1. Spirit Fanfics >
  2. Membros >
  3. Efeito-K

Efeito-K

Efeito-K
Nome: Efeito K
Status: Usuário
Sexo: Indisponivel
Localização:
Aniversário: Indisponivel
Cadastro:

Efeito-K


[b][i][justo]Queria palavras bonitas para explicar o que sinto, mas acho que isso não vai acontecer porque na verdade, mais importante que palavras bonitas é sentir esse velho e orgulhoso coração me dizendo o que as palavras não podem dizer.
Eu poderia tentar achar palavras corretas para dizer quem eu sou, mas entre o que sou e as palavras corretas há milhares de quilômetros e eu nunca poderia te fazer entender quem eu sou, mas quem sabe se me deixar entrar em sua vida, poderia então entender todas as coisas confusas e tão certas que preenchem meu ser.[/justo][/i]
[/b]

O dano

Postado

Oi, Estou aqui para dar uma notícia ruim e de extrema importância e peço a atenção e compreensão de vocês.

Na noite do dia 02 de outubro de 2019 eu descobri uma das piores coisas que poderiam acontecer para um autor, plagiaram minha fanfic Colégio Interno Órion, só para garotos. Só descobri o plágio porque estava lendo uma fanfic e a autora comentou que tinha acontecido isso com ela, por essa razão resolvi pesquisar a minha fanfic na internet e descobri dois perfis no Amino onde a fanfic foi plagiada.

O primeiro perfil está na comunidade KPOP Amino e o link do perfil é :
https://aminoapps.com/c/kpoppt/page/user/anna-ft-moranguinho-a/E0gl_pYC4fr4X8wanrgro1bX6qdxwknvj

O segundo perfil está na comunidade EXO- BR do amino e o perfil é:
https://aminoapps.com/c/exo-brasil/page/user/baekhyun/vQw0_pGt2f4NJEnGD454kZrJmox1nRD72

Essas pessoas postaram na comunidade outras fanfics e como uma delas era minha e foi plagiada é importante que VOCÊ LEITOR E VOCÊ AUTOR VERIFIQUEM PORQUE ESSAS OUTRAS FICS TAMBÉM PODEM SER PLÁGIO.

Em um dos perfis ( BaekHyun) a pessoa postou dois capítulos da MINHA fanfic e no outro perfil ( Anna ft Moranguinho)a pessoa postou dez capítulos como se a história fosse dela e como se não bastasse o crime de plágio, ainda teve a ousadia de copiar e colar as minhas notas do autor palavra por palavra, erro por erro. Imaginem vocês qual a reação de um autor quando descobre que foi roubado de um jeito tão sem escrúpulos assim: PURA RAIVA.

Eu nunca cedi direitos autorias pra ninguém e a fanfic Colégio Interno Órion, só para garotos só está sendo postada no site do Spirit, apenas no Spirit se você encontrar em qualquer outro lugar saiba que se trata de algo indevido e peço que denunciem. Efeito K é o meu pseudônimo e quando eu quiser publicar minhas fics em outro lugar será por este pseudônimo, então não se enganem e não sejam coniventes quando encontrarem um plágio.

Todas as minhas Fanfics são postadas no Spirit e sob o meu pseudônimo Efeito K, qualquer outra plataforma que tiver alguma das minhas fanfics é uma postagem sem autorização. Até mesmo meus perfis em outras redes sociais tem o mesmo pseudônimo Efeito K, a única fanfic que eu ousei publicar em outra plataforma que não fosse o Spirit foi Estrela Despistada, a qual eu postei alguns capítulos no Nyah com o meu pseudônimo Efeito K e esta fanfic foi excluída por mim porque achei que eu tinha muito mais apoio no Spirit e não compensava manter a fanfic em duas plataformas.

Entrei em contato com um dos administradores das comunidades do Amino a qual encontrei o plágio. Na comunidade KPOP amino o caso foi tratado pelo administrador com profundo deboche, o que me leva a crer que a pessoa seja conivente com esse tipo de crime, mesmo que nas regras da comunidade esteja escrito que plágio é crime. Na comunidade EXO-BR, também do amino, a administradora chegou a perguntar sobre o caso e depois desapareceu. Neste caso me cabe alertar a vocês que administradores estão lá apenas por motivo nenhum, porque quando acontece alguma coisa que precisa ser resolvida cada um tira o seu da reta e no caso de KPOP amino o caso é mais grave porque é tratado com profundo desprezo e deboche.Felizmente meu caso foi resolvido porque entrei em contato com o support legal do amino e os conteúdos foram tirados do ar.
Se plágio é crime previsto em lei e os administradores de certas comunidades o tratam com profundo deboche e desprezo então posso concluir sem sombra de dúvida que se trata de uma comunidade de moralidade duvidosa.

NÃO ESQUEÇAM JAMAIS QUE PLÁGIO É CRIME E ESTÁ PREVISTO EM LEI.

Leiam o trecho a seguir e sem seguida vamos para o futuro das minhas fanfics.

