[Snk/Aot uma paixão à primeira vista...]
Como já tinha dito na primeira vez que disse como conheci o anime, foi pela recomendação dos meus amigos no Colégio à uns 5 anos atrás, ainda entre 2018 é 2019 bem no fim da primeira parte até o início da segunda parte da terceira temporada ( The Best Season ) eu meio que ignorei, por que Attack On Titan sempre era uma anime que todos falavam como era bom, eu até me interessava mas sabe aquele tipo de parada que você até gosta mas nunca da uma chance esse era Guzman de 2018, mas bem tempinho se passou e aí numa madrugada du nada, tava entediado sabe como é, abri aquela bosta da Chunchyroll pensei (já assisti maioria do catálogo, Boku no hero, Black Clover, Haikyuu, Hunter x Hunter, One piece etc. então pensei é agora ou nunca, sem nada novo para assistir, logo pensei no tão aclamado Attack On Titan.
Bem meus amigo naquela madrugada eu maratonei todos os seis primeiros ep de Aot, até início do arco de Trost com aquele abrupto fim em que Eren simplesmente vai de vasco pela primeira vez... só que não.
Foi daquele momento pra frente em que eu, Guzman, se tornou um fã boy de carteirinha no bom sentido ok de Aot, eu me apaixonei por esse universo como nada antes tinha me pegado e marcado tanto nessa mídia de animes. gigantes pelados conquistou meu coração.
Aot ou Snk, era muito diferente do que havia assistido até aquele ponto da minha vida em animes (não querendo bancar intelectual ok, estou dizendo que o anime realmente capturou minha atenção em menos de um arco ep, coisa que difícil acontecer somente com as obras que são as minhas favoritas tipo HxH ou Boku no hero quando ainda tinha alguma qualidade em seus arcos kkkkk)
Aot tinha algo mais a me mostrar aquele universo era obscuro, sombrio, complexo, misterioso e belo em sua imensa natureza mas nisso tudo cercados por muralhas que os protegiam deste "monstros" mas dentro delas eram reféns de governantes corruptos que perpetuando uma doutrina de alienação as pessoas impondo medo a elas, alienadas a viverem como bando de gado que apenas iriam os sustetar, como menino Tatakae já dizia.
Bem para resumir tudo que me fez me apaixonar vou fazer por partes, tudo que consegui absorve de Aot, então bora lá.
.
.
.
Parte 1 - Universo, construção de mundo, filosofias é doutrinas.
Mas do outro lado da moeda existia aqueles questionavam essa ordem (Tropa de Exploração), os neutros que buscavam apenas à paz nas muralhas é igualdade (Guarnição) é os completos corrompidos é aproveitadores dos luxos desta doutrina (Polícia Militar) ambos tinham suas filosofias, morais é objetivos dentro da muralha isso para mim sempre foi fascinante.
Não somente a Tropa de Exploração e complexa é interessante como as outras instituições também.
Mas como palco principal de toda história Aot, a Tropa de Exploração é sua filosofia são uma das maiores essências de todo este universo.
Filosofia da Tropa de Exploração era de que verdade do que havia lá fora, além das muralhas, era maior liberdade que podia ser concedida ao povo das muralhas, buscada é lutada justamente para tirar os tiranos do poder, assim por décadas eles foram em busca do que havia além daqueles muros.
Porém fracassos atrás de fracassos o levaram a serem odiados pela grande maioria da população é desacreditados assim viraram uma chacota, que foi propagada pela Pm e o governo que sempre tentavam impedir seu avanço é apreço pelos civis, assim apenas aqueles que estavam fartos das mentiras do governo buscavam tal "Liberdade" como pássaros queriam ser libertados da jaula da "Opressão" trazer a verdade do que havia além deste muros, mas levaria um século dês de sua criação para que por um a caso do destino meio que consequente de outro a caso anterior do destino, desse a eles uma única chance da Tropa de Exploração finalmente conseguir avançar em "seus objetivos"
Assim no ano 850, 5 anos após maior tragédia da muralha, na batalha de retomada de Trost foi os trago pelo destino um jovem, chamado Eren Yeager descendente de Grisha Yeager mesmo homem que apareceu misteriosamente fora das muralhas, que salvou o Distrito de Shingashina de um epidemia é sumiu misteriosamente após a tragédia da muralha Maria.
