1. Spirit Fanfics >
  2. Pokédex Expandida - Biologia Pokémon >
  3. Biologia - Bulbasaur, Ivysaur e Venusaur

História Pokédex Expandida - Biologia Pokémon - Biologia - Bulbasaur, Ivysaur e Venusaur


Escrita por: Takezoo e LILIduLac

Capítulo 2 - Biologia - Bulbasaur, Ivysaur e Venusaur


Fanfic / Fanfiction Pokédex Expandida - Biologia Pokémon - Biologia - Bulbasaur, Ivysaur e Venusaur

Enciclopédia Pokémon de Kanto — Index #002 — Bulbasaur, Ivysaur e Venusaur
Características Básicas: Tipo-Grama e Veneno, Animal Desconhecido.


Biologia: Bulbasauros e sua família são obviamente uma combinação de animal e planta — dois simbiontes. O animal transporta a planta ao redor, enquanto a planta fotossintetiza e age como armazenamento de nutrientes. Quanto mais energia ele acumula do sol, mais açúcares produz e mais a planta evolui e cresce. Essa energia também pode ser desviada para utilização e criação de pós e aromas venenosos com fins defensivos e ofensivos.

Devido a este excesso de armazenamento de energia, a parte animal não precisa comer muito — a maior parte de sua nutrição pode vir apenas de sua planta e do sol. O Bulbasauro pode ficar em pé sobre as patas traseiras, elevando-se de modo a conseguir escalar lugares altos para obter mais luz solar, mas isso é apenas minimamente útil, considerando que eles têm vinhas que são muito mais eficazes em escalar. A necessidade de encontrar a luz do sol é crucial para um Bulbasauro, pois eles são os mais vulneráveis da família, portanto, têm mais necessidade de evoluir rapidamente.

Biologicamente, essa cooperação é assombrosa de tão perfeita; cada célula nervosa da parte animal deste Pokémon é sombreada pela célula correspondente da parte da planta. Ou seja, o sistema nervoso do animal e o sistema nervoso da planta se complementam. Além disso, as raízes estruturais do bulbo são presas à caixa torácica de maneira que agem como um bônus estrutural, deixando o corpo dele mais robusto.

À medida que evoluir, ele precisará suplementar a energia com mais carne, isso ocorre porque o corpo do animal se torna maior, necessitando de mais energia, mas também porque a planta floresceu e cresceu em peso, dificultando a locomoção. Ele pega mais sol, fotossintetiza mais, mas menos dessa energia é armazenada, e mais é utilizada para manter as pétalas e folhas saudáveis para ataques.

Historia da Espécie: Foram encontradas evidências fósseis de que a planta do Bulbasauro uma vez já fora uma planta comum, crescendo e adquirindo seus nutrientes na terra. Na natureza, essas plantas nunca atingiram todo o seu potencial, nunca floresciam —  como acontece nas costas do Bulbasauro durante a evolução — e permaneciam um pequeno bulbo fechado até morrer, gerando poucas sementes e não conseguindo crescer para adquirir um tamanho notável.

Não por coincidência, os fósseis de um animal semelhante ao Bulbasauro (Bulbasauros-Sem-Bulbo) foram localizados próximos dessas plantas, e todos esses fósseis foram encontrados com doenças como osteoporose, artrite e outras deformidades estruturais que causaram a morte desses Pokémon em uma idade muito jovem. No entanto, a descoberta mais fascinante foi que essas criaturas não possuíam um bulbo, eles nasceram como animais normais, mas com uma expectativa de vida de menos da metade do Bulbasauro dos tempos atuais.

Acredita-se que coincidentemente, essas plantas começaram a crescer próximas dos ninhos dos antigos Bulbasauros-Sem-Bulbo. Alguns acreditam que os ovos foram penetrados e infectados pela planta bulbosa, outros acreditam que sementes foram depositadas na membrana da casca, logo abaixo da superfície do ovo do Pokémon. De um jeito ou de outro, a junção do animal com a planta, deu origem a um novo ser, o Bulbasauro que conhecemos hoje em dia.

Bulbasauro: Os Bulbasauros são os mais enérgicos de sua família. O bulbo nas suas costas ainda é pouco desenvolvido, o que lhes permite ter muito mais mobilidade do que suas evoluções. Eles também são capazes de utilizar diferentes tipos de sementes, porém, a mais comum e conhecida pelos treinadores são as sementes sangue-suga, que resulta no ataque Leech Seed. Essa semente aparentemente mística, uma vez implantada no inimigo, cresce e se enrola em seu corpo, elas não chegam a prejudicar o movimento, mas drenam sua energia. É provável que essas sementes são versões imaturas das sementes implantadas nas costas do Bulbasauro, mas em vez de dar energia ao Pokémon em que ela está — como ocorre na fotossíntese do Bulbasauro — ela é de algum modo ligada com o bulbo do Bulbasauro e transfere energia diretamente para ele. 


