yangdoyin

yangdoyin
Pode me chamar de Mih ~
Nome: Micarla Juliana
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
Aniversário: 4 de Setembro
Cadastro:

yangdoyin - Pode me chamar de Mih ~

- INFJ

- Alguém que canta a beleza de ser uma eterna aprendiz.

- Aquela que está do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Que quer viver como uma Narniana, mesmo que Nárnia não exista.

- Alguém que entende que o essencial é invisível aos olhos.

- Estudante de Psicologia que acredita que cada pessoinha é um mundo maravilhoso a ser descoberto.

- Apaixonada pela vida, apesar dos pesares.

- Beatlemaniaca assumida.

- Tão movida à música que cria playlists quase que compulsivamente,

- Idealizadora e administradora do Projeto Escrita Criativa junto com a @AnnykaArikin e a @PSKAWA

E hoje, no encontro passado...

Postado

E hoje, no encontro passado...

No último dia de setembro (30), do ano de 2017 para os futuros leitores, tivemos o encontro da P.E.C (Projeto Escrita Criativa) no grupão do Whatsapp; onde estão quase todos os integrantes do grupo A, B e C. Nesse encontro tivemos choro, surtos dignos do nosso grupo, filosofia, desafios interessantes e um design de cartão bonitinho feito pela nossa administradora Denise @AnnykaArikin , Deh pros íntimos c; .

Nesse encontro, nesses "desafios interessantes"... tínhamos que bolar algo em conjunto para mostrar no grupão, mas antes de fazer isso tivemos que nos separar em três subgrupos e esse jornal nada mais é do que a forma que encontramos para compartilhar com quem quiser o produto desse momento.



1 - Leio e releio, não quero ver erros. Comandado pela Senpai @PSKAWA
Neste grupo, estão nossas queridas professoras, amadoras e sem diploma, de Língua Portuguesa. Seus textos são espetaculares em ortografia, e claro que são textos maravilhosos não só por isso, né migs? Nesse grupo foi produzida uma história, que você pode ler a seguir:


Vernáculo

Por que eu estou escrevendo isso aqui mesmo? Ah, lembrei, é porque quero lhes dizer algo bem importante.
Tão importante que irei grifar em negrito, tão importante que não sei porque não foi feito antes por aqui. Mas é importante por quê?
Todo autor precisa saber algumas regrinhas básicas de nosso tão belo vernáculo, mas quer melhor exemplo do que escrever na prática os seus significados? Vamos aos Porquês!
Se usa ele separado se escreve no início das frases, mas se ele vir no fim delas você deve deixar ele ainda separado, mas deve colocar o acento circunflexo. Mas e se o seu porque tiver mais significados, ou puder ser trocado por um pois, ou uma vez que... Bom, ele deve ser usado bem juntinho sem acentos.
O porquê nesse momento tem função de ser substantivo e tem o seu pronome acompanhado, por isso ele fica todo juntinho debaixo do seu chapeuzinho.
Mas não é só de porquês que a vida gira, ou seria o português que devia girar?
Talvez seja algo entre o bem e o mal? Não sei, talvez deva observar os pontos e exclamação, o espanto.
Afinal a língua é tão fascinante quanto a vida... Por quê?




2 - Meus personagens são meus filhos. Comandado por Isabelle @NekoAmanda
Nesse grupo, é fácil encontrarmos nossas queridas flores da fertilidade que provam que não é preciso parir ou transar para gerar filhos. As histórias dessas autoras têm personagens tão reais, amáveis (ou não) e tão amadas por nossas flores que é quase como se realmente fossem filhos delas mesmo. Os personagens podem ser pesonae non gratae¹ ou personae gatae², mas nas tramas feita por elas não deixamos de sentir a vivacidade de tais personas e um belo exemplo disso é a segunda história produzida na noite?