Este jovem mudou tudo, ele era arma perfeita que podia ir de igual a igual contra os monstros titãs, ainda mais aos traidores também titãs, ele auxiliaria a Tropa de Exploração em suas expedições e seria chave da verdade por de trás do havia além das muralhas... assim foi, um jornada nada fácil, Eren teve que aprender inúmeras vezes com a dor física e mental da perda novamente para controlar e evoluir seus poderes como um portador de um titã primordial é da liberdade, até assim chegar após uma longa batalha e jornada à verdade que seu Pai havia guardado para ele é a humanidade das muralhas, que "além das muralhas, humanidade nunca pereceu, os titãs eram civis do seu mesmo povo de paradis (Eldianos súditos de Ymir) que eles eram escravos de uma doutrina dentro das muralhas e fora delas oprimidos por serem demônios, para o povo dominante do mundo lá (Os Marleyeanos)"
Isso amplificou a filosofia de liberdade da Tropa de Exploração, agora não eram mais prisioneiros de seu próprio governo, mas sim do mundo.
Agora haveria uma divisão de filosofias aqueles que eram mais pacíficos iriam buscar a paz e a liberdade sem quererem derramamento desenfreado de sangue, pela diplomacia, exemplos como Armin e Hange, membros da 101° Divisão, Levi, Pyxis é a Guarnição sempre foi neutra mas sempre teve boa relação com Tropa de Exploração sempre buscou ser pacífica.
Já Aqueles que estavam revoltados é cheio de ódio por saberem que ainda eram homens e mulheres não livres em mundo além das muralhas que apenas os odiava, assim se aproveitando deste ódio Floch, um personagem que tinha uma forte filosofia de liberdade e proteção ao povo das muralhas, viraria o líder da sussesão forçada da nova instituição das muralhas, faccão Yeager que iria pregar valores de liberdade absoluta, ódio ao povos além da muralha é condenar a morte ou a prisão aqueles que discordassem da nova ordem da instituição imposta a força, "apoiada" pelo "salvador do povo eldiano" Eren Yeager.
Bem em geral este resumo máximo caraca, aqui vocês percebem como filosofia da Tropa de Exploração é uma essência e pilar de toda obra, já que praticamente consegui resumir vários eventos que está filosofia permeou, ou seja toda a história.
Mundo é universo Aot, possui para mim uma clássica metáfora ou alegoria ao velho tão conhecido conto da caverna de Platão, acho que todo mundo conhece mais um resumo rápido.
Um história conta que alguns homens vivem à várias gerações em uma caverna onde suas únicas ligações com mundo externo são imagens projetadas por sombras aquilo era verdade absoluta, aquilo era mundo para eles, sendo isto um símbolo de uma sociedade humana aprisionada aos seus sensos comuns e preconceitos, que apenas a caverna existia o mundo exterior não passava de uma ilusão.
Só que um dia, um deste homens se cansou desta ilusão, quis ver que havia um mundo além da caverna, quando saiu... descobriu mundo, viu pássaros, animais, florestas e construções, tudo que apenas um dia era uma ilusão.
Ao voltar para caverna tenta convencer seus companheiros que havia mundo lá fora além da caverna, o mundo que sempre viam entre as sombras existia, mas ele foi morto por eles no mesmo instante, sendo desacreditado é mesmo que fosse verdade o o que falava (é era verdade) aqueles homens ainda queriam viver na ignorância e na ilusão daquela caverna.
Em resumo essa história, ela retrata que ignorância humana muita das vezes ou maior parte das vezes, vence a verdade absoluta.
A sociedade das muralhas perfeito reflexo disso, civis apenas vivem para trabalhar sem nunca mudarem de casta social (já que muralha Rose e Maria sustentavam os governantes e nobres da muralha Sina), assim pagam impostos (sustentando o governo é seus corruptos), beber e procriar (para se esquecerem é não questionarem) é morrer sem nunca nem se quer saber do por que vivem o mesmo ciclo sem fim.
Como bando de gado, você pode dizer "Mais o que eles podiam fazer?" Eu te respondo realmente "nada" mas este não meu ponto, sim que povo das muralhas não sabe sobre sua história antes das muralhas.
"Apague sua história, é manipule seu futuro"
Eles vivem o medo constante da invasão e completo fim das muralhas pelos titãs, algo que foi propagado pela igreja das muralhas é governo no ensino escolar na educação das crianças das muralhas que repassaram isso para suas futuras gerações a viverem no "conformismo"
Uma outra forma de controlar parte da população mais nobre e pobre, não questionar sobre real história do mundo apenas ser grato as muralhas por elas existirem.
Deus (a igreja) ou rei não devem ser questionados, já que eles fizerem isso pelo seu bem não é? Entendeu elemento de manipulação algo que fala muito com nosso mundo real.
