~dois_dolares - Vaginífica

Nome: Ain Cortez
Sexo: Feminino
Localização: Brasilia, Distrito Federal, Brasil
Aniversário: 3 de Dezembro
Cadastro:
Vaginífica.

Memórias a Kim Jonghyun

Postado

Primeiramente, gostaria de compartilhar minhas experiências com o Shinee, em seguida o que Jonghyun me deixou com sua partida...

Antes de tudo, é a minha visão, não se sinta ofendido ou leve isso como uma wikipédia, são apenas as minhas reflexões.

Eu e uma amiga tínhamos um consenso, Shinee era uns dos poucos grupos de k-pop que gostávamos que era realmente bom em se tratando de música. E isso, não só por ter marcado uma fase no kpop¹, ou por ser um grupo que possui compositores², ou tentar todos os tipos de mistura de estilos musicais possíveis e obter sucesso nessas tentativas. E sim por ser uma boyband em que cada um tem uma função clara, logo qualquer separação, o grupo acabaria, pois faria uma falta real.

Conheci Shinee através de Ring Ding Dong, mas só comecei a acompanhar quando Lúcifer lançou. Naquela época, Lucifer era considerada uma coreografia ultra-complicada, pois você podia até aprender, porém, caso não executasse com a perfeição de timming e quebra na movimentação, ficaria uma merda. A complexidade não estava na estripulia, mas na beleza da execução. Graças a música Lolipop que eu conheci o F(x) (girlgroup da minha vida).

Acompanhei o Shinee até o lançamento de View (inclusive, Odd é sem dúvida uns dos melhores álbuns de k-pop), cheguei a ouvir algumas músicas solos de Taemin e do Jonghyun, mas desanimei de k-pop quando Sulli saiu do F(x). Daí só dei pincelada nos lançamentos de 2016, 2017 então eu quase não ouvi nada de nenhum grupo(mal escutei o Koko Bop, do ExO).

Jonghyun se tornou um artista que eu admiro através da primeira apresentação que ele fez no Immortal Song 2(na época eu assisti pelo Yeye, e fiquei chocada o quanto Jonhyun, G.O e Hyorin eram talentosos!). E foi com uma releitura de A Million Roses em que ele fez um arranjo de folk para performar que me conquistou. Passei a observar o Shinee com outros olhos, não eram apenas robôs construídos para entreter, eram artistas que realmente apreciam a música. Jonghyun não era só uma voz incrível e um performer comovente, ele tinha conhecimento e gosto musical, sensibilidade para compor e apreciar seu próprio trabalho nos bastidores. Que bom que ele teve espaço para fazer isso, pois sei que muito k-Idol também tem essas qualidades, contudo é restrito a entreter. Que bom que ele teve espaço pra fazer isso, acima de tudo, porque ele pôde nos deixar sua herança, um talento materializado imortal que foi sua música. Do Shinee, o Key é o meu bias, mas Jonghyun, por ser compositor, sempre teve meu apreço especial, bem como terão todos os Idols que forem compositores.

Fiquei muito mal ao descobrir que Jonghyun morreu, mas acima de tudo, fiquei pior ao descobrir que foi um suicídio. Se tivesse sido acidente, assassinato, qualquer outro tipo de morte seria ruim, mas tirar a própria vida não poderia ter sido pior. Jonghyun, como muitos de nós, tinha depressão. Se você tiver desconforto com o assunto, sugiro que pare de ler, não quero acionar gatilhos, pois sei que essa doença é perigosa.

