história
História: MALAC, SEGREDOS DA ESCURIDÃO.
História: MALAC, SEGREDOS DA ESCURIDÃO.
Na era dos grandes cavaleiros medievais, a saga do herói Jeremias Malac, o inglório poeta que se tornou um ícone em sua geração. Uma história que divide em três fases a vida do e..
Usuário: alexhistories
Favoritei a história
História: Bleach na Itália
História: Bleach na Itália
O Ano era 1930 e a maior autoridade na Itália era o Papa Yamamoto, ele tinha tanta influencia que seus homens de confiança trabalhavam na policia, uma Elite chamada Paladinos, 12..
Usuário: alexhistories
Favoritei a história
História: Escolho você
História: Escolho você
Terceiro ano do ensino médio, o pretexto perfeito dos estudantes que queriam se esbaldar em festas e curtir até o último momento antes da temida faculdade. Porém, aquele ano havi..
Usuário: alexhistories
Adicionei um novo jornal
Jornal: Qual o seu jeito de criar histórias?
Jornal: Qual o seu jeito de criar histórias?
Olá, pessoal. Já tem um tempinho que não posto um jornal. Está na hora então. Aí, pensei sobre um tema: criação de histórias. Segundo o que pesquisei sobre o assunto, existem doi..
Usuário: alexhistories
Adicionei uma nova história
História: O Espelho de Ojesed
História: O Espelho de Ojesed
Na escola de Hogwarts, o jovem aluno Thomas Crouch entrou no salão onde se encontrava o espelho de Ojesed, conhecido por revelar desejos profundos, mas que nos últimos dias fazia..