Quanto políticos, pastores, padres ou qualquer figura de poder não podem ser questionadas por que elas fazem o "certo"
Bostil bananil sabe muito bem como é isso, como aqui a ignorância reina e a idolatria pelo poder vence, praticamente tudo que disse reflete várias sociedades em todo globo.
Principalmente países que são ditaturas totalitárias que idolatram seus líderes. Acho que da para pensar uns bons exemplos só de cabeça né? Não atoa snk é quase proibidos nesses países.
Voltando, em geral a sociedade das muralhas vive na mais pura ignorância, eles não tem história, então para que pensar no futuro da humanidade? Eles são representação da sociedade humana da caverna que prefere viver mundo que já conhece do que mundo verdadeiro além da caverna pela pura ignorância, conformismo e medo do desconhecido.
Aí surge a Tropa de Exploração, uma figura odiada pelo povo (apenas pela ignorância) por serem opostos a tudo que sociedade, governo ou igreja prega assim são demonizados por pensarem além do gado ou manada, eles queriam saber sobre sua história, por que vivem nestas muralhas "será que apenas por que os titãs estão lá fora?" Eles vão perseguir está visão até suas mortes por que eles queriam saber a verdade... isso era liberdade daquele povo ignorante de seus líderes poderosos que controlavam seus futuros.
Huff... vamos para parte 2.
.
.
.
Parte 2 - Um Mundo Inevitávelmente Cruel
Aot apresenta mundo com uma natureza vasta e bela (ilha de paradis) mas que se distoa pelas muralhas que a aprisionam, os monstros que os prendem a viverem como pássaros engaiolados nelas, no poder os nobres que apenas pensam em seus luxos, abaixo os pobres que são excluídos apenas servem como massa de manobra é os sustetam, no meio os soldados que dão suas vidas além das muralhas em busca da verdade mas morrem sem nunca mesmo terem visto ou terem feito algo significativo, é esquecidas as crianças que sonham em ver o mundo mas para isso, sangue é lágrimas teram que ser derramados para isso.
Aot mostra que para glória existir ela terá que vir em uma ardoa luta inevitável que para ela ser vencida teram que ser feitos sacrifícios que derramaram muito sangue, lágrimas, eles teriam de deixar seus sonhos de lado para que humanidade venha avançar para assim alcançar a verdade absoluta (sua liberdade)
Mortes e mais mortes que parecem não ter sentido, jovens, adultos, idosos deram suas vidas para que neste mundo cruel a verdade viesse a ser confirmada... ela foi, mas a tão buscada liberdade nunca existiu fora das muralhas.
Eles ainda eram escravos, não mais de seu próprio povo mais sim do mundo que os odiava, cruel mundo nunca os deixaria serem livres do ciclo de ódio.
.
.
.
Parte 3 - Ciclo de ódio
Ódio um dos sentimentos mais fortes humanos, que pode atravessar gerações, séculos, eras, ele nunca irá ter fim.
Até que ambos entendam que não faz sentido se odiarem por erros do passado.
Mas quando dois povos possuem tanto ódio eles criam um ciclo, que sempre se repete, um causará dor ao outro até que eles se destruam por completo.
Eldianos e Marleyeanos exemplificam isso, ambos os povos se escravizaram, se massacraram é se destruíram por ódio das tragédias causadas por ambos.
Eldianos massacraram nações, tornaram os Marleyeanos seus escravos até que as famílias nobres eldianos começaram a se matar entre sí pelo poder titã, que era o que os mantinham a cima de todos cada um queria guiar a nação.
Só que um rei eldiano (Karl Frietz) se cansou de tanta tragédia, com uma enorme culpa pelo que seu povo é seus ancestrais causaram aos Marleyeanos ao mundo, como punição decidiu fugir e deixar a guerra titã ser vencida pelos Marleyeanos, deixando parte do poder titã das famílias nobres eldianos a eles, assim Marley se tornou nova nação que comandaria o mundo, ele então levou uma porção de seu povo para uma ilha onde viveriam em paz.
As consequências disso foram que...
Marley por ódio condenou os eldianos restantes, a viverem aprisionados a guetos é distritos como em campos de concentração é servirem ao quer eles quissem, ser seus empregados para os servir, trabalhadores para produzir, soldados para lutar em suas guerras etc.
Uma verdadeiro apartheid, ou seja regime racial onde eldianos até teriam que usar braçadeiras para serem identificados é julgados caso qualquer incomodo.
Enquanto isso...
