Mr_Dyo

Mr_Dyo
Sonserina <3
Nome: D.O
Status: Usuário Veterano
Sexo: Masculino
Localização: Indisponivel
Aniversário: 25 de Maio
Cadastro:

Mr_Dyo - Sonserina <3


Sugerir ou opinar, qual a melhor alternativa?

Postado

Sugerir ou opinar, qual a melhor alternativa?

Sugerir ou opinar, qual a melhor alternativa?


Estamos vivento um tempo de mudanças, um tempo onde as pessoas estão se posicionando muito mais do que antes em relação aos acontecimentos, e a internet foi um reforço para que todos tivessem vez e voz, mas parece que o crescimento dessa liberdade é inversamente proporcional às boas práticas de convivência. Não é difícil ver alguém ser duramente criticado na internet por alguém – ou alguéns – e no fim de seus posicionamentos, ver lá ‘minha opinião’.


Limitando o tópico ao Spirit, vamos partir do princípio do erro.


Muitas vezes alguém fala/escreve algo errado, mas não é por querer. É preciso entender que TODOS têm o direito de ERRAR. É normal quando temos a ideia para uma nova fanfic queremos dar forma àquilo o mais rápido possível, mas nem sempre sai da melhor maneira. Seja por não conseguir segurar a vontade de postar algo novo, ou até mesmo a falta de maturidade em relação ao assunto – afinal de contas a maioria das fanfics +18 são escritas por menores de idade – o fato é que podemos passar os pés pelas mãos e o resultado ser não bom... acontece.

A pessoa que errou pode sim, se redimir por daquilo que postou, desde que entenda que errou, onde errou, corrija seu erro e não o cometa mais. O problema é que muitos não querem dar ao próximo o direito de errar. Não respeitam esse direito tão básico e acham muito mais fácil atacar, agredir com palavras duras e ofensas, e “partir pra cima”, quando o mais sensato – e civilizado – seria chegar na pessoa e dizer: Olha, não é dessa maneira que as coisas funcionam, mas eu posso te ajudar! Será que essas pessoas já nasceram assertivas e nunca cometeram um deslize para se acharem no direito de atacar alguém por seu erro? Vale pesquisar o significado de hipocrisia.


Muitos usam o MINHA OPINIÃO para justificar suas grosserias, mas vale lembrar uma coisa bem importante... opinião não comprova fatos. SUA opinião não é a verdade absoluta. A SUA opinião é SUA e apenas SUA, logo, a menos que, de fato, ela vá servir para algo construtivo e que vá ajudar alguém positivamente, ela não vale nada. Por isso, quando ver que alguém errou, antes de atacar a pessoa, procure pensar se aquele erro foi intencional ou não. E sabe qual a melhor maneira de descobrir isso? DIÁLOGO.

Para quem não sabe, o diálogo existe, principalmente, para que duas pessoas – ou mais – possam trocar informações, ideias, e até mesmo entrar em um acordo. E sabe o melhor disso tudo? O diálogo acontece CIVILIZADAMENTE. Não é preciso brigar, gritar, xingar ou tomar qualquer ação negativa, porque é assim que pessoas com o mínimo de educação e civilidade agem. Um grande exemplo é a situação que as Coreias estão vivendo. Após anos de tensões entre os países, foi com ataques nucleares que conseguiram chegar na tão sonhada união? Foi com ameaças que Trump e Kim Jong-Un vão ter o tão aguardado encontro para tratar da paz entre as nações? Quem tem o mínimo interesse em atualidades e discernimento vai saber que não, então por que tem gente que insiste em atacar alguém só porque errou ao abordar um determinado assunto na fanfic?


A pessoa errou? Chama ela no PRIVADO e diz que aquilo não funciona ou não é daquela maneira. Mas não basta apenas dizer que errou e pronto, afinal de contas, se você sabe que ela errou é porque sabe fazer o certo, então você pode SUGERIR a melhor forma de abordagem do tema em questão, e sabe o melhor disso tudo? Além de ajudar alguém a concertar um erro – o que é uma atitude muito nobre –, vai gerar nela empatia, e essa boa ação só vai te trazer coisas boas. Não adianta reclamar da violência no país quando você, no uso de sua liberdade, ataca alguém sem saber quem está por trás daquela fanfic.