Ivyssauro: À medida que o Bulbasauro amadurece, seu bulbo começa a se abrir, revelando uma flor ainda em desenvolvimento. Este estágio é conhecido como Ivysauro e é acompanhado por uma mudança de comportamento. Sua flor, agora muito maior, é pesada demais para o Ivysauro ficar de pé sobre as patas traseiras, e esse seu corpo maior e mais pesado lhe da a capacidade de utilizar movimentos físicos como Take Down ou Double-Edge. Além disso, sua nova dificuldade de mobilidade o leva a confiar mais na fotossíntese para se alimentar. Ele não se esforça para caçar, em vez disso ele produz um aroma incrivelmente doce a partir de sua flor, que atrai outras criaturas até ele. 

Ele é capaz de produzir um tipo de semente mais rara, de um tipo explosivo. Dentro dessa semente existem vários produtos químicos naturais que reagem violentamente quando misturados, e são separados por finas camadas. A semente é geralmente cuspida pelo bulbo, ou jogada pelas videiras, e quando ela se choca com o chão, as camadas finas que a separam se rompem, misturando os produtos químicos e causando uma explosão esverdeada.

Outras sementes também foram relatadas, incluindo uma semente que muda o comportamento dos aflitos, e outra que produz videiras de rápido crescimento ao redor do alvo. Há também uma que é bastante pequena, dura e que se assemelha á nozes. O Ivysauro as produz em grande quantidades, e depois atira do bulbo em alta velocidade, criando um efeito parecido com o de uma bala sendo disparada. Elas não pegam tanta potência, mas são velozes e podem causar grandes danos á indivíduos de pele macia.

No entanto, a mais destrutiva e perigosa habilidade que o Ivysauro se torna capaz de utilizar, é o Raio Solar. Sabe-se pouco de como o processo realmente funciona, alguns dizem que a energia absorvida pelas folhas que é armazenada, e não utilizada, é queimada rapidamente para produzir um efeito semelhante á um feixe de luz, mas, uma certeza é que esse Raio Solar não pode ser usado mais que duas vezes por luta, pois aparentemente causa danos à flor e folhas do próprio Ivysauro.

Venosauro: A planta, completamente desabrochada, diminuiu significativamente as propriedades negativas que possuía no estagio anterior. As propriedades fotossintéticas da flor agora são uma maravilha da natureza. Capazes de absorver a energia até mesmo da luz da lua, e se eles fossem conectados á postes de luz, um Venosauro saudável seria capaz de armazenar energia suficiente para iluminar um grande quarteirão.

O Venossauro, como esperado, é a maior ameaça da família Bulbasauro. Ele é capaz de reproduzir todos os mecanismos de defesa de seus parentes mais jovens, só que em maior potência e quantidade, além de possuir grandes reservas de energia que podem ser utilizadas para alimentar seus raios solares.

O tamanho do Venosauro faz com que eles tenham um estilo de vida muito preguiçoso e passivo. Eles não gostam de caçar, e preferem apenas se encherem de energia solar, fazendo o minimo possível de esforço físico afim de conservar energia. Isso permite que eles lutem com força total quando eles têm oportunidade. O poder devastador do Raio Solar é a representação mais destrutiva e icônica do poder de um Venosauro.

Fisicamente, Venosauro está entre os Pokémon de Grama mais robustos do planeta. Mesmo sem seu estoque constante de energia solar, seus músculos fortemente compactos e ossos extremamente fortes permitem ataques físicos poderosos.

Habilidades e Capacidades: Bulbassauros e Ivyssauros são enganosamente rápidos para o seu tamanho, mas eles ainda são muito mais lentos do que qualquer presa que eles possam caçar. Rattatas correm rápido demais, e Pidgeys possuem bicos afiados que podem rasgar suas vinhas. Na verdade, é a planta que ajuda nesse problema. O doce aroma que eles liberam atrai Pokémons até eles. Esse aroma se intensifica na chuva e em dias nublados pois, sem a luz solar, menos energia é armazenada pela planta e o animal precisa atrair mais presas para compensar.


Quanto mais saudável a flor, maior e mais brilhante ela é. Isto é tomado como um sinal de força, tanto para outros Pokémon em busca de parceiros, como para treinadores. Afinal, quanto mais ativo o Bulba é, mais devotado é em manter-se em movimento para encontrar os melhores pontos de sol na floresta, consequentemente se tornando mais poderoso.


