- MINHA JORNADA COM OBRA DRAGON BALL -
Meu Primeiro contato com suas obras foi algo que acredito incomum para muitos fãs de Dragon Ball, já que não comumente comecei pelo Z ou GT sim pelo Dragon Ball Clássico entre 2013/2014 transmitido no finado Canal da Warner Toocast de Desenhos clássicos dos anos 60/70/80/90 (E que dias chegará ao seu fim este ano, uma ironia ver canal que eu comecei minha jornada ser encerrada no ano de sua morte)
Lembro-me de que assisti do início ao fim toda a jornada do pequeno Son Goku, foi incrível sempre pela tarde após chegar da escola eu ia correndo para tv no quarto dos meus pais já doido para ver a abertura imperdível do DB Clássico da versão da globo que é a melhor sem dúvida nossa só de lembrar dos versos inicias arrepia!
" Vamos conquistar, as feras do dragão! Levar para a luta garrar de um vencedor!
Correr é pegar, as esferas do dragão! São tantas maravilhas para se descobrir!
A fantástica aventura começou, neste mundo de emoção que você chegou! "
Ela entrega toda a magia do clássico, um mundo e uma aventura cheia de emoções e maravilhas, a luta e agarra de Goku, é claro a busca pelas grandiosas esferas do dragão.
Todos os dias de segunda a sexta as 13h da tarde quando passava, eu parava tudo para acompanhar a jornada do DB Clássico acho que não era para menos a pureza cômica é a fantástico mundo de Akira sempre me fascinou de primeira.
Sentimento era mesmo de descobrir é um novo mundo cheio de possibilidades e aventuras.
Lembro que chorava de rir com toda comédia da pureza e ingenuidade infantil do Goku, seja com ele com Bulma sempre a enfurecendo pela diferença dele nunca ter convivido com alguém do exterior além do seu vô Gohan ainda mais uma pessoa do sexo contrário, tanto que gerou aquela cena icônica do tapa na... Xoxana da Bulma kkkk (não me lembro mais acredito que apenas vi essa cena em algum recorte na internet porém foi durante a época em que assistia o DB Clássico)
Ou ele durante treinamento com velho tarado que todos amamos Mestre kaime é Kuririn seu maior alvo de chacotas não intencionais kkkkkkkk
Mais a jornada era que mais amava no clássico, cada personagem era adição ainda mais incrível para obra lembro deles atravessando deserto encontram Yacham e pual, Goku sendo treinado pelo grande mestre tarado Kaime (Véio safadokkkkk) que nós deu o icônica jamais esquecida técnica do Ki, O Kamehameha!
Luch a garota de dupla personalidades que sempre espancava o Kaime quando virava sua versão mais brava, Mestre Karin um gato muito sábio e ágil kkkk, que foi um dos seu não me engano primeiros grandes mestre pós Mestre Kame, Kami-Sama literalmente Deus na terra é pai/contra parte de um dos maiores antogonista do Clássico demônio Piccolo Damaioh que teve uma das batalhas mais implacáveis com Goku dando nascimento de Piccolo que se torna grande vilão final da obra nós dando uma grande última batalha no fim no torneio de artes marciais com Son Goku já crescido é mais forte para derrotar ele é de certa forma da redenção ao filho do demônio que viu na misericórdia de Goku talvez um novo modo de viver não apenas por vingança tola de seu pai.
DB Clássico me deu momentos de felicidade enorme, amava ver o arco dos torneios de artes marciais a cada arco desafio era maior e Goku em sua perseverança e determinação infinita sempre querendo superar seus limites nunca parava... Sempre a perseguir seu sonho de lutar e vencer superando seus adversários e adversidades.
Eu adorei desfecho com Goku quando ele salva a Chichi princesa pequena é pós reconhecer ela com ambos adultos ele volta para cumprir a promessa que casaria com ela com aquele jeitão ingênuo dele KKKKKK (Achei que esse negócio de tomar como esposa tinha haver com comida) capotei de rir naquele dia, assim que é finalizado torneio e Piccolo derrotado ele e ela vão se casar é sorrindo igual bobo ao ver Goku e Chichi juntos é mal me segurando para ver futuro da obra meu eu criança ficou radiante em ver seu protagonista favorito ter final feliz.
Para vocês verem quanto a obra me influenciou me lembro de que a minha professora de artes no quinto ano disse que depois das férias do dia das crianças para que os alunos da minha sala fizesse um desenho do personagem ou figura que mais tivéssem uma admiração.
