1. Spirit Fanfics >
  2. Membros >
  3. proj_commuovere

proj_commuovere

proj_commuovere
Nome:
Status: Usuário
Sexo: Indisponivel
Localização: 🔎 procurando no mapa...
Aniversário: 21 de Maio
Cadastro:

proj_commuovere


PROJETO EM REFORMA
VOLTAMOS EM BREVE

Seja bem-vindo ao nosso primeiro ciclo!

Postado




E então, prontos para embarcar em uma longa e extensa viagem no tempo?
Hoje o Projeto Commuovere abre as portas para nossos membros e nossos
amantes da história que nos seguem, para escrever fanfics incríveis sobre o
tema de nosso primeiro ciclo bimestral! Os Grandes Impérios!! Traremos de
volta figuras icônicas do passado, guerras e lendas antigas que até hoje são
escutadas! Mas não se engane, os erros e as atrocidades não serão de forma
alguma vangloriadas ou sequer romantizadas, o Projeto Commuovere não
consente com o preconceito, muito menos, a romantização de fatos históricos!
Dez impérios e uma dupla bônus, preparem-se com seus arcos e flechas, suas
embarcações e não temam, nossa volta ao passado será memorável! Prontos?



Citação:

Império Britânico


» Definição: Descrito muitas vezes como o maior império na história da humanidade ou "o império no qual o sol nunca se põe", o Império Britânico surgiu no final do século XVI com a coroação da rainha Vitória como imperatriz da Índia e durou até metade do século XIX. Foi por muitos anos uma monarquia parlamentar que estava localizada na Inglaterra e que possuía cerca de 80 colônias; atualmente 66 são independentes e 14 são territórios ultramarinos.

» Uma figura: Uma das personalidades mais importantes para a consolidação do grande poder britânico, foi a autoritária rainha Vitória, o símbolo do imperialismo inglês. Tal mulher marcou a história com seus rígidos princípios moralistas e a sua vasta influência tanto na política, quanto na cultura popular.

» Uma curiosidade: O Império Britânico chegou a construir campos de concentração na África do Sul, após o fim da guerra contra os bôeres. Mais de 27 mil bôeres morreram em tais campos e entre eles estima-se que 14 mil eram crianças.

» Um evento: A Guerra dos Cem Anos, que apesar desse nome, durou mais de um século (1337 - 1453). O conflito foi travado entre a Inglaterra e a França, deixando várias marcas na Idade Média ao mesmo tempo que era a última guerra feudal e a primeira moderna.




Citação:

Império Egípcio


» Definição: Surgiu em 3200 a.C e durou até 670 a.C, após o Egito ser conquistado pelos assírios e posteriormente os persas, macedônios e romanos. Ele se desenvolveu no nordeste da África, em um local conhecido como Crescente Fértil, sua história foi dividida em 4 fases, e infelizmente até hoje os pesquisadores têm dificuldade em diferir informações falsas dos fatos no que se diz respeito ao Egito.

» Uma figura:Cleópatra VII foi a rainha que governava o Império Egípcio durante sua fatídica queda; ela tinha uma inteligência admirável, falava 6 línguas diferentes e ao longo do seu reinado provou ser dotada de um extenso conhecimento político. Cleópatra teve casos com outras figuras históricas importantes, como Júlio César e Marco Antônio, além de ter tido uma influência direta na vida dos dois amantes citados. Seu legado permanece vivo nos dias de hoje, como uma das mulheres que mais marcaram a história do Egito.

» Uma curiosidade: A religião egípcia sempre foi repleta de crenças, estas que impactavam muito o cotidiano da sociedade daquele época, por exemplo: os gatos eram animais sagrados e machucá-los ou matá-los resultava em pena de morte para os envolvidos em tal transgressão cruel.

» Um evento: O Êxodo foi o período em que os hebreus se libertaram da escravidão imposta pelos egípcios, em uma série de acontecimentos que chegaram até a ser descritos na Bíblia.




Citação:

Império Persa


» Definição: Por muito tempo os persas habitavam a atual região atual do Irã e compartilharam com os povos medos sua cultura e sua língua, tendo sua maioria vinda da região da Ásia Central e da Rússia. Teve início por volta do ano 550 a.C., Ciro, o Grande, o primeiro rei persa a ter grande destaque e teve fim em 332 a.C. quando Alexandre, o Grande, aproveitou o momento de fraqueza dos inimigos persas e empreendeu uma grande batalha para dominar todo o território outrora conquistado por eles, suscitando no fim da hegemonia persa no Oriente Médio.