Habitat: Eles estão sempre procurando a melhor maneira de obter luz solar. Odeiam áreas onde geralmente é nublado. Originalmente, eles viviam nas pastagens, havia mais sol, menos sombra, e o Venosauro fazia largos caminhos com seus corpos pesados através da grama alta, fazendo o início dos caminhos que mais tarde se tornariam as primeiras estradas humanas.


A única razão pela qual os humanos sabem que eles viveram originalmente nos campos é porque em Hoenn, o último refúgio dos Bulbas de pastagens, muitas pessoas testemunharam eles deixando estradas inteiras para trás através da grama alta. No entanto, eles eram raros, e começaram a conhecer os caçadores, logo eles desapareceram daquela região também. Alguns Bulbasauros podem aparecer em cidades, atraídos pelo brilho das lâmpadas. Eles também migram bastante, evitando o tempo nublado e chuvoso. Se há bastante Bulbasauros em uma área, significa que provavelmente será um dia ensolarado.


Sociedade e Humanos: Os humanos começaram a caçá-los por seus bulbos e flores para fazer remédios místicos herbais que podem ou não ter funcionado. Mais comumente, as pétalas eram trituradas para conseguir veneno e o pólen usado como perfumes aromáticos.

Originalmente, todos os Bulbas eram mortos pelas suas plantas, mas mais tarde, quando os humanos começaram a se tornar mais amigos da natureza, apenas a planta era cortada em um esforço para evitar danos ao animal. Infelizmente, o animal restante sempre morria de qualquer jeito, pela falta de nutrientes.


Infelizmente, como Bulbasauro, se a planta for cortada, ela nunca volta a crescer. Para Ivysauro e Venosauro, no entanto, desde que o tronco principal não seja prejudicado, as folhas, as trepadeiras e as pétalas são altamente regenerativas. Evidentemente, elas também são mais venenosas, então menos humanos as querem de qualquer maneira. Assim, é o pobre Bulbasauro que sofre com a caça.


Quando não estão saudáveis ou estão desnutridos, as flores de um Venosauro produzem um odor para afastar os inimigos e rivais, este é um dos aromas usados no Repelente, o famoso item. Por outro lado, um Venosauro saudável tem uma flor muito vibrante e produz um aroma que acalma as ansiedades das pessoas ao seu redor.

Quando um Venosauro morre, sua flor lança sementes que fazem florescer novas flores e árvores naquela área, que se assemelham exatamente com as flores e árvores nas costas deles. A madeira dessa árvore é tão resistente que nem um Machamp consegue derrubá-la. O resto de seu corpo vai aos poucos se fundindo completamente com a paisagem, alimentando novas flores e árvores, que servem tanto para expandir a floresta, como para alimentar os outros Pokémon com seus frutos. Alguns cientistas provaram que em florestas onde Bulbassauros vivem até o final de suas vidas, são mais belas, e há muito mais vida selvagem, plantas e árvores. É dito que florestas assim possuem ''Núcleo Venosauríco'', significando que Venosauros ajudaram a expandir o ecossistema daquele local.


Personalidade: Os Bulbas, originalmente bastante contentes em evitar conflitos sempre que possível (embora nunca covardes), tornaram-se mais agressivos em relação aos humanos. Eles foram forçados a se mudar para florestas mais isoladas — porque os humanos não se atrevem a derrubar as florestas por causa da ira dos Pokémon Grama e Insetos  — e onde há menos sol. Eles não eram, mas por influência humana cresceram para serem territoriais, disputando os pequenos pontos de sol que rompem o dossel espesso de vegetação. Devido a essa competição por sol e espaço, o Bulbasauro pode evitar evoluir para não ter que se envolvir em conflitos desnecessários, fazendo com que as populações de Ivysauros e Venosauros despencassem nas florestas.

Bulbasauro e sua linha evolutiva antes de se tornarem tão raros, eram tradicionais nas casas de Kanto por dois motivos simples. Eles são fáceis de cuidar, exigindo significativamente menos comida do que a maioria dos Pokémon de seu tamanho, apenas água e luz solar adequada. E também, eles são protetores eficazes para casas e jardins, podendo facilmente incapacitar os invasores. 

Todos os indivíduos da espécie vivem espalhados por áreas remotas da floresta, embora uma vez por ano todos viajem para ver uns aos outros. O destino da migração é determinado pela tradição, então os mais velhos lembram, enquanto os mais jovens seguem seus instintos. Apesar das condições mais duras, forçando-os a viver mais separados, os Bulbas realmente desfrutam da companhia um do outro. (A capacidade de viver mais perto um do outro é, na verdade, uma das razões pelas quais Bulbasauro e Ivysauro se recusam a evoluir) O comportamento dos Bulbas tem sido muito estudado por cientistas de todos os tipos, mas seu comportamento na floresta é pouco conhecido, já que eles são tão raros e evitam ativamente os humanos.


