1. Spirit Fanfics >
  2. Estudo do Apocalipse >
  3. A Prisão De Satanás

História Estudo do Apocalipse - A Prisão De Satanás


Escrita por: FonteEterna

Capítulo 64 - A Prisão De Satanás


Fanfic / Fanfiction Estudo do Apocalipse - A Prisão De Satanás

A Prisão De Satanás

Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.” (Apocalipse 20.1-3) 

Imediatamente após ter perdido os seus dois principais auxiliares – a primeira besta (o anticristo) e a segunda besta (o falso profeta) – Satanás fica a rodear a Terra, sem ter para onde ir e a quem recorrer. 

Nesse ínterim, surge um anjo dentre as miríades celestiais, cuja referência de grandeza (se é que a tem) não é mencionada, acorrenta Satanás e o deixa completamente neutralizado e preso no abismo por mil anos. 

Podemos notar que a Bíblia não aponta nenhuma resistência dele, mesmo sendo aprisionado por um anjo comum. Isto é, Satanás, o antigo Lúcifer, a grande serpente, o sedutor das nações, não foi aprisionado por nenhum arcanjo, querubim ou serafim, não! Qual a razão disto? Há pelo menos dois motivos:

1) Porque ele já estava vencido! Vencido na cruz do Calvário pelo nosso Senhor Jesus Cristo! Sim, esta é a principal razão pela qual ele não pôde resistir ao anjo comum. 

Já mencionamos o fato de que quando o Senhor Deus criou o homem, deu-lhe autoridade total sobretoda a Sua criação, ou seja, sobre toda a Terra e o que nela havia.

Mas quando este homem se submeteu à palavra do diabo, ou ao seu conselho, então ele automaticamente passou a sua autoridade e o seu domínio sobre todas as coisas para as mãos de Satanás.

É claro que quando o homem estupidamente se sujeita à palavra de outrem que não a do seu Criador, este outrem passa a ser o seu senhor. Diante disto, o homem passou a ser subserviente a Satanás.

Mas quando o Senhor Deus veio a este mundo, vestido do mesmo material do homem, isto é, em carne, e na própria carne venceu as tentações da carne, do diabo e, finalmente, a morte, então Ele resgatou a autoridade e o domínio dados anteriormente ao ser humano.

É claro que este resgate de autoridade e domínio não é automático para todos, mas apenas para aqueles que creem de todo o coração no Senhor Jesus Cristo como Único Senhor e Salvador pessoal.

É importante focalizarmos que esta autoridade e este domínio que Adão havia recebido não eram um simples poder sobre os animais, não! Eram autoridade, domínio e poder sobre todos os animais, sobre toda a natureza, toda a Terra, ar e mar, além de todos os poderes das trevas!

Assim determinou o Criador para a sua criatura: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gênesis 1.28).

O que podemos entender por “dominai sobre todo animal que rasteja pela terra”? Não usou o diabo uma serpente para enganar Eva? E não é uma serpente um animal rastejante pela terra?

Além disso, temos no regresso dos setenta discípulos do Senhor Jesus grande alegria por terem executado a autoridade dEle para curarem enfermos e expelirem os espíritos imundos. O texto sagrado diz:

“Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.” (Lucas 10.17-19)

Aqui, serpentes e escorpiões são diferentes categorias de demônios. E o Senhor fez questão de frisar:

“Eis aí vos dei autoridade sobre todo o poder do inimigo”! Significa que todos aqueles que têm vivido pela fé exclusivamente no Senhor Jesus Cristo têm a Sua autoridade e domínio restabelecidos sobre todo o poder do diabo e do seu inferno!

E esta autoridade é traduzida pela fé viva no Deus Vivo! É a fé que produz vida! É a fé que nos faz conquistar tudo aquilo que Deus prometeu, que era nosso e o diabo roubou!

É a fé que não tem sentimentos, que não faz caso dos cinco sentidos, e que é, de certa forma, algo bruto.

A fé dissipa as trevas e traz solução para o problemático!

Sim, esta é a autoridade que nos foi conferida a princípio, e que agora, no Senhor Jesus, ela é restabelecida! 

Por isso mesmo ela é a fé que dá origem ao verdadeiro amor! É a fé que vence todo o mal, e, assim, agrada a Deus! É a fé que confunde a razão e os sábios deste mundo! A fé é a autoridade e o poder de Deus agindo dentro de nós! 

E foi esta a qualidade de autoridade e domínio executada pelo Senhor Jesus durante o Seu ministério terreno: a Sua fé viva no Eterno Deus-Pai! Daí o fato de ter Ele vencido tudo, para a glória de Deus! 