» Uma figura: Ciro II, mais conhecido como Ciro, o Grande, foi rei e fundador do Império Aquemênida, que reinou entre 559 e 530 a.C., ano em que morreu em batalha com os Masságetas.

» Uma curiosidade: Os persas foram um dos primeiros povos a realizar uma reforma política e administrativa. Realizada no governo de Dario deu origem às satrapias - províncias governadas pelos sátrapas. Estes eram considerados os “olhos e ouvidos do rei”, pessoas de confiança encarregadas de vigiar os sátrapas.
A fim de poder negociar com todas as regiões do seu vasto império, os persas instituíram uma moeda, o dárico.
Famosa pelos belos tapetes persas reconhecidos em todo o mundo. Seus desenhos elaborados formam um labirinto geográfico ou com elementos da natureza.

» Um evento: No ano de 558 a.C., Ciro, o Grande organizou um movimento de resistência contra os medos e decidiu dominar toda a Mesopotâmia. Apesar de sua ambição expansionista, Ciro respeitava a cultura dos seus inimigos e não impunha nenhuma restrição à língua ou costumes dos vencidos. O Império Persa, como ficou conhecido o domínio iniciado por Ciro, especificamente: a Babilônia, o Egito, os Reinos da Lídia, Fenícia, Síria, Palestina e as regiões gregas da Ásia Menor. A expansão iniciou com Ciro, o Grande, seguiu-se com Dario I, Xerxes I, Artaxexes I até o último imperador, Dario III, derrotado por Alexandre, o Grande.




Citação:

Império Árabe


» Definição: Teve sua formação a partir da origem do islamismo, religião fundada pelo profeta Maomé. Foi após a morte do profeta, em 632, que a Península Arábica foi unificada sob a égide religiosa, os povos árabes adquiriram uma forma de coesão social e política baseada numa Monarquia Teocrática, sendo fundamentado nos preceitos do Corão, o livro sagrado dos islâmicos, para manter sua harmonia.
No século XIII, o Império foi sendo também conquistado pelos turcos, povos originários da Ásia Central, um processo que se estendeu até o início do século XX, mas que manteve o islamismo como religião. Na Península Ibérica, os muçulmanos foram derrotados pelos cristãos durante as Guerras de Reconquista, que tiveram fim no século XV.

» Uma figura: Maomé, chamado pelos muçulmanos de Muhammad, foi o profeta do islamismo, dando origem a essa religião no século VII.

» Uma curiosidade: Vale ressaltar que muitos povos se converteram ao islamismo, tendo em vista que os muçulmanos pagavam menos impostos. Destacaram-se as áreas da literatura, como “As minas do rei Salomão", "As mil e uma noites" e "Ali Babá e os quarenta ladrões”. Os aspectos arquitetônicos dos palácios e mesquitas, decorados com os arabescos ilustrativo são bem reconhecidos no Ocidente. Os árabes controlavam as rotas comerciais mais importantes e dominavam o comércio no Mar Mediterrâneo.

» Um evento: As divergências ideológicas levam ao assassinato do monarca pelo genro de Maomé, Ali Ibn Abi Talib, criando uma cisão no Império que o divide entre xiitas (os quais acreditam que apenas os familiares do profeta poderiam governar) e os sunitas (os quais acreditavam que a revelação divina já havia sido feita por Maomé, donde o califa não poderia, portanto, ser um líder espiritual).




Citação:

Império Russo


» Definição: Foi fundado em 1721 e durou até 1917. Localizou-se nas porções leste da Europa, norte da Ásia e uma parte da América do Norte. Teve como principal dinastia a
Romanov, que governou o país sob um modelo absolutista. Seus imperadores eram
chamados de czares (ou tsar).

» Uma figura: Catarina, a Grande, era uma princesa prussiana com poucas chances de subir ao trono. A czarina Isabel a convidou para conhecer seu futuro marido, Pedro III,
porque achava que uma nobre que não pertencia a uma classe alta seria ideal para
o futuro imperador. Quando Pedro assumiu, Catarina se viu ameaçada, pois ele
poderia largá-la para casar com outra, então deu um golpe de estado com a ajuda
de seu amante e se autoproclamou czarina.
Podemos citar também o misterioso Grigori Yefimovich Rasputin; um místico russo, e autoproclamado homem santo que se aproximou da família do czar Nicolau II e tornou-se uma figura politicamente influente no final do período imperial.

