1. Spirit Fanfics >
  2. Membros >
  3. Jeff-Sama

Jeff-Sama

Jeff-Sama
Nome: Jeferson
Status: Usuário Veterano
Sexo: Masculino
Localização:
Aniversário: 23 de Janeiro
Cadastro:

Jeff-Sama


Apenas um garoto comum que adora conversar sobre coisas aleatórias, ama bolo e sempre acaba esquecendo de um detalhe ou outro das coisas que lhe contam.
Ama ler porque isso é vida e ama escrever porque sente que pode alegrar o dia das pessoas com suas histórias e fantasias.
Acredita que é importante aproveitar o agora e aprender com as experiências, porque isso leva sempre ao melhor futuro.

Vocaloid: É de comer, de beber ou de ouvir?

Postado

Vocaloid: É de comer, de beber ou de ouvir?

Olá caros amigos!

Quem nunca ouviu falar em Hatsune Miku em algum momento de sua vida que atire a primeira pedra e diga: essa vai na cabeça do Jeff para ele deixar de ser trouxa!
Mas calma aí, se nunca ouviu falar mesmo, não precisa usar de violência porque eu estava com um tempinho livre e decidi escrever esse jornal para mostrar um pouco dos Vocaloid especialmente para você!
Então, assim como um certo amigo meu que nunca ouviu falar da Miku, ou de qualquer outro dos vocaloid existentes, se você continuar lendo vai descobrir – ou talvez até se interessar em ouvir – o quão divino, contagiante e incrível são esses carinhas!

1 – O que é Vocaloid? ( Lê “Bokaroido” )



Imagine que você é um compositor amador. Você ama escrever letras para canções e está por aí suspirando com o seu bloquinho de notas a todo momento, imaginando se algum dia alguém irá tirar a sua escrita do papel e irá gritar para o mundo toda a mensagem que você quer passar na sua canção.
Pois é, nem todo compositor é cantor, afinal ninguém tem tudo nesse mundo não é verdade? E qual é o maior desejo de um compositor? Ouvir sua obra-prima arrasando na voz de alguém que manja!
Agora imagine que você não tem alguém que faça isso por você, não há um ser humano que possa – ou que saiba – cantar a sua composição, a qual você tanto colocou seu sentimento e empenho para terminar. Você quer saber se ela ficaria boa, se está faltando algo, se ficaria legal assim ou se dá para acrescentar algo.
Mas como vai descobrir sem um cantor?!
A solução para o problema de sei lá, trocentos compositores mundo a fora – ou pelo menos do Japão rsrsr – é um software de síntese de voz chamado Vocaloid!
Então para simplificar a coisa toda: Um Vocaloid é um cantor, cuja voz foi criada a partir de fragmentos sonoros de um ator de voz ou cantor de verdade, mas que acabou ganhando sua própria voz depois de uma série de modificações e programações. Eles são vendidos como programas, o qual você vai instalar no seu computador e depois partir para os seus sonhos!
Para que ele cante, o usuário vai inserindo uma melodia e uma letra numa espécie de “rolo de piano”, a partir daí a canção vai nascendo e logo ele estará tirando do papel a sua obra-prima.
Deu para entender? É um cantor ou cantora de voz artificial semelhante aos humanos, muito mesmo!

2 – Vocaloid não é um anime!



Quando a empresa que criou o Vocaloid, Yamaha Corporation, percebeu que seu produto não estava vendendo tão bem quanto o esperado, apostou todas as fichas no marketing visual! O mercado de animação – produção de animes – estava bombando e então surgiu a ideia de vincular uma personagem à cada vocaloid.
A partir daí o sucesso foi atingido em proporções que nem eles deveriam esperar, porque mesmo as pessoas que não conheciam o software e que nem sonhavam para que servia, passaram a se encantar com aquelas figuras musicais e kawaiis.
Por isso, muita gente logo na primeira vista pode acreditar que eles são de algum anime ou mangá, mas não são. É tudo parte de uma antiga aposta para dar uma imagem ao cantor artificial.

3 – Não são de animes, mas são de games!