No passado, Venosauros foram usados ​​na guerra, mas não como participantes ativos. Eles se recusam a matar por algo assim tão sem sentido, não importam o quão leais eles eram aos seus treinadores. Mas, pelo menos eles estavam dispostos a usar seus aromas e pós como se estivessem na natureza — para confundir e desorientar o inimigo. Quando uma fronte atacava, eles protegiam o caminho com suas muitas videiras, embora isso dificilmente fosse um obstáculo para os líderes de exércitos que comandavam Pokémon de Aço ou Fogo.


Gênero e Reprodução: O Venosauro é sexualmente dimórfico, com a fêmea tendo ovários no centro de sua flor. O Bulbasauro se reproduz de maneira muito semelhante a algumas plantas, através do processo de polinização. Um Bulbasauro macho, na adolescência já é capaz de disparar um tipo especial de pó, conhecido como “pó de reprodução”. Se este pó consegue encontrar o caminho para o bulbo de um Bulbasauro fêmea, então ela fica grávida.


Tipo Veneno e Grama: Todos os Pokemon Tipo Grama são capazes de lidar com a poluição do ar, mas recentemente, fora descoberto que aqueles com um tipo secundário Venenoso podem ingerir as moléculas voláteis de poluição a uma taxa muito mais rápida, enquanto os outros de tipo unicamente de Grama precisam de tempo para decompor moléculas tóxicas em componentes úteis e benéficos. Os tipos Grama/Venenoso absorvem mais toxinas diretamente, transformando-as em nutrientes ou utilizando-as para armazenar suas próprias reservas de venenos, despoluindo o local.


Em resposta a essa descoberta, alguns grupos de voluntários começaram a se formar em todas as regiões para reunir seus Pokémon Grama/Venenoso em áreas mais poluídas. Pela baixa quantidade de pessoas que o fazem, e por serem conhecidas poucas espécies com esta tipagem, não é muito útil, mas é uma ótima maneira de colaborar com a natureza e fazer amizade com outros treinadores.

Mega Venusaur: Ele também é capaz de se transformar quando exposto à radiação da Venusaurite. Essa Mega-Evolução desencadeia uma reação química maciça dentro do corpo do Venosauro, sua cor muda para um tom mais claro e aparecem algumas manchas escuras em sua cabeça. Ele desenvolve um tronco mais resistente, a flor é melhor sustentada e também crescem folhas novas e mais leves, suportadas por caules individuais, que geralmente dobram sob o peso das folhas. O novo tronco é sustentado pelas vinhas duras que a planta produz, que são grossas o suficiente para segura-lo. As folhas novas crescem mais que as flores originais, chegando até a cabeça do Venosauro. Além disso, o aumento maciço de tamanho que eles recebem para sustentar a flor, faz com que eles armazenem mais energia e desenvolvam uma quantidade significativa de gordura nos membros e no corpo, essa camada extra de gordura melhora sua defesa e lhe concede a habilidade Thick Fat.

Divergência de Cor (Shiny): De vez em quando, eles podem ser encontrados na coloração verde-limão. Sua diferença de cor torna-os muito mais fáceis de detectar, exceto no início da primavera, de modo que ou eles morrem mais facilmente, ou se tornam fortes mais rapidamente para sobreviver.


Habilidades (Overgrow/Chlorophyll): Quando o Pokémon está em apuros, ou seja, quando possui menos da metade de sua energia máxima, ele entra em sobrecarga, aumentando seu ataque á níveis extremos, dando a ele a capacidade de atacar com muito mais força, porém se cansando mais rápido. É uma habilidade poderosa e simples de usar, útil em diversas situações, mas pode ser necessário um esforço excepcional para ativa-la.


Com o tempo, alguns Bulbas evoluíram com hiper-metabolismos — a capacidade de fazer mais açúcares dos raios solares em um curto período, para aproveitar ao máximo a quantidade de tempo que eles conseguem encontrar a luz. Como resultado ele será capaz de fornecer ao seu corpo uma quantidade maior de combustível para as funções metabólicas, particularmente no que diz respeito à sua velocidade de movimento, e, portanto, poderá se mover com o dobro da sua velocidade normal, desde que a luz do sol determinada área seja particularmente intensa.


Notas Finais


Sugestões, perguntas, idéias, críticas, são sempre bem vindas, e me dão um animo a mais para escrever.
Essa é a minha visão, e eu gostaria também de ouvir a de vocês.


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...