» Uma curiosidade: A nobreza e o governo eram mantidos por elevada carga de impostos pagos pelos russos mais pobres (trabalhadores rurais, pequenos proprietários, artesãos, etc.) e por taxas cobradas das regiões sob influência russa.

» Um evento: A Revolução Russa de 1917, que acabou com o regime absolutista dos Romanov e colocou Lenin, líder dos bolcheviques, no poder.




Citação:

Império Axum


» Definição: Existiu desde meados do século V a.C, tendo seu apogeu em IV d.C. Localizou-se nas civilizações que se localizavam abaixo do Egito (Núbia e Etiópia), mais tarde
durante uma campanha militarista, conquistou territórios na península arábica.
Converteu-se para o cristianismo, o que mais tarde, viria a ser um dos motivos desua queda; pois nos séculos VII e VIII, o reino se enfraqueceu enquanto os árabes
muçulmanos emergiam como um novo centro de poder. O reino de Axum continuou
imponente até o século XI, época em que o islamismo já havia se expandido pela
Península Arábica e conquistado boa parte do território que os axumitas
dominavam, isolando aquele reino cristão.

» Uma figura: Rainha de Sabá (Makeda), a “rainha do sul”. Há cerca de três mil anos atrás, a
lendária Rainha de Sabá fez uma visita ao rei de Israel, Salomão, em Jerusalém.
Consigo levou vários presentes, entre eles, setecentos e noventa e sete camelos,
especiarias, ouro e bens preciosos. Ela deu a ele um filho, que de acordo com as
literaturas tradicionais, fundou a dinastia que viria a governar a Etiópia.

» Uma curiosidade: O Império Axumita foi considerado um dos quatro grandes impérios do final da Antiguidade (séculos I-VI d.C.), ao lado de Roma, Pérsia e China.

» Um evento: A construção das famosas onze igrejas da cidade de Lalibela, esculpidas em
rochas, no solo e inspirada em Jerusalém, as quais, desde 1978, são patrimônio
histórico da humanidade.




Citação:

Império Maia


» Definição: Foram um povo pré-colombiano que habitou a região da Mesoamérica(atual México, Guatemala, Belize, etc.). Tiveram seu auge durante o período de 250 d.C. a 900 d.C, conhecido como Período Clássico. Os maias são conhecidos por terem tido uma das mais sofisticadas civilizações pré-colombianas. Além disso, desenvolveram grandes cidades e tiveram conhecimentos avançados em áreas como a Matemática.

» Uma figura: Te ‘Chan Ahk, um monarca Wak que governou no século IV. 

» Uma curiosidade: Dentro da religião maia, julgava-se que os sacrifícios de animais, ou em casos extremos humanos, eram importantes para garantir que os deuses estivessem satisfeitos e garantissem o funcionamento do universo. Esse povo costumava sacrificar prisioneiros de guerra e pessoas que entregavam-se voluntariamente ao sacrifício.

» Um evento: Os espanhóis chegaram à região do atual México em 1519, e com dificuldade escondiam seu espanto diante do que viram. Naquela época, muitas histórias sobre fantásticas cidades desconhecidas alimentavam os sonhos dos europeus, mas as construções encontradas ali superavam todas as expectativas.




Citação:

Dinastia Yuan


» Definição: A dinastia Yuan (1279 á 1368 d.C.) representou a primeira vez em que uma China unificada seria governada por “estrangeiros”, por uma minoria étnica: os mongóis. Nesse período, a China chegou a atingir prosperidade econômica e expandiu ainda mais os territórios. 

» Uma figura: Genghis Khan foi um guerreiro e político mongol que expandiu seu território da Ásia até a Europa. 

» Uma curiosidade: Nesse período observamos intenso desenvolvimento tecnológico proveniente do contato entre diferentes culturas imposto pelo domínio Yuan. Muitos chineses eram designados a servir o império mongol em outras regiões. Mediante tal intercâmbio, a civilização chinesa não só desenvolveu novos inventos e tecnologias, como também abriu espaço para o florescimento de novas orientações religiosas. Outro ponto que merece ser destacado é o conjunto de construções estabelecido durante a dinastia Yuan. Nesse período, a cidade de Pequim foi reconstruída com novos palácios que contavam com lagos artificiais e parques.