Sim, se você procurar por aí, vai ver que existem muitos games dos Vocaloid! ( Hatsune Miku: Project DIVA, foi o primeiro da franquia) Com o passar dos anos, desde a criação deles, cada Vocaloid foi ganhando suas próprias canções, compostas por famosos compositores do Japão!
É possível fazer seu personagem cantar suas próprias canções dentro do jogo, ou as canções de outros personagens – os chamados covers. Isso tudo tendo a possibilidade de alterar as roupas, as vozes, dentre muitas outras funções para deixar tudo mais divertido e com a sua cara.
Cada canção conta uma história diferente, sendo que tem daquelas mais tristes até as mais divertidas e cheias de brilho! Durante o jogo, onde cada “partida” sai em formato de clipe, você pode ir testando sua habilidade para ir seguindo o ritmo das notas e pode desfrutar do clipe e música sem problema algum.




4 – Quais são os Vocaloid?
Voltando um pouco para o começo do jornal, a Miku pode ser a mais conhecida e amada por todo o mundo devido o poderoso marketing que jogaram em cima dela! E de fato é uma personagem de aparência e voz adorável, muito fofa!
Mas ela não é a única com tanto talento, existem outros que vale a pena dar uma conferida nas canções, porque são tão carismáticos quanto ela!
Começando pelos mais velhos, por questão de respeito claro, hahah! Lembrando que os citados serão todos produzidos pela Yamaha Corporation Crypton Future Media, uma vez que existem outros criados por empresas diferentes.


- Meiko: A primeira Vocaloid a ganhar uma imagem vinculada com sua voz! Suas canções tendem a ser mais maduras, uma vez que sua voz soa adulta, recatada e mais séria. Seu visual não difere em nada, sendo de uma mulher com seus vinte e quatro anos quem sabe?
Particularmente, é a minha preferida. Embora eu ache que ela deveria ganhar mais canções, não me cansa escutar sempre as mesmas porque são fantásticas.
A Meiko-san foi lançada em 5 de novembro de 2004 e triunfa até hoje mundo à fora!
Uma de suas canções é a Lovers Suicide in Oblivion


- Kaito: O senpai dos vocaloid! Assim como a Meiko, o Kaito não é de receber muitas canções se comparado aos demais, porém suas músicas são geralmente muito bonitas e bem mais elaboradas, trazendo sempre algum tipo de mensagem sobre harmonia e gentileza junto. No universo shipper, ele é uma das poucas opções de vocaloid homem, sendo alvo de inúmeras misturas românticas. Eu o shippo com a Meiko, as vezes com a Miku...
Esse carinha – ou a voz desse carinha rsrsr – foi lançada ao mercado em 17 de fevereiro de 2006.
Uma de suas canções é a Snowman


- Hatsune Miku: Não vou me prolongar quanto à Miku-chan, ela é simplesmente fodástica e tem uma porrada de composições, uma melhor que a outra sempre! Tem aparência de uma colegial com seus quatorze a dezesseis anos e sua voz combina muito com a maior parte das canções, até mesmo em covers.
Ela meio que é o símbolo da coisa para a maioria do povo, entendem? Quando alguém fala sobre os “bokaroidos” automaticamente surge essa beleza de cabelos longos e esverdeados/azulados em mente.
Seu lançamento foi em 31 de agosto de 2007
Uma de suas canções é a Senbonzakura


- Kagamine Len e Kagamine Rin: Ou apenas Len-kun pros mais chegados, é um guri que aparenta ter seus 13 anos no máximo. Quem vê cara não vê voz, por isso antes de julgar por sua fofura, deve-se escutar alguma de suas canções, seja solo ou com sua melhor parceira Kagamine Rin! Eu adoro praticamente todas as canções dele, e uma porrada de covers que ele faz dos demais vocaloid também, porque parece que o Len-kun combina com praticamente todo tipo de composição.
Agora falando da Rin-chan... muito fofaaaa!! Dá vontade de dar um abraço e nunca mais soltar essa guria! Ela foi lançada junto do Len-kun, porque esse é o propósito, a sintetização de suas vozes foi feita pela mesma doadora, e a partir daí fizeram uma versão masculina e outra feminina, nascendo os “espelhos” Kagamine.
Sozinhos já fazem estrago, juntos são um arraso ainda maior!!
Ambos lançados em 27 de dezembro de 2007.
Uma de suas canções juntos é a Remote Controller


- Megurine Luka: E por fim, mas não menos importante, a Luka-chan que é um encanto de moça! Sua voz doce, meio rouca e meio suave ao mesmo tempo, presenteia nossos ouvidos com incríveis sensações!
Aparenta ser uma das mais velhas assim como a Meiko e o Kaito, tendo por volta de seus vinte e cinco anos. O visual tradicional é mais conservador, mas não retira nem um pouco de sua beleza.
Eu costumo brincar, porque olhando para sua roupa dá uma mistura do vestido da Juvia com as cores do traje que o Natsu usa ( ambos personagens de Fairy Tail ).
Seu lançamento foi em 30 de janeiro de 2009.
Uma de suas canções é Luka Luka Night Fever

5 – Shows ao vivo.


