1. Spirit Fanfics >
  2. Massapê >
  3. Prólogo - Privilégios e Sacrifícios

História Massapê - Prólogo - Privilégios e Sacrifícios


Escrita por: Nevertheless

Notas do Autor


Olá! bru aqui!
Leiam os avisos abaixos porque eles são MUITO importantes pra compreensão da história:

• “Massapê” é um romance de época e tem como cenário o BRASIL na época da colonização e a sua sociedade escravocrata, agrária e patriarcal. Claro que NÃO havia nenhum tipo de imigração coreana nessa época, então os personagens foram apenas transportados para a NOSSA realidade, e por isso vocês podem imaginar cada um deles como eles realmente são.

(NÃO TENHAM PRECONCEITO. Vá fundo na leitura)

• O jeito da escrita tá meio frescurenta por ser "de época". Eu não costumo betar e os capítulos não são muito longos.

• A maior parte dos dados históricos são reais e pesquisados ( Pode útil para a prova de história, aproveitem n )

• É minha primeira longfic do EXO que escrevo sozinha. Sejam gentis :3

Capítulo 1 - Prólogo - Privilégios e Sacrifícios


Fanfic / Fanfiction Massapê - Prólogo - Privilégios e Sacrifícios

E em um dia, tudo foi tirado de mim.

Não tenho certeza quando foi, mas nunca consegui esquecer o rosto daqueles dois homens que depois descobri que eram negros capitães do mato acometidos de ganância e covardia. Eu era miúdo e leve e comecei a chorar compulsivamente quando o homem agarrou em meu braço e me arrastou para uma carroça puxada por somente um cavalo. Os gritos de mamãe se misturaram aos urros dos homens, ao meu choro e ao desespero da perda, onde as lágrimas que embaçavam a minha vista foram caladas somente com um tapa forte em meu rosto. Eu estava rendido, desnorteado e acorrentado como um animal selvagem, preso junto com vários outros meninos de tons mais escuros que os da minha pele. Os olhos brancos destacados sobre a pele escura fitavam-me assustados e um tanto confusos e naquele segundo consegui reviver as histórias que mamãe contava sobre a escravidão e a vida dos “inferiores”.

Aquela história se tornou a minha história.

Eu sou filho de um caboclo e minha mãe é mestiça, filha bastarda de um europeu. Eu sou mistura, sou sangue das raças que aqui vivem e povoam o novo mundo. Trago comigo os encantos e as mazelas de ser inferior e viver no cinza da categoria indefinida. Não sou nobre, não sou europeu, mas não sou africano e não era escravo. Era filho de homens libertos e garoto letrado.

E talvez por isso meu preço fosse mais elevado no mercado de escravos domésticos da Vila Nova.

Eu era um filhote desgarrado que se viu forçado a passar o resto da vida servindo a uma elite desprezível. Nunca mais vi mamãe e todas as noites que passei no mercado e acabava fechando os olhos por alguns minutos, ouvia os gritos desesperados e seu corpo frágil dilatado com a gravidez de meu irmão gritar por mim, o filho perdido.

Minha primeira ferida.

Os dentes alinhados e brancos, a pele de um tom mais claro do que os olhos europeus estavam acostumados e os lábios cheios denunciavam cada pedaço da descendência e o produto que a miscigenação era capaz de produzir. Os cabelos escuros e lisos cobriam os meus olhos assustados e melancólicos quando uma senhora comprou-me por alguns contos de réis.

Voltando as primeiras lembranças nos dias de hoje, minha vida foi, salvo algumas exceções, um privilégio que muitos irmãos da linhagem da cor não tiveram. O privilégio das letras, do acesso à casa grande, da oportunidade da liberdade, das mudanças no país e da euforia das revoluções.

Mas acima de tudo, o meu maior privilégio foi ter servido a Kyungsoo.

 

 (Jongin)

 

✘✘✘✘

 

 

Eu era um garoto de saúde frágil.

Por muito tempo meus pais pensaram que eu não vingaria. Fui filho de um deslize quando minha mãe já havia cessado a reprodução e por esse motivo sempre fui ofuscado pela excelência de meus três irmãos mais velhos. Meus pais eram senhores de todas as máquinas e terras da região coberta pelo solo fértil de massapê. Carregaram para o novo mundo o brasão das casas ibéricas e mesmo sendo a terceira geração, ainda orgulhavam-se e prendiam-se as descendências superiores dos europeus. Fui criado por mucamas negras e generosas, já que minha mãe gastava todo o seu tempo em escapulidas e aventuras pecaminosas para suprir a necessidade que não encontrava em meu pai. Meu pai supria sua necessidade com a senzala e o poder que prestígio que a casa-grande lhe trazia. Éramos uma família modelo apenas na fachada da falsa felicidade.

A minha pele era pura e muito mais pálida do que deveria ser. Não era fácil acostumar-se com o calor e a tropicalidade do país e os banhos de sol coravam a minha pele de um carmim típico das flores que abrochavam ao redor da casa-grande. Era primavera, e foi nesse período que o meu mundo mudou.

Eu era sozinho, miúdo e triste. Tentando solucionar um problema que tinha raízes muito mais profundas que a saúde frágil, minha mãe, “Sinhá” da casa - como diziam os escravos que tinham dificuldade de pronunciar o R de “Senhora” - comprou-me uma companhia. Eu nunca tinha tido contato com outra criança em toda a minha vida e aquela ideia fascinou-me.

Fascinou-me tanto quanto ele.

Eu tinha muitos privilégios vindos do berço, mas era extremamente infeliz. Se eu tivesse seguido sem a mudança, provavelmente terminaria com o mesmo pensamento colonial daquela época. Eu me livrei de todas as correntes arcaicas que me prendiam e segui a minha vida ao lado do melhor privilégio de minha vida.

Meu maior privilégio era um dia ter tido Jongin como meu escravo.

 

 (Kyungsoo)

✘✘✘✘

 

 

 

Não sei se hoje temos privilégios, pois a sociedade não mudou e as classes não mudaram, porque as raízes que dessa árvore partiram continuam imersas nos mesmos valores. O único privilégio que o tempo te dá é o amor maduro e a coragem, capaz de passar por cima de todos os sacrifícios. Separados e juntos, rompemos com muitos deles.

 

(...)


Notas Finais


Nway, não sou boa com prólogos, mas espero que tenham gostado.
Agradeço a Gulls, ou melhor, a Anna por ter lançado a ideia "no ar" no twitter e de certa forma, ter me estimulado a realmente escrever esse plot, que veio como um furacão na minha cabeça.

O capítulo 1 já está pronto e logo será postado.


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...