É o Goku foi minha escolha óbvia era é ainda faz eu ter uma admiração imensa pela pureza e determinação dele.
Passei a tarde e noite me esforçando para fazer desenho perfeito do Goku, é consegui quando voltamos das férias é tivemos sua aula ganhei em troca um bombom por ter tido um dos desenhos mais caprichados infelizmente eu o perdi quando me mudei para contagem já que morava em município um pouco afastado de BH em Mg, na nossa fazenda é até hoje não o encontrei mas me lembro que tinha usado como base Goku da capa do Tenkaichi 2 de PS2 KKKKKK (Não roubei ok, apenas sublinhei porém desenhei um cenário em volta que ficou massa demais se me lembro bem)
Aí pós Dragon Ball Clássico em cronológicamente vi Z já com meus 12 ou 13 anos, é cara... Que salto de tudo que vi no clássico para Z.
Já começando apresentando Goku e seu filho Gohan, que me alegrou em ver a homenagem de Goku seu vôzinho.
Claro a ameaça vem já na primeira cena inicial com a grande aparição do Raditz que para surpresa de todos como eu fã do clássico revela que era irmão de Goku, além de ser um Saiyajin com tudo.
Goku e Piccolo antes adversários se juntam para salvar o filho de Son Goku e a terra da ameaça que era Raditz em um sacrifício eu vi meu herói se sacrificar, juro que foi a primeira vez em que chorei vendo um anime... Nem Pokémon ou Digimon, é pra piorar cavaleiros do Zodíaco (sim... Eu assisti kkkk) havia me tirado lágrimas daquela maneira porra aquele garoto que acompanhei dês do clássico morrer ainda sendo pai de uma criança...
Mas as esferas do dragão nunca decepcionam assim ele iria voltar mas antes ele iria se fortalecer para novas ameaças Saiyajin... Gohan vai em busca de se fortalecer e se torna tão forte para também deter a ameaça junto de Piccolo que começa a ter sua redenção ao começa criar vinculo com filho de seu maior rival a quem jurou matar um dia.
Bem assim evoluímos a esses personagens durante toda saga Z
Para mim Dragon Ball Z tem espaço mais do que especial junto ao clássico, as lutas alucinantes e momentos de tensão aterrorizante com os inimigos que foram dados no lugar da comédia simples e pura do clássico me fez ficar ainda mais fã da obra, eu amava as lutas do clássico por que eram feitas de forma muito boa.
Porém Z trás um fluidez certas cenas que é animal, principalmente na saga Freeza por exemplo em que mais temos golpes e técnicas sendo usadas.
Claro que haviam repetições, alongamentos nessas cenas o que me fazem hoje ter olhar crítico que infelizmente isso tenha prejudicado o anime para ter uma fluidez na trama maior já que se vocês não se lembram as vezes uma luta ou situação crítica na saga Z durava entre 10 ou nós piores casos 20 ep, por causa da obra ser feita em conjunto ao mangá ou seja infelizmente fazendo que ela ficasse dando fillers ou muito atraso a trama para que material do anime não se chocasse com mangá.
Mesmo assim em certos pontos acho que isso agregou para muitas cenas de tensões nas batalhas, as famosas encaradas e olhares antes da luta sempre eram icônicos.
Goku vs Vegeta no arco Saiyajin por exemplo, nossa aquela trilha com baixo é chocalho maior estilo velho oeste é o som do vento batendo entre desfiladeiros do topo dos montes do deserto onde eles se encaram cria um clima fenomenal um analisa o outro de forma fria e bem calma, até início da porradaria franca ao quebrar de um pedra é fenomenal.
Toriyama era amante das artes marciais, mesmo não tendo acompanhado mangá onde sim ele tinha desenhos e golpes muito detalhados dês do clássico Luta e Treino são bases para toda trama.
Kung Fu era uma arte que ele grande fã, tanto que Jackie Chan foi uma de suas inspirações com seus filmes, acredito que até Bruce Lee também tenha sido já que no clássico ele faz uma aparição.
Então as lutas de tornam tema principal no Z, claro que comédia não desaparece porém ele aqui quis dar ênfase ainda mais a artes marciais e as lutas indo para nível ainda mais alto, misturando aliens e grandes batalhas épicas de destruição completa o que no fim do clássico era raro somente acontecia em batalhas importantes como contra Piccolo Damaioh ou contra Piccolo no torneio de artes marciais já que era nível máximo que Goku podia alcançar.
Porém isso se torna comum aqui as batalhas e lutas agora se elevaram a um nível além da terra trazendo seres mais poderosos que podem destruir um cidades com um ou mais técnicas, isso dá sendo de ameaça e emergência ainda maior do que no clássico.