» Um evento: A dinastia foi estabelecida por Kublai Khan, mas ele colocou seu avô Genghis Khan nos registros imperiais como o fundador oficial da dinastia como “Taizu”. Na Proclamação do Nome Dinástico, Kublai anunciou o nome da nova dinastia como Grande Yuan.




Citação:

Império do Japão


» Definição: Foi uma entidade política japonesa que existiu desde a Restauração Meiji em 3 de janeiro de 1868 até sua derrota na Segunda Guerra Mundial e a outorga da Constituição do Estado do Japão, em 3 de maio de 1947.

» Uma figura: O imperador Meiji reinou sobre o Japão de 1867 a 1912. Quando seu reinado começou, o Japão era uma nação simples que se mantinha isolada de outros países; quando terminou, havia se transformado em uma potência mundial moderna.

» Uma curiosidade: O Japão é atualmente o único país a ainda ser um império e ser comandado por um imperador. No país, não é costume chamar o imperador pelo seu verdadeiro nome. No caso de Akihito — antigo imperador japonês —, ele foi criado como príncipe Tsugu e depois que aderiu ao trono, passou a ser chamado oficialmente como “Tennō Heika” (Sua Majestade, o Imperador), “kinjō Tennō” (Imperador Reinante) ou “Heika” (Vossa Magestade).

» Um evento: Batalha de Midway foi uma batalha aeronaval travada em junho de 1942 no Oceano Pacífico entre as forças dos Estados Unidos e do Império do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, seis meses depois do ataque japonês a Pearl Harbor, que marcou o início da Guerra do Pacífico.




Citação:

Império do Brasil


» Definição: Foi um período na história do Brasil de grandes transformações
políticas e econômicas. Dividido em três fases, o Primeiro Reinado (1822-1831), o Período
Regencial (1831-1840) e o Segundo Reinado (1840-1889). Ao contrário do que a historiografia tradicional apontou durante muitos anos, não se tratou de um período “pacífico”, de poucos conflitos, em comparação com os processos de independência
e crises políticas dos vizinhos sul-americanos. Toda a formação do Brasil, enquanto nação
autônoma, cercou-se de um histórico de disputas violentas interna e externamente, sendo um dos exemplos mais mencionados a Guerra do Paraguai (1864-1870), que deixou marcas profundas no Brasil e seus vizinhos envolvidos, Paraguai, Argentina e Uruguai.
O período imperial teve fim em 15 de novembro de 1888, com a Proclamação da República
no Brasil, finalizando 67 anos de Imperialismo.

» Uma figura: Maria Quitéria de Jesus foi uma combatente baiana da Guerra da Independência do Brasil. Desde 1996, é a patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro e, desde 2018, integra o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
E vale exaltar também, Maria Leopoldina de Áustria, uma arquiduquesa da Áustria, a primeira esposa do imperador D. Pedro I e Imperatriz Consorte do Império do Brasil de 1822 até sua morte, também brevemente sendo Rainha Consorte do Reino de Portugal e Algarves entre março e maio de 1826.

» Uma curiosidade: Ainda no Período Regencial, uma lei, conhecida como Lei Feijó, promulgada em 1831, já tinha proibido a importação de escravos no Brasil, sob pressão da Inglaterra. Uma vez em vigor, a lei era dificilmente cumprida. Em grande parte do mundo, todavia, o trabalho escravo já havia sido abolido. Foi assim que surgiu a expressão "lei para inglês ver", usada até os dias de hoje.

» Um evento: Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América Latina. Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Império do Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. Após o término da guerra, os familiares dos militares mortos ou mutilados deveriam receber assistência custeada pelo Império. Contudo, ainda em 1883, esse direito não havia sido pago. Isso ocasionou uma série de embates entre o Exército e a monarquia.




Citação:

RODADA BÔNUS
Império Asteca



» Definição: Os astecas eram uma cultura mesoamericana que floresceu no centro do México no período de 1300 a 1521. Os povos astecas incluíam diferentes grupos étnicos do México central, particularmente aqueles grupos que falavam a língua náuatle.
A cultura asteca era organizada em cidades-Estados (altepetl), algumas das quais se juntaram para formar alianças, confederações políticas ou impérios. O Império Asteca era uma confederação de três cidades-Estados estabelecida em 1427, Tenochtitlán (cidade-Estado dos mexicas), Texcoco e Tlacopan.
A noção de "civilização asteca" é melhor entendida como um horizonte particular de uma civilização geral da Mesoamérica. A cultura do México central inclui o cultivo de milho, a divisão social entre nobreza (pipiltin) e plebeus (macehualtin), um panteão (caracterizando Tezcatlipoca, Tlaloc e Quetzalcoatl) e o sistema calendárico de um xiuhpohualli de 365 dias intercalado com um tonalpohualli de 260 dias.