Era uma vez, uma linda princesa, com cabelos da cor do fogo e olho azul como o mar. Olho. Não há nenhum erro aqui, ela simplesmente tinha um dos olhos completamente torto. Era caolha…
Não!
O que? Como assim não? Quem é o autor aqui, querida?
Você pode até ser o autor, mas a princesa aqui sou eu! E eu não vou aceitar ser caolha! Onde já se viu?!? Princesa caolha?!? Onde você está com a cabeça, senhor autor? Não, não! Pode me dar os meus dois olhos bonitinhos, por gentileza.
Não digo eu! Você está querendo se intrometer sem nem mesmo saber o que eu planejei para você. Tenha paciência…
Não! Não tenho e não aceito isso, já disse! Eu quero me casar um dia, com um príncipe que me ame! Quem vai amar uma mulher caolha, mesmo uma princesa?!? E também não quero ter cabelos vermelhos! A cor do Demônio, que horror!
A cor do… Tenha santa paciência! Não tem nada disso! E o vermelho lhe cai muito bem!
Cai nada! Eu só uso branco e preto! Fico parecendo uma pecadora!
Querida, seu cabelo vermelho é por causa de sua descendência…
… Que descendência?
Eu não devia ter dito nada… Minha nossa.
Você NÃO vai me contar!?!
Eu não posso… Entenda, é pelo bem da história.
Unf! Não quero saber do bem da história. Quero saber do meu bem! Eu já sofri demais! Mereço um final feliz, não acha? Eu quero alguém que me ame! Um príncipe que se apaixone por mim!
E quem disse que eu quero?
O que…?
Não me entenda errado, querida. Ele vai se apaixonar por você, mas pela pérola, não pela concha.
Não entendi…
Você confia em mim?
Talvez… Só um pouquinho…
Então responda, o que faria se tivesse que escolher entre sua vida e a de uma criança?
Escolheria a da criança, é claro. Mas o que isso tem a ver com o meu problema?
Só responda. Se pudesse sair desse castelo, ir a qualquer lugar, onde iria?
Pergunta difícil… Mas acho que primeiro eu iria ao mercado. Ver as pessoas, crianças. Talvez até brincar um pouco. Depois eu iria a algum lugar como um lago ou uma campina para correr. Só correr mesmo. E então eu ia querer conhecer o mundo. Eu sei que não dá para conhecer ele todo, mas eu quero tentar!
Ok. E por que você quer um príncipe?
Porque eu nunca conheci o amor, é claro! Você sabe disso! Foi você que me fez ser órfã! Eu nunca fui amada de verdade…
E porque ter um olho é tão importante?
Você já leu contos de fada alguma vez na vida? A princesa não é uma mulher que tenha defeitos desse tipo. E se o príncipe não gostar de mim assim, só por causa dessa sua insanidade de revolucionário?
Eu sei que ele vai gostar de você, querida.
E como exatamente você sabe disso senhor autor?
Esqueceu que eu sou o autor? Vou te contar um segredo para que se acalme, ok? Eu posso não ser seu pai ou sua mãe. Eu posso te deixar maluca às vezes. Mas eu te amo. Te amo tanto, que estou escrevendo para você um príncipe que não vai amar sua aparência. Ela vai amar VOCÊ.
Não minha aparência…? Eu?
Você pode não entender agora, mas ele vai amar você tanto quanto eu amo, mesmo você sendo caolha e tendo cabelos da “cor do Demônio”.
Me amar… Mesmo eu sendo assim?
Especialmente por você ser assim, única, que ele vai te amar. Assim como eu te amo.
Eu… Obrigada, autor. Por não me dar ouvidos todas as vezes… E sinto muito por eu ser tão complicada e estranha com a minha aparência, mas é que…
Você não precisa se justificar para mim, querida. Eu te conheço. Eu sei que você não faz por mal. Agora, que tal darmos continuidade a sua história, para podermos então chegar a parte do príncipe encantado que se apaixona pela princesa caolha?
Acho que pode ser… Autor?
Sim, querida?
Eu também te amo.




