1. Spirit Fanfics >
  2. Pokédex Expandida - Biologia Pokémon >
  3. Biologia - Pikachu

História Pokédex Expandida - Biologia Pokémon - Biologia - Pikachu


Escrita por: Takezoo e LILIduLac

Capítulo 22 - Biologia - Pikachu


Fanfic / Fanfiction Pokédex Expandida - Biologia Pokémon - Biologia - Pikachu

Enciclopédia Pokémon de Kanto — Index #025 — Pikachu
Características Básicas: Tipo-Elétrico, Rato-Amarelo, Rato-Elétrico. 


Geral: O Pikachu é um Pokémon social que pode ser encontrado em diversos lugares diferentes. Porém, costumam ser raros devido sua tendência à se isolar. Seja em florestas, matagais, áreas urbanas ou suburbanas, eles são uma espécie que praticamente não corre riscos, e prosperam muito bem, sobrevivendo sem muita dificuldade na natureza.

A presença do Pikachu em uma área selvagem é muitas vezes marcada por pedaços de grama queimada, ou por marcas de descargas elétricas reprimidas no chão. Em áreas urbanas, eles tendem a se reunir em grupos menores, de quatro à cinco. Na natureza, já é o inverso, e eles vivem em grupos bem maiores, de quinze a vinte indivíduos. Eles adoram passear em locais urbanos, e não tem medo dos humanos. Pelo contrário, tendem a ser bastante comunicativos com as pessoas, e também com os Pokémon dessas pessoas, por isso, a relação entre ambas espécies é bastante boa.

Especiais: Mesmo que eles não pertençam à categoria dos extremamente raros ou lendários, sua fama, capacidade e proeminência na história, enquadram o Pikachu na categoria daqueles Pokémon que se tornaram realmente especiais para as pessoas. Diferente dos muitos outros Pokémon, o Pikachu parece ser adepto desde jovem a superar expectativas, sempre derrotando oponentes muito mais fortes que eles, aprendendo e dominando movimentos muito poderosos, e se esforçando arduamente com seu treinador para sobrepujar obstáculos.

Não faz nem sentido eu descrever o quão incrivelmente famosos eles se tornaram, porque atualmente, a maioria das pessoas — se não todos — já conhece, ou ouviu falar do Pikachu.

No entanto, isso também significa que Pikachu tem sido objeto de interesse das pessoas normais, e também dos cientistas. Por isso, este relatório contém quase todo o conhecimento que pudemos obter sobre Pikachu até o atual momento. Esse capítulo é feito para aqueles que querem se informar sobre essa famosa espécie, e também especialmente para aqueles que desejam adquirir um Pikachu algum dia.

Biologia: Eles são ratos-elétricos que coletam cargas pelas glândulas localizadas nas bochechas — o tamanho e capacidade dessas glândulas dependem da frequência de uso e carga armazenada. Eles recarregam naturalmente quando dormem, mas esse processo pode ser facilitado absorvendo eletricidade de outras fontes, tal como: geradores, transformadores, outros Pokémon elétricos e nuvens carregadas. Pesquisas recentes dizem que essas glândulas geram sua própria eletricidade repetindo vibrações.

Sua cauda também é bastante importante para sua anatomia. Ela é feita de ossos, mas possui alguns traços de metais em sua composição, para mantê-la rígida e em forma de zigue-zague. O Pikachu é extremamente cauteloso com ela, pois ela serve para liberar energia desnecessária, e também para regular a sua própria eletricidade e não sofrer com as descargas. A parte externa da cauda é cheia de pelos finos e sensíveis, que podem detectar alterações sutis e atividade eletromagnética no ambiente circundante. (Ela também torna o Pokémon mais suscetível à atrair eletricidade)


O motivo dele ser extremamente cauteloso e protetor com sua cauda, é que apesar de ser um pouco resistente, ela não é lá isso tudo quando se trata de defesa, e um Pikachu com a cauda quebrada está praticamente fadado à morte, já que ele não mais poderá liberar descargas elétricas. E caso ele tente, ele se ''auto-eletrocutará'' lentamente até a morte. Caso abra mão da eletricidade, sua vida na natureza torna-se muito mais difícil, e raramente ele irá sobreviver muito tempo só utilizando de ataques físicos.