O plágio é o ato de copiar/roubar qualquer obra que não seja sua e ele pode acontecer de três formas diferentes: integral que é quando se copia na íntegra o trabalho do autor; o plágio parcial que são trechos de obras ou até mesmo o plágio conceitual que é quando se copia as ideias do autor, como por exemplo reescrever uma frase trocando apenas algumas palavras, ou até mesmo pegar a essência de uma ideia/obra e fazer mudanças do original, ou até mesmo se apropriar da ideia original.

O plágio é crime previsto em lei no Código Penal Brasileiro. O artigo 184 e seus §§ 1º 2º e 3º do Decreto de Lei nº 2848, de 7 de dezembro de 1940 tem o seguinte texto que tipifica como crime, com pena de 3 meses a 1 ano de detenção, ou multa, a violação do direito do autor que não tivesse como intuito a obtenção de lucro com a reprodução da obra intelectual protegida. No § 1º diz que se a violação consistir em reprodução total e parcial, com o intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso , ou de quem os represente a pena é de reclusão, de dois a quatro anos e multa. No § 2 diz que na mesma pena do inciso 1º incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vender, expõe a venda, aluga, introduz no país, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra original ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor, do direito de artista intérprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou ainda, aluga original ou cópia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente. No § 3 diz que se a violação consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com o intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa,

Conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente , a pena é de dois a quatro anos de reclusão e multa. E por ai o Texto da Lei nº 10 695 de 1º de julho de 2003 discorre sobre a questão e as condutas legais sobre o assunto.

No Título III da Lei 9610/1998 que se refere aos direitos do autor, nas disposições preliminares Art 22 diz que Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. No capítulo dois sobre os direitos morais do autor, no Art 24 parágrafo I diz que o autor tem o direito de reivindicar a qualquer tempo a autoria da obra. II- Tem o direito de ter o seu nome ou pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado como sendo o autor, na utilização de sua obra. III – O de conservar a obra inédita; e mais outros quatro tópicos a mais do qual vou ressaltar o VI que diz que o autor tem o direito de tirar de circulação a obra ou de suspender qualquer forma de utilização já autorizada, quando a circulação ou utilização implicarem afronta à sua reputação e imagem. No meu caso eu nunca cedi direitos autorais para ninguém e isso por si só é uma afronta séria e mesmo que tivesse, pela lei eu tenho direito de tirar a minha obra de circulação a qualquer momento. No capítulo III referente ao direito patrimonial e de sua duração, o artigo 28 diz que cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica. O artigo 29 diz que depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por qualquer modalidades tais como: I- A reprodução parcial ou integral; II – a edição; III – a adaptação, o arranjo musical e qualquer ouras transformações; IV – a tradução para qualquer idioma; V a inclusão em fonograma ou produção audiovisual; e por aí segue uma série de disposições.

O capítulo II da Lei 9610 referente as sanções civis diz no artigo 102 que o titular cuja obra seja fraudulentamente produzida, divulgada ou de qualquer forma utilizada, poderá requerer a apreensão dos exemplares reproduzidos ou a suspensão da divulgação, sem prejuízo da indenização cabível. O artigo 103 diz que quem editar a obra literária, artística ou científica, sem autorização do titular, perderá para este os exemplares que se apreenderem e pagar-lhe –á o preço dos que tiver vendido. Não se conhecendo o número de exemplares que constituem a edição fraudulenta pagará o transgressor o valor de três mil exemplares, além dos apreendidos. O artigo 108 diz que quem na utilização, por qualquer modalidade, de obra intelectual, deixar de indicar ou de anunciar como tal, o nome, pseudônimo ou sinal convencional do autor e do intérprete, além de responder por danos morais, está obrigado a divulgar-lhes a identidade e o artigo discorre sobre as maneiras de divulgar a identidade do autor da obra.

Vale a pena se interessar pelas leis e não é necessário ser advogado pra ter acesso a elas. Se você é titular de obra intelectual é importante que se informe sobre seus direitos. O trecho das leis que eu trouxe a vocês tem várias informações sobre o assunto que vale a pena ser consultado.

Vamos as fanfics:
Quando eu soube que fui vítima de plágio além do sangue ferver de raiva, minha primeira reação foi querer tirar do site minhas fanfics, felizmente eu entendi não valia a pena fazer isso por causa de uma pessoa sem moral e sem escrúpulos.
Eu sou a titular das minhas fanfics postadas no Spirit e eu me arrependeria se tivesse excluído, mas eu não posso dizer a vocês que sinto vontade de continuar com as fanfics, pelo menos por agora e nem acho que eu devo mexer nelas por enquanto. Também não tenho interesse em deixa-la em Hiatus, porque é um título que não vejo com bons olhos. Vocês conseguem entender a gravidade e complexidade da situação? Eu não vou excluir nada e não vou entrar em hiatos porque nesse caso eu seria a única parte prejudicada, além dos leitores que por mais demorada que sejam as postagens ou por mais que se irritem com as situações e comportamentos dos personagens ainda esperam o próximo capítulo.