E o mesmo Ele nos conferiu para a Sua eterna glória! Se não a usarmos contra o inimigo da nossa alma, o diabo usará a sua autoridade, conferida pelo próprio homem, para nos destruir! 

Vivemos em uma guerra a cada momento da nossa vida: ou vencemos ou seremos vencidos! Não há empate, nem mesmo acordo. Ou você vence o diabo, ou o diabo vence você! 

Quando o anjo comum prendeu Satanás, este não tinha forças para resisti-lo, uma vez que ali estava se cumprindo o que ele aguardava acontecer. Satanás sabia que o seu momento havia chegado e que a Palavra do Eterno tinha de ser cumprida! 

2) A segunda razão pela qual a prisão de Satanás foi realizada por aquele simples anjo é que este estava de posse de uma corrente. E Satanás sabia que aquela corrente estava reservada para ele, pois representava a autoridade de Deus. 

Portanto, cremos que o anjo nem precisou correr atrás de Satanás, mas apenas lhe mostrou a corrente.

Diante disto, ele teve de se entregar. Todos aqueles que são de Deus também têm esta corrente invisível, não para prender Satanás no abismo, mas para laçá-lo e o arrancar da vida dos seus oprimidos, isto é, para executar a autoridade de Deus sobre o reino das trevas e assim livrar os cativos do inferno. 

Quando Daniel, após ter aplicado o coração a compreender e a se humilhar diante de Deus, foi visitado por um anjo, este lhe disse:

“Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.” (Daniel 10.12,13) 

Este anjo que foi até Daniel precisou receber ajuda de Miguel, um dos primeiros príncipes angelicais, para vencer o principado da Pérsia. Isto aconteceu porque até aquele tempo o Senhor Jesus não havia vindo ao mundo e vencido o diabo.

Mas a partir do momento em que o Senhor Jesus foi encravado na cruz, e pagou o preço pela nossa redenção, o diabo perdeu todo o seu poder e toda a sua autoridade diante daqueles que estão em Cristo Jesus!

Por isto mesmo não tem principado, potestade, dominador ou forças espirituais do mal que possam resistir àqueles que têm vivido pela fé no Senhor Jesus!

Está escrito: “e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2.15).

Isto significa que o Senhor Jesus triunfou na cruz e despojou todos os principados e potestades de todo o mundo, inclusive o próprio Satanás! Aliás, o abismo em que ele foi aprisionado não é o mesmo lago de fogo com enxofre onde já se encontram as duas bestas.

Este mesmo abismo é citado várias vezes no Apocalipse. No capítulo 9, versículos 1, 2 e 11, ele é aberto por um anjo, e todos os demônios que lá se encontravam são libertos e contaminam todo o mundo, como gafanhotos.

Também nos capítulos 11 e 17 lemos a respeito deste abismo. Trata-se, por sinal, do mesmo abismo citado em Lucas 8.31, onde há o relato de um homem possuído por uma legião de demônios.

Quando eles são ordenados a saírem daquele homem, rogam ao Senhor Jesus que não os mande para o abismo, do qual, aparentemente, têm medo, pois isso equivaleria a um encerramento definitivo, de modo que ficariam completamente sem poder.

É importante que se diga que os demônios são espíritos imundos que só têm descanso quando estão alojados em um corpo humano, pois é justamente aí que eles têm capacidade para manifestar todo o seu caráter perverso.

Se, porém, são confinados ao abismo, como se expressar? Satanás, então, é lançado no abismo completamente acorrentado. De lá ele não pode sair, pois há um selo na porta, o qual ninguém pode quebrar.

A partir daí a humanidade não será mais enganada e instigada contra Deus, pois terá sido removida de um só golpe a enorme pressão espiritual satânica que se abate de forma tão cruel em nosso mundo.

Esta tem sido a nossa fé: que todas as injustiças; todas as dores; todos os problemas sociais que têm envolvido as nações; todas as guerras; todas as rebeliões; todas as doenças e enfermidades; enfim, tudo aquilo que até então tinha impedido a plenitude do gozo da vida terá sido cessado.

Eis que por mil anos ininterruptos a Terra experimentará de novo o mesmo clima de paz, de justiça e amor do jardim do Éden. É o Reino milenar do nosso Senhor Jesus Cristo sobre toda a Terra!


Notas Finais


Ao término do Estudo do Apocalipse. Começarei a fazer Estudos Bíblicos. Caso tenham alguma ideia, sugestão ou dúvida que vocês queiram que eu aborde nesse estudo pode deixar nos comentários ou na mensagem privada.


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...