3 - A história tem que ser foda. Comandado por Micarla, ou Mih para os íntimos, @yangdoyin sim, euzinha 'Ou seria... por Evie M'ctraine @AlvarezEmpress ?'
Já falamos do grupo onde no jogo de palavras da trama pode se encontrar uma Gramática³, no grupo responsável por fazer nossos queridos e não queridos personagens tão reais e agora vamos falar no grupo onde se cria o plot de toda a trama; onde as integrantes tentam usar os clichês de forma mais criativa possível ou fugir deles da forma mais criativa ainda. Estamos falando das nossas gerados de pomplot! Que diferindo dos outros grupos, colocaram em palavras tudo o que elas sabem e fazem quando o assunto é bolar uma história:


Criatividade não vem só pela Mãe Natureza
A construção da história não é fácil, e exatamente por isso nós que nos entendemos bem com essa parte trouxemos essa ajuda aqui.

Pra começar reunimos dicas e tópicos para se ter um plot bem foda e fodastico, pontos que consideramos essenciais e dicas que ajudam a ponto de serem vitais pra cada uma de nós. Esse é o arquivo que contém tudo aquilo que nos ajudou a crescer, e pode te ajudar também.

- Para começar, anote todas as suas idéias, onde puder e em qualquer lugar. Assim como pode fazer uma lista de mensagens que quer transmitir, temas e afins.
- Com suas idéias crie aos poucos uma história. Ou com essas idéias sua história fluirá naturalmente.
- Tenha sua própria expressão, junte seu coração na história e será a arte que todas queremos ler.
- Planeje antes, se isso ajudar vc a escrever e desenvolver plot. Caso n ajude, tenha em mentes pontos chaves: início, meio, clímax, resolução e conclusão.
- Não saia do foco.
- Tente escrever com outras tipologias.
- Faça com que o personagem e a história seja um só e não se separem depois
- Longas pesquisas sobre o místico ou realidade
- Explore gêneros novos.
- Tente criar a história e ver que personagem irar nascer dela
- Se seu personagem mora em SP ele não vai falar biscoito, né amigas? Lembre - se que a língua oral sofre mudanças dependendo do lugar onde se vive.
- Aceite sugestões e críticas construtivas sobre como abordar temas
- Lembre - se que temos linguagem corporal
- Seu personagem pensa e age em convergência ou divergência. Lembre - se disso
- Não se compare com outros escritores

Pronto! Agora é a aplicação prática de como alcançar tudo isso. O que usar pra melhorar a sua construção? Algo pra chegar nesse nosso ideal, porque só saber não ajuda muito, temos que praticar. E qual a melhor forma de fazer isso? Exercícios de escrita, veja aqui os nossos melhores

Exercício 1: as histórias mais criativas nascem do nada, de observações pequenas do dias a dia. Pense na personalidade de alguém bem especial que você adora. Agora pense em algum animal que viu hoje. Seria muito louco se eles fosse o mesmo ser. Será que vocês conversariam?

Exercício 2: Escrever também se trata de amar. Escolha uma obra que adora e tente contar sua história de forma diferente. Tente disfarçá- la mesmo. No fim ninguém vai reconhece-la e você vai ter criado uma história incrível.

Exercício 3: Uma maravilha chamada absurdo. Escrever sobre coisas loucas e sem sentido estimula a criatividade... escreva dois parágrafos com personagens diferentes, em universo diferente, com dilemas diferentes... e depois junta tuuudo. A junção disso pode ser algo muito incrível ou não!
Só tenta...

Exercício 4: Determine dez coisas técnicas sobre a história e escreve em uma listinha (coisas tipo, calendários, ciclo das luas, etc) isso jamais será citado diretamente, mas vai sangrar pela sua escrita e se tornar óbvio. Depois determine dez valores que quer passar com a sua escrita, esses podem ser citados sutilmente quantas vezes quiser (O PODER DA AMIZADE) e então escreva cenas laterais pra exercitar. Elas podem ou não aparecer na sua história, mas servem pra que você conheça o seu mundo. Ele é seu e você precisa ter familiaridade com ele.