» Uma figura: Imperador Moctezuma II - Governante da Cidade de Tenochtitlan. Reinou de 1502 a 1520 e foi ele quem recebeu o conquistador espanhol Hernán Cortés de braços abertos acreditando que ele era a reencarnação de um deus, para depois ser traído e ter Cortés destruindo todo o Império Asteca. Moctezuma então se arrependeu e rogou uma praga, que diz que quando um estrangeiro pisa em solo mexicano ele é acometido de um mal estar horroroso.

» Uma curiosidade: Os astecas eram excelentes arquitetos. Os seus templos eram imensos, mas muito proporcionais, com desenhos e figuras geométricas.

» Um evento: O Império estava em seu máximo quando os conquistadores espanhóis chegaram e os derrotaram, construindo a capital da nova colônia espanhola em cima das cidades astecas




Citação:

RODADA BÔNUS
Império Inca



» Definição: Os incas foram uma importante civilização pré-colombiana
 que desenvolveu um vasto império na região andina. O Império Inca estendia-se por territórios que atualmente correspondem à parte da Colômbia até o norte do Chile e Argentina. Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.

» Uma figura:  O surgimento oficial do Império Inca aconteceu, segundo os historiadores, com o reinado do Sapa Inca (termo em quéchua para imperador) Pachacuti. Durante seu reinado, os incas iniciaram a conquista territorial da região andina, processo que foi continuado por outros imperadores incas.

» Uma curiosidade: Além da grandiosidade territorial, o Império Inca era caracterizado pela grande diversidade de povos e de culturas dominadas pelos incas/quéchuas. Estima-se que o Império Inca possuísse em torno de seis a dez milhões de habitantes. Nessa vasta população, existiam, pelo menos, 30 idiomas diferentes.

» Um evento: Quando os espanhóis chegaram às terras dos incas, encontraram o império dividido entre os dois filhos de Huayna Capac, o último Sapa Inca, que havia morrido por volta de 1525 ou 1527.
Seus filhos, Huáscar e Atahualpa, disputavam entre si a sucessão do poder e, por isso, travaram uma guerra que enfraqueceu o império. Os historiadores registraram, por exemplo, o acontecimento de uma grande batalha em Quito que levou ao aprisionamento de Huáscar. O conquistador espanhol Francisco Pizarro aproveitou-se dessa divisão dos incas e realizou a conquista do império.





E você? Já escolheu o Império que fará parte de sua história?
Conheça aqueles que não são ditos popularmente ou os mais
famosos da cultura pop! Inspire-se, crie um universo para você
com nossos amados personagens de Kishimoto! O ciclo será
do dia 01 de Agosto até 30 de Setembro, por isso não se apresse,
os detalhes de uma obra se dão pela cautela e calma! Seja
membro ou apenas curioso, venha e participe, mas use nossas tags:
COMMUOVERE e PJTCMR !! Boa sorte, viajante!



🌱🧠Jornal por:
Adm Geral: @city_flames
Adm Helper: @Bluefox203
Helpers: @_laverna @Senju_Duda @Mxngekyou @Earth_Gravity @Mayumi_Knight

Permalink Comentários (0)

[09/07/2021] 6 plots sobre tipos de amor

[17/06/2021] Segunda onda de inscrições!!

[12/06/2021] 8 músicas que dariam ótimos plots para os dias dos namorados

[09/06/2021] 6 plots inspirados em artistas ao redor do mundo


Atualizações do Usuário

Usuário: proj_commuovere
Favoritei a história
História: Operação Erotika
História: Operação Erotika
Sakura Haruno é formada em Direito pela Universidade de São Paulo e antiga escrivã da Delegacia de Defesa da Mulher. Após anos estudando e trabalhando como escrivã, finalmente fo..
Usuário: proj_commuovere
Favoritei a história
História: Querido Filhote
História: Querido Filhote
Em um determinado dia, Deidara Uchiha resolveu escrever uma carta para o seu filho, finalmente expondo os seus sentimentos e contando através dela como imaginava que as coisas se..