1. Spirit Fanfics >
  2. Membros >
  3. hansehwa

hansehwa

Nome: Maekawa
Sexo: Feminino
Aniversário: 17 de Abril
Cadastro:
@YMSKS_pjct
@YForever_PJCT

A Tirania da Felicidade

Postado

A Tirania da Felicidade

As dúvidas acerca do que é felicidade e o como se deve buscá-la ocorrem há séculos. Ela compõe uma das primeiras reflexões filosóficas que foram elaboradas na Grécia antiga, com filósofos como Aristóteles e a definição Eudaimonia, e Epicuro na busca de prazeres, e essa jornada atrás da felicidade ocorre na sociedade contemporânea. A felicidade na sociedade atual se tornou um ideal da esfera pública, que, se não alcançado, gera angústia e ansiedade.

De acordo com com Pascal Bruckner, autor do livro francês “A Euforia Perpétua”, a felicidade nos dias atuais se tornou uma tirania, ela sai da esfera particular de cada ser humano e passa a se tornar um modelo ideal coletivo. As pessoas da sociedade contemporânea irão buscar estar de acordo com esses valores ideais impostos da esfera pública, ao invés de procurar o real significado tênue em sua esfera única e particular, resultando na ansiedade.

Eliane Brum, escritora do século XXI, afirma que se existe a crença de que a felicidade é um imperativo e de que é possível viver sem sofrer, o que torna os seres humanos incapacitados para lidar com a frustração resultada dessa infelicidade, desenvolvendo a angústia. O valor cardial da felicidade impõe um modelo coletivo que, na maioria das vezes, não pode ser atendido, se tornando distante e impossível. Este valor exige que os seres humanos sejam perfeitos, e que nunca se deixem abalar pela tristeza do cotidiano, contudo, são as infelicidades que compõe a personalidade humana, afirmado pelo filósofo alemão Schopenhauer.

Portanto, a partir do momento em que a felicidade se torna um ideal coletivo, ela se transforma em uma tirania. As pessoas vivem obcecadas em tentar alcançá-la, como uma obrigação social imposta, porém se esquecem de que cada indivíduo é único e particular, sendo impossível compartilharem do mesmo ideal sem resultar em ansiedade. Além do mais, as infelicidades compõe a vida, sem elas não se é possível crescer em personalidade, porquanto se tornam necessárias ao ser, não sendo viável levar uma vida sem sentimentos ruins de angústia.

Lendo: O nascimento da tragédia
Permalink Comentários (0)

[23/02/2019] A superação se inicia com a derrota

[29/12/2016] Transexuais

[26/09/2016] Aborto

[20/01/2015] Desumanização


Atualizações do Usuário

Usuário: hansehwa
Favoritei a história
História: Eu, Yeonjun e nossa série boys love - Yeonbin
História: Eu, Yeonjun e nossa série boys love - Yeonbin
Com a popularidade das séries bl's crescendo no mundo inteiro, Soobin, um ator sem uma carreira tão brilhante, aceita ser protagonista de uma série gay a fim de ser famoso. O úni..
Usuário: hansehwa
Favoritei a história
História: O irresponsável da minha alma gêmea
História: O irresponsável da minha alma gêmea
Ao nascer, todos recebem um colar com metade de um pingente, feito para as almas gêmeas se encontrarem. Lan Wangji encontra um colar no chão de um fliperama, especificamente a me..
Usuário: hansehwa
Favoritei a história
História: Don't Touch Me, Mingyu!
História: Don't Touch Me, Mingyu!
Após uma aposta perdida, Wonwoo se vê obrigado a trocar mensagens por uma semana com Mingyu, um garoto cinco meses mais novo obcecado por si desde o ensino médio. MEANIE | JEO..
Usuário: hansehwa
Favoritei a história
História: Pretty Boy; Meanie ABO
História: Pretty Boy; Meanie ABO
Um alfa amigável e um ômega independente. Sem saberem, o sentimento de um pelo o outro é recíproco. Eles se aproximam e se tornam amigos. Poderiam eles serem algo mais do que isso?
Usuário: hansehwa
Favoritei a história
História: Zé Bonitinho
História: Zé Bonitinho
Jungwon passava o dia inteiro tirando foto no espelho porque era bonito. Era mesmo. Ia fazer o quê? Negar?