1. Spirit Fanfics >
  2. Guia definitivo da mitologia brasileira >
  3. Co-criadora

História Guia definitivo da mitologia brasileira - Co-criadora


Escrita por: filhodosol_07

Notas do Autor


Aqui está mais um pouco, espero que gostem.

Capítulo 4 - Co-criadora


Fanfic / Fanfiction Guia definitivo da mitologia brasileira - Co-criadora


 Falaremos agora de uma das minhas deusas favoritas.

 Araci ou Aracy é a deusa das madrugadas, amanhecer e das manhãs.

 Exitem duas versões distintas sobre essa deusa, vou contar as duas mas levem em consideração a que vocês acharem melhor.


 Araci, a primordial.

 A primeira versão (que também foi a primeira que eu conheci e é a minha favorita) retrata Araci como uma deusa primordial. Ela teria descido dos céus junto a Tupã, e teria o ajudado na criação do mundo.

 Tendo sido criada por Nhanderuvuçú ou Tupã, Araci seria a primeira esposa do deus trovão, co-criadora do mundo, e os dois juntos seriam a primeira luz do universo.

 Araci mais tarde seria confundida com Jaci, a deusa lua, e substituída pela mesma em vários mitos, inclusive o próprio mito da criação.


 Araci, a semideusa.

 A segunda versão fala de Araci como a primeira semideusa, e sim, nós também temos semideuses!

 Contasse que no início o mortal Itaquê amou a imortal Jaci, e desse amor teria nascido Araci, a primeira semideusa.

 Araci viveu sua vida na terra, mas após sua morte teria sido elevada aos céus por sua mãe, se tornando a deusa/ninfa do amanhecer e das manhãs (toma essa Helena de Tróia!).


 Os sete monstros.

 De acordo com o mito guarani Tau, o espírito do mal, sequestrou a bela índia Kerena e a obrigou a se casar com ele (Perséfone não foi a única sequestrada sabiam?). Vendo aquilo Araci ficou furiosa, e como punição para tal ato, ela amaldiçoou aquela união forçada, de modo que todos os filhos nascidos dali seriam monstros horrendos. Alguns seriam tão terríveis por dentro quanto eram por fora.

 Nesse ponto eu tenho que defender Araci, afinal ela agiu de maneira certa ao querer punir Tau, que tomou a Índia a força. Agora se o tiro saiu pela culatra e acabou criando esses monstros horríveis, já não é culpa dela certo?


 A deusa poderia ainda se transformar em uma cigarra, seu animal símbolo, e nessa forma seu corpo estaria coberto de pedras preciosas.


 Sendo uma primordial ou uma semideusa Araci é sempre retratada como a deusa do amanhecer, madrugadas e luz. De modo comparativo poderia ser associada às greco-romanas Hemera (deusa primordial do dia) e Eos/Aurora (titanide do amanhecer), ao egípcio Khepri (o sol nascente) e ao nórdico Dag (deus do dia e do amanhecer).




Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...