Arco Freeza de vez marcou este novo momento da obra com as insanas lutas entre guerreiros Z Kuririn, Piccolo e Gohan, é o príncipe Vegeta contra o esquadrão Ginyu que já eram mais fortes do que qualquer ameaça já enfrentada antes.
Final do arco com morte de Kuririn e Vegeta é transformação Saiyajin marcou a mim e a todos ao vermos Goku mais uma vez superar todas nossas expectativas com novo poder ainda maior destruindo maldito Freeza mesmo assim com a pureza e bondade de Goku quase o poupando ele tenta o matar, claro Goku da fim ao verme (pena que ele voltaria mais de uma vez kkkk) antes que planeta Namekusejin explodisse, Goku foge e voltamos para nossas aventuras na terra mais com novos problemas...
Trunks do futuro vêm com más novas sobre que Goku morreria e bem Freeza vem mais uma vez para atazanar mais não tem outra Trunks só faz cortadinho dele kkkkk.
A saga Cell uma das mais agoniantes para mim, ela quase uma odisseia de ameaças primeiro sendo Freeza que volta igual Robocop para se vingar junto de seu Pai bostão e broxa Cold, (Freezer e Frio que dupla em kkkkk) é bem são molho na chupeta já que Trunks apenas humilha ambos.
Só que Android's são verdadeira ameaça do futuro sóbrio, Claro que isso faz que com interveção de Trunks não deixar Goku morrer trás novo destino e novo inimigo Cell (Para mim vilão mais capiroto que vimos mesmo depois de Kid Boo)
Cell para mim completa figura do caos e do sadismo, pela primeira vez a terra estava sendo quase massacrada por ser violento de forma incontrolável pelo simples fato dele querer ser mais forte de todos...
Gohan se torna um dos maiores personagens nessa saga, mesmo que a contra gosto de se torna aquele a quem deve carregar o fato de derrotar Cell ele vê na morte de Android 16 que mundo em que vive é lindo e incrível pode desaparecer se ele não romper as barreiras do ódio, mas se ele controlar seu ódio canalizar ele para o bem contra grande mal finalmente encontrara sua paz de espírito trazendo sua grande transformação Super Saiyajin 2.
Uma das cenas mais épicas de Dragon Ball que por muito tempo foi minha favorita de fato mas que foi superada por outra que comentarei logo mais.
Saga Cell se encerrar com "passagem" de bastão agora para Gohan e os guerreiros Z para proteger a terra.
Chegamos a saga Boo grande final...
Que hoje ainda não é uma das minhas sagas favoritas por não sei, ter sido muito menos impactante que as outras certos pontos porém que ainda assim consegue manter narrativa bem coesa em fazer que certos personagens concluam seus arcos como Vegeta que finalmente aceita que não pode superar Goku, ele não é tão forte quanto um Goku que apenas se supera pelo simples prazer de vencer seus inimigos, seus obstáculos e adversidades pela pura bondade em seu coração de ser o mais forte.
Ou seja Príncipe orgulhoso Saiyajin viu que não podia superar Kakaroto relés bastardo Saiyajin crescido entre humanos que não luta por orgulho sim pelo prazer de vencer
Vegeta para mim é meu personagem favorito, eu adoro sua construção de aceitar aos poucos que deve deixar orgulho de lado para lutar pelo que importa bem da terra, principalmente após se casar com Bulma ver que existe outras coisas mais importantes do que ser maior, sua esposa e filho vêm em primeiro lugar, aceitar que é o número 2 mesmo que sempre lute para ficar pário ao seu rival/companheiro de batalha... Este é Vegeta de um verme asqueroso que apenas se importava com orgulho de carregar seu sangue real para um pai e marido preocupado com bem de toda a humanidade que o acolheu olhe deu uma família novamente...
Fim com Genki Dama mostra uma das passagens mais lindas do Z para mim, eu como muitos também levantei minhas mãos para ajudar Goku é louco como sentimento de pertencer aquele mundo foi passado para nós telespectadores ver Goku pedir ajuda faz que nós sentirmos que ele realmente está nos convocando é cara comi satisfatório fim do Z.
Goku encerra sua jornada como sempre em busca de mais uma luta para se superar assim terminamos com ele Uub a reencarnação de Kid Boo em um empate, saindo do torneio de artes marciais onde tudo sempre começa ou termina Dragon Ball, para treinar ele não somente para ver ele se torna forte mas para que ele passe os valores a aquele garoto de proteger a terra com seu potencial de poder enorme, se tornando um Mestre para ele... Assim a história... Não termina kkkkk.