Os Eldianos da ilha de paradis, viveram por 100 anos de "paz" graças ao poder do Titã primordial de Karl que apagou suas memórias do mundo exterior é as muralhas que foram construídas por cima dos guardiões de paradis (os Titãs primordias) como no acordo em que teve com Marley de que caso houvesse um ataque a ilha eles iriam despertar o Estrondo assim deixando apenas Paradis como resquício da humanidade, ele deixou seu posto de rei para se torna um nobre como outros botando rei fantoche para nunca ser descoberto a verdadeira família real, assim a cada geração foi passada sua ideologia da culpa eldiana, com intuito de que quando chegasse a hora do julgamento eles aceitassem que o povo eldiano deveria ser exterminado.
100 anos se passaram quase extermínio aconteceu com queda da muralha Maria em 845, mas resultado disso apenas foi massacre da maioria dos integrantes da família Frietz pelas mãos de Grisha Yeager que queria a salvação das muralhas e de sua família mas apenas obteve o poder do primordial que foi passado ao seu filho Eren, assim apenas restou Rod Reiss e Historia Reiss os últimos descendentes da família Frietz.
Rod em 850, em uma tentativa fracassada tentou usar sua única filha para atrair Eren o atual portador do primordial para o devorar ele, já que não tinha coragem de assumir os poderes de primordial não queria arcar com isso, Historia então não deixou ser manipulada no último instante, o que gerou que Rod desesperadamente se tornasse um titã pelo soro espial mas como sabemos isso levou seu fim.
Junto do governo real é uma completa dissolução da Pm corrupta com sua doutrina de proteção ao família Reiss e sua ideologia da culpa e da não verdade absoluta ao povo.
Muralha maria foi retomada, após sacrifícios de mais da metade da Tropa de Exploração, com morte do comandante Erwin, recuou dos invasores Zeke, Reiner é Pieck (titã bestial, blindado é carroceiro) é a morte e passagem de portador da maior arma de Marley, titã colossal (Bertolt) agora sendo Armin o portador e paradis tendo maior poder titã em suas mãos depois do titã primordial.
Eren é Tropa de Exploração descobrem a verdade, sobre mundo lá fora.
Eren pelo toque de Historia, vê futuro, assim daquele dia em diante toma a descisão de causar o estrondo libertar finalmente paradis.
Tudo isso se resultou deste ciclo de ódio, que nunca acabou, mas quando ele acaba ele leva tudo é todos juntos em um fim destruição total.
Mesmo assim um novo ciclo de ódio se cria, novamente voltamos a estaca zero.
Estrondo despertou mais 100 anos de paz, mas trouxe a destruição completa da ilha de paradis é mundo agora estava em completa ruínas uma nova era de titãs primordias ira renascer.
Parte 4 - Conclusão
Attack On Titan nos trás verdade que dói a humanidade nunca deixar de lado ódio, por que isso faz parte de nossa essência humana, amor por mais forte que seja nunca deixará de andar lado a lado com ódio, Eren fez estrondo por ódio e amor ao seu povo é seus amigos.
Bem sabia que isso iria gerar outro ciclo de ódio ainda pior, mas mesmo assim ele queria dar paz aos seus amigos em uma vida sem guerras ou tragédias mesmo que isso custasse futuro do povo eldiano e do mundo.
Odeiam ou amem Attack On Titan essa uma das mensagens mais verdadeiras e puras do nosso mundo.
Sou grato por ter conhecido Aot tão cedo na minha vida, como um jovem me trouxe reflexões que nunca eu iria me fazer sobre nosso mundo, me fez amar cada personagem dos mais odiaveis (Annie, Reiner, Bertolt, Zeke, Magath, Pieck, Galiard, Gabi, Falco) até os mais amáveis (Mikasa, Armin, Eren, Erwin, Levi, Hange, Pyxis, Hannes, Grisha, Keith, Sasha, Connie, Jean e Marco) sabe por que cada um tinha seus objetivos, medos, crenças, amores, dores, sonhos é vinganças eram todos seres humanos com falhas e acertos, não era história qualquer era nossa história só que trajada uma fantasia.
Vou sentir falta dos momentos que ri, chorei, dos que me alegraram, me entristeceram, me exaltaram é me consolaram.
Se hoje ainda pesisto em ser autor de uma fic's como "Attack On Titan: The Sacrifices" foi graças essa obra maravilhosa, que mesmo sendo imperfeita nunca vou deixar de ser grato por tudo que ela me gerou.
Obrigado Hajime Isayama.
Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.
Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.