Exercício 5: Qualquer coisa pode ser ou ter uma história. Esta no meio de uma história? Procure qualquer coisa relacionado ao momento de sua história e e escreva sobre aquela coisa. No começo de uma história? Melhor ainda, procure qualquer coisa mesmo e escreva sobre ela. No fim? Que tralha do seu quarto daria para um bom final de enredo?
Ex. Uma vez escrevi sobre o corredor que dava na última porta da casa, relacionei ele com a prisão solitária E TEMOS UMA LONGA REFLEXÃO SOBRE COMO ESTAR PRESO e ver uma porta abrindo no final do tunel (seja para liberdade ou para a refeição do dia)

Recomendação: O App 'Diáro' é uma grande ajuda. Ele divide por pastas, e dá pra colocar imagens que fica bem sussa e tem as datas que você escreveu etc. Você pode criar pastas só para os personagens, uns para outros plots etc

Criatividade também se conquista cm a pratica e com a técnica, construção de mundo também deriva do treino. Dedicação é a chave para o sucesso.




Modéstia a parte, fizemos ótimos trabalhos nesse encontro. Esses grupos nos fizeram aprender um pouco sobre Língua Portuguesa em seu belo jogo de palavras, nos emocionar com um amor tão puro de "pai/mãe e filho/filha" e contar com uma ajudinha de um "post" autoajuda sobre pomplots! Espero que tenham gostado, se divertido e chegado até o final desse jornal ~ ~ueheuheuhe~ ! Vejo vocês em um próximo jornal desse tipo? Espero que sim!!
Beijitos! <3




GLOSSÁRIO
¹Personae non gratae: plural de persona non grata, expressão latina que significa "pessoa não-agradável"
²Personae gratae: plural de persona grata, oposto de persona non grata.
³Gramática: não vou explicar o que é, e sim porque está com letra maiúscula iuhiaushf me referi ao livro usado nas aulas de Português ou que você procura alguma coisa sobre a língua em si.


Quer saber mais sobre o Projeto Escrita Criativa? Clique aqui


Permalink Comentários (0)

[10/07/2017] Vamos celebrar (juntos) o dia do amigo?

[09/07/2017] Resultado do I Oscar do Projeto Escrita Criativa

[23/06/2017] Você realmente conhece seu personagem?

[03/06/2017] Projeto Escrita Criativa


Atualizações do Usuário

Usuário: yangdoyin
Adicionei um novo capítulo
História: O D&#233;cimo Quinto Reino
História: O Décimo Quinto Reino
O mundo oscila entre luz e trevas e um sempre irá tentar sobrepor-se ao outro em infindáveis conflitos. Para que a luz e a harmonia possam sobrepujar o caos e a escuridão, regras..
Usuário: yangdoyin
Favoritei o style
Style: Todoroki
Style: Todoroki
Todoroki Resources: Photoshop, DaFont, DeviantArt, punk-rose Mostrar Spoiler: @Bereu__NÃO ESTOU ACEITANDO PEDIDOS DE STYLES - BEREU. Gente, quero agradecer a Juno por ter ..
Usuário: yangdoyin
Favoritei a história
História: Rosas Vermelhas
História: Rosas Vermelhas
“Ela não o via. Nunca o tinha visto. Ela já havia se acostumado com o fato de que nunca seria mais para ela do que era agora, mas, a três meses, quando ela surgiu com Dylan… Sent..
Usuário: yangdoyin
Adicionei uma nova história
História: Viver para ver o sol brilhar outra vez
História: Viver para ver o sol brilhar outra vez
Dias ruins vêm e passam, embora enquanto estamos neles nem sempre sejamos capazes de crer nisso. | Reflexão | "Setembro amarelo é pro ano inteiro" |
Usuário: yangdoyin
Favoritei a história
História: Ess&#234;ncia
História: Essência
Poderia ser um turbilhão de coisas, mas quando mais olhasse para si, mais enxergava a sua real essência. Yoguesse


Dados do Usuário

Tumblr: http://yangdoyin.tumblr.com/

Twitter: https://twitter.com/yangdoyin?lang=pt-br

Animes Favoritos:
Pela ordem que assisti, seria:
💙 Hunter x Hunter
💙 Fairy Tail
💙 D.Gray-Man
💙 Orange
💙 Akatsuki no Yona
💙 Fate Zero
💙 Fate Saty/Night Unlimited Blade Works
💙 Haikyuu
💙 One Piece
💙 Boku no Hero Academia
💙Fullmetal Alchemist

Esses são alguns que têm um lugar todo especial no meu 💙...