São até agora 629 favoritos, sem contar os que apenas deixaram a história em suas bibliotecas e não favoritaram, então por tudo isso a fanfic Colégio Interno Órion, só para garotos ficará parado por tempo indeterminado. Infelizmente essa decisão poderá respingar em Estrela Despistada e em uma fanfic nova que eu estava planejando apresentar a vocês ainda este ano.

Espero que entendam que no momento eu não vejo porque me esforçar pra continuar uma história que está sendo copiada sem esforço nenhum. Infelizmente o erro de uns impacta os que não tem nada a ver com o ocorrido.
Por tudo o que foi exposto aqui espero sinceramente que entendam os motivos pelo qual as fanfics não serão atualizadas tão cedo e eu não sei quando voltarei a escrever.

Pra finalizar vou repetir o que disse várias vezes lá em cima: Meu pseudônimo é Efeito K e somente por ele estou postando minhas fics e igualmente importante todas as minhas fanfics estão sendo postadas exclusivamente no spirit.

Esse texto postarei em todas as minhas fanfics, finalizadas ou em andamento, portanto não estranhem se encontrarem o mesmo texto em mais de uma das minhas fics. Lembrando que este capítulo não será apagado como faço com meus avisos, ele ficará registrado aqui mesmo quando eu voltar com os capítulos, porque no final ele também é uma prestação de serviço para quem deseja saber mais sobre direitos autorais, mas não isenta que o interessado busque mais informações.

Pra ajudar vou postar os links das minhas fanfics nas notas do autor, já que por regra do site não é permitido postar no campo da história. Deixarei também este texto em um jornal que poderá ser acessado no meu perfil.

Meu perfil:
https://www.spiritfanfiction.com/perfil/efeitok

Links oficiais das minhas fanfics:

Colégio Interno Órion, só para garotos:
https://www.spiritfanfiction.com/historia/colegio-interno-orion-so-para-garotos-2942364

Estrela Despistada:
https://www.spiritfanfiction.com/historia/estrela-despistada-9265668

A Dona da nossa vida!:
https://www.spiritfanfiction.com/historia/a-dona-da-nossa-vida-6220629

About Love:
https://www.spiritfanfiction.com/historia/about-love-1535442

Bella Traición:
https://www.spiritfanfiction.com/historia/bella-traicion-519733

Meus jornais:
ESTRELA DESPISTADA:
https://www.spiritfanfiction.com/jornais/estrela-despistada-9688596

Estrela Despistada:
https://www.spiritfanfiction.com/jornais/estrela-despistada-9237582

CONFIDENCIAL: Colégio Interno Órion, só para garotos:
https://www.spiritfanfiction.com/jornais/confidencialcolegio-interno-orion-so-para-garotos-9219691

Confidencial parte II:
https://www.spiritfanfiction.com/jornais/confidencial-parte-ii-9265977

O dano:
https://www.spiritfanfiction.com/jornais/o-dano-17611828

Permalink Comentários (1)

[18/07/2017] ESTRELA DESPISTADA

[11/06/2017] Confidencial parte II

[07/06/2017] Estrela despistada

[06/06/2017] CONFIDENCIAL:´Colégio interno Órion, Só para garotos


Atualizações do Usuário

Usuário: Efeito-K
Adicionei um novo capítulo
História: Estrela despistada
História: Estrela despistada
Adrian de Layeva é um jovem príncipe frágil e delicado vivendo uma vida não vivida. Clifford de Layeva, um pai perigosamente protetor. Jacob Lamierr um jovem soldado raso. Ar..
Usuário: Efeito-K
Adicionei um novo capítulo
História: Colégio Interno Órion, só para garotos
História: Colégio Interno Órion, só para garotos
Colégio Interno Órion, só para garotos. Era isso que estava escrito na placa do portão. Dava medo pensar que aquele lugar sombrio e absorto em uma sombra eterna fosse ser de agor..
Usuário: Efeito-K
Adicionei um novo capítulo
História: Estrela despistada
História: Estrela despistada
Adrian de Layeva é um jovem príncipe frágil e delicado vivendo uma vida não vivida. Clifford de Layeva, um pai perigosamente protetor. Jacob Lamierr um jovem soldado raso. Ar..
Usuário: Efeito-K
Adicionei um novo capítulo
História: Ser forte é minha decisão!
História: Ser forte é minha decisão!
Harry e Draco se envolveram em um relacionamento adolescente enquanto ainda estavam em Hogwarts. Pouco antes de eclodir a guerra o sonserino se descobre em apuros diante de uma g..
Usuário: Efeito-K
Favoritei a história
História: A garota de Yorkshire (um drama Wolfstar family)
História: A garota de Yorkshire (um drama Wolfstar family)
Seria, então, o início do fim? Lorena Black, porque esse nome causou tanto alvoroço e comoção? Pode ser que ela seja a solução de um mistério, mas não significa o fim dos ..