Não vou comentar sobre GT por que nunca assisti não tenho vontade sinceramente, sei que não é tão péssimo mais mesmo assim acho ela uma obra bem inferior por ser uma continuação desnecessária da TOEI que sempre encheu o saco do Toriyama para continuar a obra dês da saga Freeza quando ele queria finalizar obra mais sempre sendo estigado a continuar por isso não vejo GT como obra que tem um amor e sentimento tão puro assim como DBZ ou Clássico, sendo sua abertura talvez a única coisa que eu gostei como fã.
Bom agora sim vamos falar do polêmico alucinante e controverso Dragon Ball Super que foi volta da obra de vez de forma agora canônica e não somente Remakes como foi Kai que assiti até Saga Freeza pena ser tão censurado.
Eu assisti primeiro filme Dragon Ball Super ou seja o arco inicial do anime era literalmente a porcaria do filme inteiro em baixo orçamento, nem vou dizer nada sobre saga Black que não me desce até hoje, não sei mais sinto como se fosse apenas repetição da ideia da saga Android e Cell poucos coisas foram muito agregantes no Super.
Ideia de Deuses da destruição, anjos e outros universos com seus próprios guerreiros era super boa, porém em geral foi bem desperdiçada até torneio do poder... Eu esperava mais da maioria dos arcos até torneio em geral péssimo e retrógresso do Goku como evolução do personagem.
Goku é sim homem ingênuo e bobo em geral no cotiano mas ele consegue ser maduro e sério quando sente que necessário parece que super tentar ser um novo Z para os mais novos na obra muitos aspectos mais falha em muitos, tirando seriedade as vezes que faltava no Goku a comédia se tornou infantil até demais é boba, ao nível que não dá para achar que este Goku mesmo do Z.
O torneio do poder reúne realmente um arco final até legal, já que me lembro que mesmo que estivesse não tão feliz com todas as erratas, eu estava sendo carregado pela emoção das cenas e lutas, principalmente para a última grande cena de Dragon Ball...
Na quase morte Mestre Kaime eu senti que esse foi finalmente o momento onde super parou por um instante de ser aquela bobagem de lutinhas de quem o mais forte para trazer uma cena de elavar os sentimentos de seus telespectadores ver Goku e Kuririn ambos alunos de Kaime com medo de ver seu mentor/pai quase morrer pela vitória da humanidade em seu último ato de força fez qualquer fã que acompanha dês do clássico soar pelos olhos eu juro que chorei tanto que minha camisa ficou encharcada de lágrimas porém sorriso veio quando vi o mestre ainda vivo... Esse velho tarado ainda tem muito a viver. (Infelizmente seu dublador Gileno Santoro se foi, até Mestre Santoro)
Bom era 2017... Aqui chegamos a minha última grande vivência com Dragon Ball como fã vicido pela obra, eu e meus amigos reuníamos para ver em casa o fim do torneio do poder, último grande ep.
Deus do céu quando Goku, Freeza e 17 se juntam para lutar contra Jiren não tem maldito nesta terra, fã de Dragon Ball mesmo como eu que não gostei do super que não gritou ou se emocionou ao som de Final Battle!
Foi como final da copa do mundo para nós otakus ou fãs que cresceram vendo Dragon Ball sentir toda energia que aquela longa batalha chegaria ao fim.
Assim chegou fim do super, eu... Bem dali para frente apenas me concentrei em outros coisas (tirando filme Broly que foi realmente a última coisa que assisti de Dragon Ball) mais para sempre Dragon Ball vive em meu coração planejo como homenagem ao mestre Toriyama ver os último filme feito por ele que será lançado este ano, será incrível revisitar sua obra.
Como podem ver eu narrei minha jornada, eu comecei como garoto de 10/11 anos que apenas queria ver uma aventura sem muita pretensão e comédia.
Para pré-adolescente entre seus 12/14 anos que viu aquela aventura e comédia virar um saga de lutas e superações ainda maior, seu herói agora havia crescido amadurecido, as ameaças também ficaram maiores porém ele não parou de superar suas adversidades.
Com seus 14/15 viu retorno do anime que tanto amou na infância e pré adolescência mais crítico aos erros fez que ele não tivesse amado completamente essa volta mas, não patou de admirar ainda essência de Dragon Ball... Suas superações e determinações enraizadas ainda nós personagens, como foi mostrado na cena do Kaime.
