Em alusão ao mês do orgulho LGBT+, trago uma análise do mangá O Marido do meu Irmão, de Gengoroh Tagame, minha leitura mais significativa, até então, do ano. 🌈
Avaliação:
O Marido do meu Irmão é quase uma obra paradidática à cultura LGBT+, especialmente no que tange as páginas especiais dedicadas às explicações do personagem Mike com conteúdo informacional sobre o grupo e sua luta.
A história trata sobre preconceito, ressignificação de conceitos tradicionais e naturalização de relacionamento entre pessoas do mesmo sexo de modo sutil e delicado, com uso de narrativa simples e acessível, por meio de acontecimentos corriqueiros do dia a dia mediante contraste de ideias entre um adulto e uma criança.
Aborda os temas relacionamento familiar e morte com enorme elegância e suavidade, transmitindo uma explosão de emoções.
Da minha experiência pessoal de leitura, vejo um contraste enorme de linguagem e postura dos personagens de um mangá como este e um shonen, onde há muitas problemáticas a serem observadas como hipersexualização da mulher, misoginia, homofobia e falta de representatividade além do padrão homem hétero e cisgênero.
Possui cenas de nudez não explícita e ainda me é caro o porquê da classificação indicativa para maiores de 18 anos, podendo limitar o acesso à informação valiosa que a obra registra sobre a comunidade LGBT+.
É esta uma obra que reflete o desejo da comunidade LGBT+ em ser compreendida e não mais demonizada, em ser amada, respeitada e não mais odiada; além da esperança que as novas gerações carregam no avanço da compreensão e erradicação da opressão sofrida pela pluralidade de identidades de gêneros e orientações sexuais.
A edição da editora @ é um primor de qualidade gráfica e tradução.
Nota: 5 de 5 ⭐
Imagem de fundo retirada de Freepik: <a href="
https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo">Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com</a>
Mais resenhas, comentários sobre minhas leituras, no meu perfil do @
#
omaridodomeuirmão #
resenha #
lgbt #
lgbtq #
lgbtbrasil #
mangá #
leitura #
gengorohtagame #
orgulho #
orgulholgbt #
orgulhogay #
mesdoorgulholgbt #
mêsdoorgulhogay #
pride #
pridemonth #
lovewins #
loveislove #
leitura
Assim na terra como debaixo da terra / Ana Paula Maia
Pokémon Mystery Dungeon Rescue Team DX e Minecraft Dungeons