Bandas ou Músicos Favoritos:
The Beatles é a minha base! Eu não passo um dia sem ouvir nem que seja uma musica deles sério mesmo.
George Harrison é meu Beatle Favorito
Paul McCartney é um fofuxo mas é o segundo
As demais bandas são sazonais vai de acordo com o clima, meu humor e a estação do ano :p
Eu gosto de músicas de décadas passadas e atuais, gosto de música, não me prendo a um único gênero ou banda, curto de tudo um pouco e sou muito feliz assim u.u
Só tenho raiva de quem fica de odiozinho gratuito com os outros.

Citação Pessoal:
São duas músicas que definem minha pessoa d+

💙 A 1ª representa minha forma de encarar o mundo:
Gonzaguinha - O que é o que é
https://www.letras.mus.br/gonzaguinha/463845/

💙 A 2ª é minha filosofia de vida (independe de Religião)
Fagner - Oração de São Francisco
https://www.letras.mus.br/fagner/255575/

Filmes Favoritos:
💙 Nárnia (todos eles pq amo Nárnia)
💙 Harry Potter (todooooos)
💙 Hotarubi no Mori e (perdi as contas de qtas vezes já vi e chorei)
💙 A Hard Day's Night (Um filme dos Beatles que tmb já perdi as contas de qtas vezes vi)
💙 A Lagoa Azul e De volta à Lagoa Azul (sou vintage msm e daí? °^° Eu assistia na sessão da tarde TODAS AS VEZES QUE PASSAVA e amava)
💙 Por falar em vintage, adoro os filmes do John Travolta, minha mãe que gostava eu achava mó engraçado as dancinhas dele :p

Gênero de Animes/Mangás Favoritos:
Eu gosto de histórias épicas e magia

Gênero de Música favorita:
Gosto de tudo um pouco, sou de lua mas costuma ser:
Rock de todo o tipo, Pop, Eletronica, MPB tanto a antiga quanto a nova, Músicas dos anos 50, 60, 70, 80, 90 Nacionais e Internacionais
Como eu disse antes, gosto de música em si.

Jogos Preferidos:
Só curto jogos de raciocinio, simulação. e joinhas
não gosto de jogos que a pessoa morre
me deixa aflita

Mangás Favoritos:
💙 Akatuki no Yona
💙 Mars
💙 Boku no Hero Academia
💙 Orange
💙 Hirunaka no Ryuusei
💙 D. Gray-Man
💙 Yakusoku no Neverland
💙 Cheese in the Trapp (Webtoon)

O que você encontra no meu quarto?:
O de praxe, um pouco de bagunça no guarda roupa e Livros 💙

Personagens de animes/mangás preferidos:
💙 Soo-won, Kija, Jae-ha e Zeno de Akatsuki no Yona
💙 Levy, Gajeel e Rogue de Fairy Tail
💙 Hisoka, Chrollo e Kurapika de HxH
💙 Suwa e Kakeru de Orange
💙 Lavi Bookman e Miranda Lotto de D.Gray-Man
💙 Gilgamesh, Diarmuird, Archer e Cu Chulain de Fate
💙 Worick e Nicolas de Gangsta
💙 Sanji, Vivi, Chopper, Zoro, Law, Ace, Luffy, Nami de One Piece (em 27/06 ~ há um mês vendo o anme) ~ a cada mês vou atualizar isso ;)

Poeta ou Escritor Favorito:
💙 Monteiro Lobato - Comecei a ler por causa dos livros dele do Sitio aos 9 anos e nunca mais parei ahsduashdu
💙 C. S. Lewis - Nárnia cara Nárnia eu já li 12 vezes de 2000 pra cá
💙 Sidney Sheldon - Já li quaaase tudo dele <3 amo desde pirralha tmb
💙 George R. R. Martin - Conheci depois de grande e não preciso nem dizer o quanto esse cara é fodastico né?