Hoje eu me sinto a vontade para falar sobre isso, porque por muita sorte consegui estabilizar essa droga de doença e estou sobrevivendo, aproveitando o melhor que a vida pode me oferecer, e caso ela não me ofereça nada, busco ao máximo, nem que eu tenha que inventar instrumentos para fazê-lo. Entretanto, acompanhar o caso me fez reviver esse sentimento angustiante que é a falta de vitalidade. A monotonia que te engole em um nível que infelizmente muitos encontram como saída a morte. Eu não quero ser babaca e ficar mandando frase feita do tipo "morte nunca é solução", pois sei que só quem fala isso é quem nunca passou por essa desgraça. Porém eu quero sim encorajá-los a viver, quero sim dizer que esse estado parece eterno, mas acredite, não é. Se Jonghyun buscou a morte, é porque ele não tinha mais força, é porque foi além de seu limite. Eu respeito a vontade dele, já que sei o que é chegar ao fim do poço, mas sofro por ele não ter sido privilegiado como eu, isso é, ele esgotou todas as suas esperanças para obter paz. Eu tive oportunidade de passar por outras perspectivas de vida, que foi o que me salvou. Jonghyun infelizmente não teve essa sorte. A chama dele se apagou, e isso me dói, porque por um momento eu me vi nessa situação, só que sem a salvação que tive... Nós sobreviventes devemos ser fortes, não só por nós, mas pelos que se foram. Sejamos fortes também por Jonghyun.

A música teve uma perda absurda essa semana, infelizmente não teremos mais a genialidade de Jonghyun nos entorpecendo, aliviando e entretendo. Choremos por essa perda, mas agradeçamos eternamente por ter nos deixado sua arte como o maior presente que ele poderia ter doado. Honremos Jonghyun apreciando esse incrível patrimônio que nos deixou que foi a sua música e outros trabalhos como bônus.

Tudo que eu tenho a dizer é que espero que seus familiares, amigos e fãs consigam ir a diante, e desejo do fundo do meu coração que ele finalmente tenha encontrado a paz que tanto buscava.

Como playlist, para quem quiser apreciar o tesouro que ele nos deixou, citarei minhas performances favoritas do Shinee e dele: Jojo, A-YO, Orgel, Replay(versão japonesa), Stand by me(versão japonesa também haha), A milion roses, Gloomy Letter, 7 years of love, Y si fuera ella(Sim, do Alejandro Sanz haha), Odd to Eye, Symptoms, Elevator, Skeleton Flower(tem áudio 3D!), PlayBoy(sim, a música do EXO, ele não só compôs como brilha performando ela). Como álbum, indico o último dele(completamente autoescrito e semi-autocomposto, além de incrível! Uma pena ter escutado completo apenas depois do ocorrido) e o Odd(repito, sem dúvida melhor álbum do Shinee).

Foi difícil escrever esse texto, mas precisei externar esse luto. Não se forcem, façam memoriais apenas caso se sintam a vontade. Sigamos em frente e tornemos o debate sobre saúde mental recorrente. Falemos sobre a restrição extrema de vida pessoal que os k-Idols possuem em nome de uma imagem, sobre trabalho abusivo que acontece nessa indústria(caralho, desde que o DBSK se rompeu isso ainda acontece na nossa cara!), sobre desrespeito com a privacidade desses seres humanos que são expostos como se fossem animais de zoológico até mesmo em um momento de dificuldade como chorando num funeral pela morte do amigo! Apontemos mesmo os problemas que essa indústria tem e encorajemos não só outras fãs ocidentais, mas orientais também.

Para mais informações, encontrei um texto legal sobre a lista com todas as suas composições
https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_songs_written_by_Kim_Jong-hyun

Essa playlist com quase todas as performances do Jonghyun fora do Shinee https://www.youtube.com/watch?v=NpTpEsE9G8c&list=PLN3e9HqfvzjPRif--Bo-muU_zqwn_AJ3A

Essa playlist com quase todas as músicas do Shinee https://www.youtube.com/watch?v=VTASffPQGhY&list=PLuu4rmmGulLor-rl-8DubhurpjgjT6I4W

Baseado no texto da Wikipédia, fiz uma playlist com as minhas favoritas compostas por Jonghyun
https://www.youtube.com/watch?v=dQA40q7660I&list=PLemO4Ag3NgiT_6eO_LtyyV64_rIbYZGey