Dragon Ball não se trata apenas de lutas, mas sim de uma jornada de superações e adversidades de que nunca devemos desistir mesmo quando o limite e alcançado você continua não importa.
Tirou 0 na prova de matemática, então estuda 10× mais caramba, tá difícil ainda busca curso ou aumentar carga de aprendizado.
Você se sente feio magro ou gordo, então treinei igual filha da puta, faz dieta é equilibra seu sono é difícil manter corpo, sim, mas seja perseverante acima de tudo, desistir apenas faz você retroceder ao nada.
A gente vive para se superar todos os dias pessoal, se a gente aceita viver sem se superar sem buscar se fortalecer a gente vira apenas alguém que sempre vai reclamar e não vai mudar nada... Sempre quando fica difícil volta para zona de conforto, isso não te faz melhor e apenas te piora...
Goku me ensinou que devo superar meus obstáculos, mesmo que esteja bem, sempre haverá um obstáculo maior a frente, seu desistir voltar a estaca zero vou apenas ferir as pessoas ao meu lado ou eu mesmo, persevera sempre nunca desistir.
Outra lição foi que devo sorrir mais vezes, parar de ver apenas coisas ruins na vida, não ter que me importa com os julgamentos alheios, eu sei meu potencial é poço demostrar ele a todos, só depende de mim me torna melhor de mim.
Vegeta me ensinou que orgulho veneno que te apodrece é te tornar inferior, é falsa ilusão de grandeza que te mantém em zona de conforto mas somente o amor algo verdadeiro como sua família ou seu lar pode te engrandecer é te tornar maior do que você ou seu orgulho te diz.
Mestre Kaime me ensinou que mesmo que de por de trás de toda pessoa errante como ele um tarado sem vergonha kkkkk se esconde sábio, mesmo com erros, podemos ser maiores que imaginamos isso que nós faz grande.
Gohan me mostrou que lutar nem sempre pode ser necessário, mas quando se faz necessário devo lutar pelo bem das pessoas que amo.
Piccolo me fez ver que nem todo aquele que nasceu do mal está destinado a ser o mal, as vezes só precisamos rever nossos caminhos é ver nós outros e suas ações a nós que podemos nós torna seres melhores ver a beleza do mundo ao nosso arredor.
Kuririn viu que não precisa ser melhor aceitou isso de forma pacífica, viu que única coisa que ele precisa ser é um aliado a seus amigos e companheiros.
Bem eu, aprendi Akira Toriyama criou não uma obra de luta, ou de aventura é sim grande história sobre valores e caráter, superações, aceitações é determinação infinita para enfrentar as adversidades para assim viver e apreciar nosso tão belo mundo.
Obrigado Akira Toriyama!
.
.
.
- Mestre Akira Toriyama... Obrigado -
Para finalizar quero colocar aqui cada palavra de reconforto e declarações de mangakás que se despediram de seu Mestre Akira Toriyama... Porém antes sinto que devo ainda completar sua história em vida para vocês vieram a importância desse homem para toda indústria de animação e mangás japoneses para serem hoje sucessos globais.
Osamu Tesuka autor da obra icônica Astro Boy (1952) carrega o nome de Deus ou Pai dos mangás, ele reergueu a arte e a cultura japonesa nós quadrinhos, junto a isso a indústria de animes e mangás voltou a crescer no pós guerra, que não preciso dizer que foi um ato milagroso já que Japão passava ainda pela terrível memória das bombas atômicas é de seu vergonhoso passado de atrocidades cometidas pelo império japonês.
Junto a isso a década de 50 trouxe frutos para arte e indústria artística japonesa enorme, como nada menos que ascenção de Akira Kurosawo um dos maiores cineasta e diretores de todos os tempos com uma estética única sobre a visão do oriente seus filmes eram pinturas em tela, suas técnicas de câmera foram revolucionários etc, tivemos também Godzilla (1954) outro grande marco para cinema japonês e mundial mas mesmo assim... O Japão nunca havia quebrado a barreira do oriente e ocidente mesmo com tantas obras influentes, autores e diretores consagrados ainda mundo e cultura pop se resumia as produções norte americanas.
Somente em 1984, era nascido o maior quebrador de paradigmas na indústria mundial de quadrinhos e animação Dragon Ball o mangá foi um sucesso instantâneo lançado pela revista Shounen Jump da publicadora Shueisha logo foi serializado em anime pela TOEI ANIMENTION foi um sucesso além das fronteiras do país sol nascente... Eua, Europa, América latina, é tantos outros países que durante década de 80 e 90 foram bombardeados por uma louca paixão pela obra de Akira Toriyama.