O sucesso foi tão grande que não bastou ficar só nos jogos ou no software de computador! Tinha que ter aquela sensação de ver seus ídolos em carne e osso – ou nem tanta carne e osso assim – em um show ao vivo!
Todos os anos os Vocaloid pairam em várias cidades lá do oriente e até mesmo em outras partes do mundo, fazendo turnês e diversos outros pequenos shows.
A empresa que os criou não revelou – e creio que jamais fará isso – qual a tecnologia por trás dos hologramas tão bem feitos e realistas que andam, pulam, dançam e fazem a alegria dos fãs no palco.


Um dos mais conhecidos eventos é o Magical Mirai, que acontece todo ano lá no Japão. A maioria das músicas que rola são da Miku, porque de fato ela tem muito mais o que cantar que os demais, porém todos eles participam em algum momento do evento.
Geralmente Meiko e kaito só aparecem uma vez, Luka um pouco mais que duas canções, Rin e Len cerca de cinco canções e as demais ficam por conta da Miku. Mas o último Magical Mirai, de 2017, quebrou essa limitação, pois teve maior presença de todos os Vocaloid em palco.
Os fãs sempre estão cantando junto e pulando em extrema alegria enquanto erguem aqueles bastões iluminados e coloridos para o alto! E sempre tem uma pausa durante o show para a apresentação dos integrantes da banda que toca ao vivo naquela edição.




Meiko-san divando no palco com Nostalogic. durante Magical Mirai 2016

É isso pessoas, foi tudo bem resumido mesmo, até porque não sou nenhum veterano nesse mundo, mas tentei passar ao máximo do que já conheço para vocês!
Mais uma vez, ressalto que não existem apenas estes Vocaloid, pois tem outros programas sintetizadores de voz que vieram depois do criado pela Yamaha Corporation Crypton Future Media. Sendo assim, o nome dos produtos são diversos!
Espero que tenham gostado do jornal e que pelo menos – quem não escutou ainda – confiram uma ou outra canção que foi linkada, porque vale a pena :)

Abraço, tchau!

Escutando: ODDS & ENDS
Bebendo: Chá de camomila. Quer? :)
Permalink Comentários (3)

[26/01/2017] Coisas que nos dão Nostalgia em Fairy Tail.

[26/01/2017] Coisas que nos dão Nostalgia em Fairy Tail.

[26/05/2016] Curiosidades sobre o Uranometria.

[13/04/2016] Top 5 personagens que mais gosto em Inu-Yasha.


Atualizações do Usuário

Usuário: Jeff-Sama
Adicionei um novo capítulo
História: Irmãos até que o amor nos separe
História: Irmãos até que o amor nos separe
Depois de uma situação tensa, Lucy vê um garoto completamente estranho entrar em sua casa ao lado de sua mãe Layla. Ela se vê obrigada a conviver no mesmo espaço que aquele "marg..
Usuário: Jeff-Sama
Adicionei um novo capítulo
História: Irmãos até que o amor nos separe
História: Irmãos até que o amor nos separe
Depois de uma situação tensa, Lucy vê um garoto completamente estranho entrar em sua casa ao lado de sua mãe Layla. Ela se vê obrigada a conviver no mesmo espaço que aquele "marg..
Usuário: Jeff-Sama
Adicionei um novo capítulo
História: Irmãos até que o amor nos separe
História: Irmãos até que o amor nos separe
Depois de uma situação tensa, Lucy vê um garoto completamente estranho entrar em sua casa ao lado de sua mãe Layla. Ela se vê obrigada a conviver no mesmo espaço que aquele "marg..
Usuário: Jeff-Sama
Adicionei uma nova história
História: O milagre de Selene
História: O milagre de Selene
Fugindo um pouco de sua vingança, e tentando distrair seu coração da dor, a Deusa Dragão da Lua, Selene, decide brincar de cupido com dois magos da Fairy Tail.
Usuário: Jeff-Sama
Adicionei um novo capítulo
História: Irmãos até que o amor nos separe
História: Irmãos até que o amor nos separe
Depois de uma situação tensa, Lucy vê um garoto completamente estranho entrar em sua casa ao lado de sua mãe Layla. Ela se vê obrigada a conviver no mesmo espaço que aquele "marg..