Então, se não tiver o desejo de AJUDAR, guarde sua opinião você!


Recentemente muito tem se falado que determinados temas/acontecimentos quando abordados/retratados da forma errada podem acionar gatilhos emocionais como ansiedade, depressão, culpa e assim por diante. Isso é um tema realmente sério e que merece sim, receber atenção de todos, mas o que me deixa perplexo é que, muitas vezes, alguns dos defensores dessa ideia são os primeiros a atacar alguém que, por alguma razão, abordou um tema da forma errada. Isso que não consigo entender!


Em 6 anos de Spirit NUNCA vi ninguém agir com sensatez e mansidão nesses casos. As pessoas já chegam na agressividade, chamando o usuário de lixo humano, burro, embuste, que merecia morrer, mas pera lá... e toda aquela história de gatilho, onde fica? Então quer dizer que a pessoa que cometeu tal erro não tem gatilho algum, ou merece ter os seus acionados por ter errado? Controverso, não?


Salvo os que são amigos fora do Spirit, o que se sabe dos demais usuários são as informações que estão no perfil do site, apenas. Você não sabe se a localização é a real, assim como a idade da pessoa, seu nome, e todo o resto. Você não sabe a realidade de quem está por trás do user, não tem a menor noção do que o levou ao site e, muito menos, o que o levou a escrever.


Nesses 6 anos de Spirit vi muita fanfic ser deletada, e em 98% dos casos pelo mesmo motivo, temas abordados da forma inadequada. Claro que em alguns casos a fanfic merecia ser apagada realmente, mas na grande maioria, não! Em alguns casos eram erros graves? Sim, mas poderiam ser plenamente corrigidos, pois as pessoas muitas vezes escrevem e nem se dão conta do erro. Mas, não! Os defensores dos fracos e oprimidos se unem a outros e, em hordas, atacam os autores, e não se satisfazem em ver a “fanfic problemática/romantizada” ser deletada, claro que não! Eles têm que fazer o usuário ser banido do site ou o deletar o perfil, pois é assim que tem que ser e ainda comemoram, pasmem!


Mas é então que eu fico pensando... será que as pessoas que agem dessa forma em algum momento pararam pra pensar que tais ações podem ser gatilhos para quem tá sendo/foi enxovalhado daquela forma? Ou o gatilho só “serve” pra uns e pra outros não?


Tirando os que escrevem realmente pra exercitar a imaginação e entreter, não podemos esquecer que muitas pessoas veem na escrita uma forma de escape para seus problemas, uma forma de desabafar ou até mesmo de projetar sonhos e desejos de como queria que suas vidas fossem. Muitas dessas pessoas sofreram/sofrem tanto, que o que escrevem é a visão que elas têm do mundo... é o reflexo de suas vidas que está ali! Também pode ser uma forma silenciosa e discreta de pedir socorro, pedir para ser notada e receber de alguém uma resposta positiva que muitas vezes não tem em seus lares. O fato é que, independentemente da intenção, ninguém sabe que cada usuário trás consigo... quem está atrás dos users.


O “erro” muitas vezes é a visão que a pessoa tem do mundo ou daquele determinado assunto, e não cabe a mim, a você, ou a qualquer outra pessoa CONDENAR quem errou por isso, mas podemos sim, mostrar, através de ações positivas – como o diálogo –, que aquilo não tá certo e precisa ser mudado, esse é o ponto que precisa ser trabalhado. A forma como a pessoa vai ser abordada também tem extrema importância nesse processo de desconstrução de uma ideia errada ou malformada. Mas infelizmente, uma parcela da população não sabe agir com civilidade, e talvez pela “liberdade de expressão” que a internet dá, tais pessoas se achem no direito de dizer o que querem da forma como bem entendem, e esse é o real problema.


Claro que há casos e casos, não tô generalizando. Tem gente que realmente gosta de causar. Sempre tem aquele faz pra chamar atenção mesmo e deixa isso bem claro nas notas ou quando alguém vai alertá-los do erro, então esses sim, merecem ser denunciados e ter suas fanfics apagadas, quanto ao banimento, fica a critério da administração do site. Mas vale lembrar que nem todos que erram o fazem por querer, e é justamente essa atitude truculenta de alguns que têm, infelizmente, afastado pessoas daquela atividade que lhes fazia bem.


