1. Spirit Fanfics >
  2. Guia definitivo da mitologia brasileira >
  3. Filha rebelde

História Guia definitivo da mitologia brasileira - Filha rebelde


Escrita por: filhodosol_07

Notas do Autor


Famílias divinas também tem problemas com filhos rebeldes.

Capítulo 16 - Filha rebelde


 

 Em diferentes mitologias podem existir diferentes versões de uma mesma lenda, com mitos e lendas que justificam essa versão. E esse é o caso da nossa próxima deusa.

 Sumá, na mitologia tupi-guarani, é uma deusa de extremos, sendo a protetora da agricultura mas também a deusa da ira e da vingança. Seria a filha legítima de Tupã e Jaci (aqui vemos a versão que fala de Jaci como esposa de Tupã).


 Filha rebelde

 Sumá seria bem diferente de seus pais em personalidade, sendo mais agressiva e violenta que ambos, meio que a filha rebelde do casal celeste (uma típica ovelha negra da família).

 Por vezes dita como uma inimiga da humanidade (mais uma que tem muita raiva dessa tal de humanidade), Sumá viajaria pela terra espalhando discórdia e guerras, sempre vestida com seu manto de cipó-chumbo.

 Mas sendo também uma protetora da agricultura, Sumá cuidaria das plantações dos índios contra pragas e infestações, e durante os tempos de guerra (digamos apenas que ela é meio bipolar).


 Em termos de atributo, Sumá poderia ser associada às greco-romanas Deméter/Ceres (deusa da agricultura) e Ênio/Belona (deusa da guerra), à egípcia Sekhmet (deusa da guerra e vingança) e à nórdica Sif (deusa da vegetação e batalhas).




Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...