Um tributo com muitos fatos que eu desconhecia desse incrível artista. Ele tem um legado na história do k-pop!
https://youtu.be/jVr9zkeaqos

*1: eu e essa amiga dividimos o kpop em "vintage" tudo que vem antes de DBSK, 1° geração seria DBSK, SJ, Big Bang entre outros da época que ainda resgatam o visual kei da época vintage ou tem esse estilo meio hip-hop branco que lembra Back Street Boys; 2° geração Shinee, 2ne1 e outros grupos com esse estilo visual mais clean, sem storytelling - inicialmente -, coberto por luzes e roupas metalizadas que lembrem algo futurístico meio high tech.
*2: O que me chama muito atenção na SM é justamente a quantidade Idols que são compositores, isso é raro, ainda mais agora com uma indústria tão editada e padronizada que virou o k-pop...

Escutando: Symptoms - Shinee (vulgo minha música favorita do Shinee, além de uma das melhores composições de Jonghyun)
Lendo: Todas as minhas fics favoritas, além dos livros de Murakami para me confortar. Só Lucified mesmo nesse momento de dificuldade...
Assistindo: Homens com missão, episódio com Shinee
Bebendo: muita vodca...
Permalink Comentários (1)

[28/10/2015] Voltando as atividades

[13/02/2015] Em uma época na qual a moda é ser Super-Homem, só consigo idolatrar o Kira.

[01/12/2014] Postagem sobre universo Boys Love(Fanfics Anônimas)

[17/11/2014] Aos leitores de alguma long-fic deletada


Atualizações do Usuário

Usuário: ~dois_dolares
Adicionei um novo jornal
Jornal: Memórias a Kim Jonghyun
Primeiramente, gostaria de compartilhar minhas experiências com o Shinee, em seguida o que Jonghyun me deixou com sua partida... Antes de tudo, é a minha visão, não se sinta o..
Usuário: ~dois_dolares
Favoritei a história
História: Code Noir: Fichiers
História: Code Noir: Fichiers
Enxertos da vida de Baekhyun e Kyungsoo. E de mais pessoas. Tantas pessoas. [vários couples, vários fandoms]
Usuário: ~dois_dolares
@kill-lunah por isso q eu nem leio as minhas kkkk
eu era do tipo que escrevia "ponto sensível"
Usuário: ~dois_dolares
Adicionei um novo jornal
Jornal: Voltando as atividades
Pois é, eu disse que migraria pra outro site quando ele ficasse pronto. O problema é que nunca saiu do papel, e outros hospedeiros ainda não estão a altura daqui(tem o Nyah, mas ..


Dados do Usuário

Google+: [email protected]

Youtube: sujuloucas

Animes Favoritos:
Naruto
One Punch Man
Rock Lee no seishun full power ninden

Bandas ou Músicos Favoritos:
EXO, Shinee, F(x) e Super Junior

Citação Pessoal:
Carente de mim mesma: da construção do ego a identidade coletiva.

Estilo ou Arte Digital Favorita:
Vintage

Filmes Favoritos:
Mary e Marx, uma amizade diferente.

Gênero de Animes/Mangás Favoritos:
Seinen, shonen, Boys love e Shoujo.

Gênero de Música favorita:
Alternativo indie e experimental

Jogos Preferidos:
Todos da lego.
Tbm amo ddtank, Unicórnio robô, Angry birds star wars xD
off: AMO gráficos fofos <3

Mangás Favoritos:


Conde Cain - God Child

O que você encontra no meu quarto?:
muitos filmes, livros e enfeites de prateleira

Personagens de animes/mangás preferidos:
Gouyer dos Slayers e DC do turma da mônica jovem *U* (morra, cebolinha .u.u)

Poeta ou Escritor Favorito:
Haruki Murakami.

Sistema Operacional:
Windows(?)