Mais de quatro ou cinco gerações viram e cresceram com sua obra, além disso outras obras e autores de mangás conseguiram também romperem a barreira assim indústria crescia como nunca Cavaleiros Zodíaco, Sailor Moon, Super campeões, Hokuno Ken.
Sem falar num evento ou filme de animação muito influente no fim de 89 que foi Akira para fechar aquela década incrível.
Pós anos 80, quando bum dos animes e mangás cresce ainda mais com mais títulos de peso como Trigun, Neon Genesis Evangelion, Cowboy Bebop, Rurouni Kenshin.
Filmes de animação como Perfect blue, Ghost In The Shell brilham para todos cinema mundial.
Como os lindos filmes do Studio Ghibli é de Hayao Miyazaki que encantaram o mundo inteiro com animação e histórias profundas emocionais.
Em geral Akira Toriyama contribuiu para uma gigante explosão da indústria de animação e mangás no mundo, não estou dizendo que estás obras foram sucessos mundial por causa de apenas isso, cada uma tem seu valor próprio e gigante para indústria porém foi legado do grande sucesso das obras de Akira Toriyama que fez que fosse jogado uma grande luz e atenção para toda indústria artística de animação e mangás no Japão.
Como dito, gerações crescerem admirando e amando suas obras...
Aqui vai a palavra de cada um daqueles mangakás que um dia como nós apenas eram admiradores do trabalho de seu Mestre Toriyama, é assim seguiram caminho dele trilharam os seus é forjaram suas carreiras e sucessos.
Tite Kubo (Autor de Bleach) curiosamente Kubo tem uma história emocionante com Toriyama, ele recebeu incentivo e motivação de Akira para que continua-se a tentar vender sua obra para Shounen Jump, já que Bleach foi negado diversas vezes pela Jump, mas ele vendo um dos seus maiores mestres vendo potencial em sua obra voltou e vendeu sua ideia para Jump que não recusou dessa vez em resultado Bleach foi um sucesso.
“Pessoalmente não sinto solidão nem dor, não estou dizendo que não haja, mas não tanto quanto pensei.
É a morte de alguém que leio desde criança,
alguém que trabalha na mesma revista que eu
e alguém por quem sou profundamente
influenciado, então parece diferente de quando lido
com a morte em geral, é por isso que sinto que ela não existe.
Na verdade, nunca falei sobre isso com
ninguém, mas sempre acreditei que criar coisas
significa expandir suas sensibilidades
e expandir sua vida. Porque acredito que enquanto a obra existir, o autor não estará morto.
E acredito que, poder me acostumar com esse sentimento é uma prova da magnitude do trabalho que permanece em meu coração. "
Masakasu Katsura (Autor Zetman e D.N.A²) terrível como ele infelizmente não pode se despedir de Toriyama de forma que quis, ambos eram amigos de longa data, é parece amizade mais humana entre mangakás que vi com ambos fazendo se divertindo juntos com a " mente suja de Akira" imagina ver Akira Toriyama contando isso tipo de piada como não deve ser hilário, espero Katsura acalme seus sentimentos a quanto a perda do nosso amigo e mestre Akira Toriyama.
"Me faltam forças e não consigo encontrar vontade para fazer nada.
Esse não é o tipo de coisa que eu quero comentar, sabe? Mas vou escrever algo. Assim que começar, tenho um milhão de coisas a dizer, por isso pode ficar extremamente longo, mas tentarei resumi-lo da forma mais compacta possível. Ainda assim, não processei meus sentimentos, então, por favor, perdoe minhas divagações.
Mesmo olhando para trás, não é exagero: quando eu o visitava em casa, ou quando ele vinha ficar na minha casa, ou quando saíamos juntos para nos divertir, não tenho nada além de boas lembranças, e toda vez que conversávamos ao telefone eu me cansava de tanto rir. Ele era muito divertido. Tão mente suja, tão adorável, de língua tão afiada e tão humilde.
Na minha principal ocupação, desenhar quadrinhos, fizemos alguns trabalhos juntos, e isso também foi divertido. Mas passamos 99% do nosso relacionamento nem falando sobre quadrinhos. Como cartunista, as coisas que víamos e nossos níveis como autores eram tão diferentes que nunca prestei atenção à sua grandeza. Eu sabia dela, é claro. Mas quando entrei em contato com ele, nunca senti isso nem um pouco. É a personalidade dele. É por isso que, mesmo agora, só consigo pensar nele como um amigo, e não como um grande cartunista.