Recentemente recebi com bastante tristeza a notícia de que uma fanfic que eu acompanho – e que por sinal considero boa demais – vai ser deletada, pois a autora estava passando por um momento difícil em sua vida e estava com dificuldades pra desenvolver, mas ainda assim estava se esforçando para continuar escrevendo, mas então veio uma dessas pessoas que citei acima e mandou uma mensagem para ela. Lembram do gatilho? Pois bem, a mensagem foi, nas palavras da autora, OFENSIVA e o bastante para, também nas palavras dela, pegar todas as suas inseguranças e entregar de bandeja, e como se não bastasse tal absurdo, ainda soube que a fanfic foi denunciada, e como resultado, ela vai deletar a fanfic e pretende, inclusive, parar de escrever.


Conseguem sentir a dimensão da coisa? A fanfic tem 18 fucking capítulos muito bem escritos, mais de 600 favs, um número expressivo de visualizações, e inclusive alguns leitores meus também leem essa fanfic e certamente vão saber a qual estou me referindo, mas o ponto aqui é, conseguem entender – e ver – o poder que palavras negativas têm? Ela pode ter se perdido em algum momento? Sim, afinal de contas o enredo não era água com açúcar clichêzinho, mas não nascemos sabendo de tudo. Então ela pode sim, ter colocado algo de maneira não tão legal, mas não é com mensagens ofensivas que a coisa vai ser concertada, muito pelo contrário, agora temos uma fanfic muito boa prestes a ser deletada e uma autora emocional e mentalmente abalada a ponto de abandonar a escrita, algo que ela sempre deixou claro amar.

E esse não é o único caso! Assim como aconteceu com ela, existiram vários outros, e até que ponto chegaremos? Será realmente preciso ferir uma pessoa para conscientizá-la de seu “erro”? Vale lembrar que Spirit não é meio de renda e ninguém escreve por obrigação. Vale lembrar, também, que, assim como um tema mal abordado pode acionar gatilhos nos leitores, o hate desenfreado causa danos muito mais sérios ao autor, pois o dano que ele “causou” foi involuntário, mas as mensagens ofensivas e carregadas de negatividade foram muito bem pensadas e direcionadas a ele, então, agora eu pergunto... sugerir ou opinar, qual a melhor alternativa?

É melhor usar seu achismo pra atacar alguém, ou usar seu conhecimento da causa para ajudar alguém que errou?

É melhor pregar o cuidado com os gatilhos que as fanfics podem acionar, ou usar suas palavras como gatilho pra atirar ofensas e críticas a alguém?

Bom, seja lá qual for a sua resposta, eu SUGIRO que vocês, meus leitores, espalhem amor, porque minha opinião é essa que tá aí... e ninguém é obrigado a concordar ela.

Escutando: Uma playlist qualquer no Spotify
Permalink Comentários (5)

[01/03/2018] Se der certo, continua!

[09/02/2018] Keep Calm...

[18/12/2017] É só um tempinho... prometo!

[11/12/2017] Lemon a Obra - Capítulo V - A HORA DO SEQUIÇO PARTE I


Atualizações do Usuário

Usuário: Mr_Dyo
@LizTaylor13 só acho que o Spirit poderia aceitar pelo menos corações aqui! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Usuário: Mr_Dyo
Adicionei uma nova história
História: Amor em 4K - Div&#243;rcio
História: Amor em 4K - Divórcio
Como de praxe em suas consultas, anotaria todos os documentos necessários à propositura da ação em seu bloco de anotações e solicitaria que o cliente trouxesse a documentação req..
Usuário: Mr_Dyo
@LizTaylor13 eu não esqueci, mas 9 meses só falta 1 pra acabar, entende? Rsrs
Mas as outras serão atualizadas tbm!! s2
Usuário: Mr_Dyo
@srta_placebo mas seriam as duas com o mesmo tema, o que não seria se todo mal... bom, vou ver o que faço, mas é quase certeza que vai ser uma side de 9 Meses.
Usuário: Mr_Dyo
@Winyung era pra ser corações, mas esqueci que o Spirit n aceita emojis kkkkkllkk