a mitologia nórdica ou germânica foi desenvolvida nos países escandinavos ou nórdicos, como as atuais Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia e Dinamarca.
Da mesma forma que a mitologia grega, romana e egípcia, a mitologia nórdica possui grande importância na configuração da cultura dos antepassados desses povos. Até hoje, ela inspira filmes, quadrinhos, vídeos, jogos, etc.
Constituída de deuses, heróis, anões, gigantes, serpentes, lobos e feiticeiros, as lendas relatam acontecimentos que procuram explicar a origem da humanidade, a vida após a morte, fenômenos da natureza, dentre outros.
Por ser crença entre vários povos é também chamada de mitologia viking ou germânica.
A mitologia nórdica é composta por 9 mundos:
Midgard: terra média e reino dos humanos, que corresponde ao planeta terra (mundo físico). Jord é a deusa guardiã desse mundo.
Asgard: separado do mundo dos humanos por imensos muros, Asgard é reino dos deuses (mundo superior, os céus) e seu guardião é Heimdall. Seus líderes são Odin, o deus maior da mitologia nórdica e Frigga, a deusa da fertilidade.
Niflheim: governada pela deusa Hel, deusa do inferno e filha de Loki, Niflheim corresponde ao reino do gelo e do frio onde se encontram gigantes e anões do gelo.
Vanaheim: mundo de repouso dos deuses Vanir, local onde nasceu Njord, deus protetor dos navegadores e o principal do clã dos Vanir.
Svartalfheim: local onde os deuses subterrâneos, chamados de svartálfar, moravam. Seu líder é Hoder, deus cego, irmão de Balder, deus da justiça e filho de Odin e Frigga.
Jotunheim: reino dos gigantes, chamados de Jotuns, sendo que sua principal cidade é Utgard. Seu líder é Thrym, rei dos gigantes.
Nidavellir: reino dos anões que está localizado nos subterrâneos de Midgard. Seu líder é Vidar, deus da vingança e filho de Odin.
Muspelheim: reino do fogo, onde vivem os gigantes de fogo. Seu líder é Surtr, o gigante de fogo.
Álfheim: reino dos elfos, seres mágicos de aparência humana e enorme beleza.
Na mitologia nórdica, Ragnarök corresponde ao local do destino final dos deuses. A batalha de Ragnarök aconteceu na região de Midgard entre as forças do bem e do mal, resultando no fim do mundo e de todas as criaturas sejam deuses, heróis, gigantes, monstros.
Note que, diferente das outras mitologias, na mitologia nórdica, os deuses não são eternos e com a batalha de Ragnarök, muitos deles morrerão, dando origem a outros novos.
Os principais deuses que compõem a mitologia nórdica são:
Odin: maior dos deuses vikings, o pai dos deuses, deus da sabedoria, e da guerra.
Freyr: deus da abundância e irmão de Freya.
Frigga: deusa da fertilidade e mulher de Odin.
Tyr: deus do combate e filho de Odin e Frigg.
Vidar: deus da vingança, filho de Odin.
Thor: deus do trovão e filho de Odin.
Bragi: deus mensageiro da poesia e sabedoria, filho de Odin.
Balder: deus da justiça e filho de Odin e Frigga.
Njord: deus protetor dos navegadores.
Freya: deusa mãe, do amor e da luxúria; e filha de Njord e Skadi.
Loki: meio gigante e meio deus, ele é considerado o pai das mentiras.
Hel: deusa do inferno e filha de Loki.
Além dos deuses (entidades superiores), diversas criaturas fazem parte da mitologia nórdica, a saber:
Heróis: possuíam alguns poderes e realizavam grandes feitos.
Anões: seres que possuíam elevada inteligência superior.
Jotuns: gigantes que tinham poderes especiais
Monstros: também chamados de bestas, possuíam poderes sobrenaturais.
Valquírias: são as servas do maior dos deuses: Odin.
Elfos: belas criaturas imortais e com poderes mágicos que se assemelham aos humanos. São habitantes das florestas, fontes e bosques.
Fonte 1
Fonte 2