No verão passado, antes de eu fazer uma cirurgia, ele soube disso de algum lugar e me enviou um e-mail. Era muito raro receber um e-mail dele, e o conteúdo era todo relacionado à minha saúde - ele parecia estar preocupado comigo. Nós nos conhecíamos há mais de 40 anos, mas acho que foi a primeira vez que Toriyama-san me tratou com tanta gentileza. Achei que o inferno tivesse congelado. Normalmente, não haveria nada além de piadas ou histórias idiotas. O que há com isso? Não é hora de se preocupar com outra pessoa. Nossa.
Acho que foi um pouco antes disso, mas quando liguei para me sentindo bem mal, eu disse a ele: “Provavelmente morrerei primeiro, então certifique-se de fazer um memorial para mim, apresentado por você, Toriyama-san”! Além disso, meu legado vai realmente melhorar se você fizer um discurso, então faça isso também!” Ele me prometeu, mas eu não consegui convencê-lo a cumprir.
Por que, ah, por que não liguei para ele depois que ele me enviou aquele e-mail? Eu me arrependo seriamente. A ideia de não poder compartilhar mais histórias idiotas em longos telefonemas com ele é terrível demais para ser compreendida. Tenho tantas coisas guardadas que quero contar a ele. Todo tipo de coisas para dizer. Se ao menos eu pudesse falar com ele, mais uma vez, como sempre - mesmo que ele estivesse ouvindo apenas parcialmente.
Não é justo permitir que aquele “OK” irreverente que você enviou, em resposta à minha, dizendo para entrar em contato comigo mais tarde, seja a última coisa que ouvi de você. Eu sofro do fundo do meu coração".
Takehi ko Inoue (Autor de Slam dunk e Vagabond) apesar curtíssima expressa bem Inoue sentindo e reconhecendo Akira como também seu mestre, mais um colossal da indústria.
"Está sendo difícil aceitar tudo isso.
Obrigado, Toriyama-sensei."
Jackie Chan (Ator de inúmeros filmes de luta e comédia) Jackie Chan foi uma das figuras mais inspiradoras para Akira, é muito bonito ver ele se despedir do nosso Mestre.
" Akira Toriyama-sensei, obrigado por criar tantas obras clássicas, elas estarão eternamente presentes nesse mundo. Descanse em paz. "
Tatsuya Endo (Autor de Spy x Family) Tatsuya passa uma visão como de muitos de nós de e ele telespectadores que se despedem de seu ídolo
"Se não fosse por Toriyama-sensei, eu provavelmente não teria pretendido me tornar um artista de mangá. Mesmo agora, quando penso na “posição do leitor", sempre penso em mim mesmo como uma criança, ansioso por Dragon Ball todas as semanas.
Muito obrigado por todos os seus maravilhosos trabalhos. Oramos sinceramente pelo repouso da alma de Toriyama-sensei."
Yusuke Murata (Autor de One punch) Murata como muitos sente que Akira nunca irá morrer suas obras sempre eternizaram ele neste mundo.
"Havia muitas coisas que só poderíamos receber de Toriyama-sensei. Rezamos respeitosamente pela sua paz eterna. Curiosamente, não consigo sentir que ele realmente se foi. Talvez seja porque, pra mim, ele sempre foi como uma estrela no céu, mesmo em vida."
Yoshihiro Togashi (Autor Hunter X Hunter e Yu tu Hakusho) não é sua homenagem ou pronunciamento porém são palavras de anos atrás de admiração de Togashi pelo seu Mestre Toriyama, sinto muito medo de Togashi acabar morrendo sem nunca ter finalizado sua obra ainda mais pela situação triste da suas dores nas costas, por favor Togashi se cuide e retorne bem, viva uma vida plena sem preocupações é retorne assim que finalmente estiver melhor.
"Ele não é um objetivo, mas uma existência que quero chegar o mais próximo possível''
Masashi Kishimoto (Autor de Naruto) o relato de Kishimoto é de fazer qualquer soar pelos olhos, ele transmite todo seu amor, carinho e admiração para seu mestre e amigo Akira Toriyama, ele diz como Naruto só existe por ser uma influência enorme do trabalho de Akira, não sou um fã de Naruto dês de muitos anos quando parei de assistir no final do Shippuden mas... Tenho que admitir que Kishimoto é uma grande pessoa em abrir seu coração para todos, mesmo não tem se quer admiração por seu trabalho por não gostar de sua obra mais eu consigo ver quanto amor ele sentia pelo Toriyama, obrigado por dar palavras tão fortes Kishimoto.
"Sinceramente, não sei o que escrever ou como escrever sobre algo tão repentino. Porém, por enquanto, quero expressar meus pensamentos e sentimentos ao Toriyama-sensei.
Eu cresci lendo Dr. Slump nos primeiros anos da escola e Dragon Ball nos anos finais, e era natural para mim ter seu mangá ao meu lado como parte da minha vida diária.
Mesmo que eu tenha enfrentado momentos difíceis, Dragon Ball sempre me fez esquecer disso. Foi um alívio para mim, um garoto do interior que não tinha nada. Porque Dragon Ball foi muito divertido!
Quando eu estava na Universidade. De repente, o Dragon Ball que fazia parte da minha vida há tantos anos chegou ao fim.
Senti uma incrível sensação de perda e não sabia o que esperar.
Mas, ao mesmo tempo, foi também uma oportunidade para compreender verdadeiramente a grandeza do sensei que criou Dragon Ball. Eu queria criar trabalhos como o de sensei!
À medida que seguia os passos do meu sensei e aspirava a me tornar um artista de mangá, esse sentimento de perda começou a desaparecer.
Porque criar mangás era divertido.
Consegui encontrar uma nova diversão seguindo meu professor.
Meu professor sempre foi meu guia, ele era minha inspiração.
Peço desculpas pelo transtorno, mas gostaria de expressar minha gratidão ao professor. Para mim, ele era o deus salvador e o deus do mangá.
Quando nos conhecemos pela primeira vez, eu estava tão nervoso que não consegui dizer uma palavra.
Porém, depois de encontrá-lo diversas vezes no comitê de seleção do Prêmio Tezuka, conseguimos conversar.
Como leitores de Dragon Ball, eu e o Sr. Oda voltamos a ser crianças, e quando conversamos animadamente sobre o quanto Dragon Ball era divertido, como se estivéssemos competindo um com o outro, o sensei parecia sorrir timidamente.
Acabo de receber a notícia da morte do meu professor. Sinto uma sensação de perda ainda maior do que quando Dragon Ball acabou... Eu ainda não sei como lidar com esse buraco no meu coração. Agora não consigo nem ler o mangá de Dragon Ball.
Não sei se consigo escrever corretamente este texto para transmitir os sentimentos ao meu professor. Todos ao redor do mundo ainda estavam ansiosos para ver seu trabalho.
Se houvesse um único desejo de Dragon Ball para se tornar realidade... me desculpe, talvez isso seja um desejo egoísta, mas estou triste, sensei.
Obrigado, Akira Toriyama-sensei, por todos os seus trabalhos agradáveis nos últimos 45 anos. E muito obrigado por tudo.
E aos demais familiares que ainda estão profundamente tristes. Por favor cuidem-se.
Rezo para que o Sr. Akira Toriyama descanse em paz."
É claro... Não podia faltar ele talvez o nosso maior mangaká na indústria atual, essas são palavras de nosso amado Eiichiro Oda sobre o falecimento de seu Mestre, amigo e ídolo Akira Toriyama.
(Aviso prepare-se para chorar)
" É cedo demais.
O vazio é muito grande. A tristeza me invade quando penso que nunca mais o verei.
Eu o admirei tanto desde criança, então lembro do dia em que ele me chamou pelo nome pela primeira vez. No caminho para casa no dia em que ele usou a palavra "amigo" para mim e para Kishimoto, lembro-me de ter ficado radiante junto com Kishimoto. Também me recordo da última conversa que tivemos.
Eu fui um daqueles que assumiram o bastão desde os dias em que ler mangá era considerado bobagem, e ele também criou uma era em que adultos e crianças podiam desfrutar da leitura de mangá. Ele nos mostrou o sonho de que o mangá poderia se espalhar pelo mundo. Era como assistir a um herói avançando.
Para não apenas mangakas, mas também criadores de várias indústrias, a empolgação e a emoção da época da serialização de Dragon Ball devem ter se enraizado em sua infância. Sua existência é como uma grande árvore.
Para os mangakas de nossa geração que estiveram no mesmo palco, as obras de Toriyama se tornaram cada vez mais importantes para mim conforme eu me aproximava desse mesmo palco. Cheguei até a sentir medo. Mas estou apenas feliz em ver o homem distante novamente. Porque o amamos em um nível profundo.
Com respeito e gratidão pelo mundo criativo que ele deixou para trás, Oro pela paz de sua alma, Que o céu seja o mundo alegre que ele imaginou".
.
.
.
Descanse em paz mestre.
Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.
Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.