O resto do seu corpo é bastante fácil de entender. Ele tem o mesmo sistema circulatório, digestivo, endócrino e reprodutivo que outros Pokémon mamíferos de seu tamanho.

No entanto, três de seus cinco sentidos foram modificados para adequar-se ao seu estilo de vida. Seus olhos são capazes de se ajustar para eles serem capazes de enxergar bem (não perfeitamente) na escuridão total e na luz forte (se não, seus próprios ataques o atrapalhariam). Seus sentidos olfativos são capazes de detectar presenças invasoras, como Pokémon predadores ou pessoas, permitindo-os se esconderem antecipadamente para avaliar a ameaça e evitar conflitos. Mas, de todos seus três sentidos especializados, sua audição é a mais eficaz, pois ela é capaz de detectar, distinguir e interpretar perfeitamente quase tudo o que estão ouvindo. Eles reconhecem uma miríade gigantesca de sons, e possuem uma resposta pré-determinada para quase todas as situações.

A última — mas com certeza não menos importante — característica do Pikachu é o cérebro deles. Como seus crânios são muito grandes e possuem um alto fluxo sanguíneo, seus cérebros podem crescer bastante, tornando-os muito mais inteligentes do que a maioria dos outros Pokémon de seu tamanho. Os testes de QI mostram que, embora do ponto de vista intelectual, eles estejam apenas um pouco acima da média em relação a outros Pokémons de tamanho semelhante, eles podem ser muito mais lógicos e inteligentes. Eles também são muito receptivos à emoções daqueles ao seu redor, e podem compreender rapidamente como uma pessoa ou Pokemon está se sentindo e por quê está se sentindo assim. Os Pikachu também são rápidos em perceber se algo está errado e podem usar da lógica para corrigir problemas de maneira sensata e diplomática. Atualmente, eles só partem para meios violentos quando não há outra escolha, ou se forem criados para agir dessa forma, e nesse caso a culpa não é do Pikachu, mas da pessoa que o criou.

As fêmeas só diferem dos machos em aparência, elas são levemente diferentes fisicamente, com a extremidade da cauda mais curva e em forma de coração. Quando vistas de frente, elas também tendem a ter manchas pretas maiores perto das orelhas.

Capacidades e Movimentos: Como já foi abordado ao longo do capítulo, a principal capacidade inata do Pikachu é a de utilizar a eletricidade. No entanto, o que torna essa habilidade impressionante, é o quão versátil a sua anatomia permite que seus ataques elétricos sejam. 

Os usos mais comuns dessa eletricidade, são no Volt Switch, Thundershock, Thunderbolt, Thunder Wave e Thunder, porque eles exigem simplesmente que o Pikachu libere energia elétrica de diferentes intensidades. O único que exige uma mudança na forma da energia elétrica, é o Thunder Wave.

O Charge Beam também usa esse mesmo princípio, mas o Pikachu condensa a energia antes de dispara-la, formando um feixe. Por ser um feixe, e não uma descarga, quanto mais longe for o alvo, maior a dispersão da energia, o que faz com que esse ataque perca poder e se torne menos poderoso que um movimento como o Thunderbolt caso o alvo esteja muito longe. Porém, uma característica desse e de alguns outros ataques, é que cargas residuais de eletricidade no ar (resquícios de ataques elétricos, nuvens carregadas, ar seco, etc) podem aumentar o poder especial desse movimento.

No entanto, existem vários outros movimentos do tipo Elétrico que exigem mais da capacidade do Pikachu. Por exemplo, a Electro Ball exige que o Pikachu colete energia elétrica em sua cauda e a utilize para girar a esfera até que ela se condense em uma bola grande, para enfim ser lançada. A Electro Ball funciona melhor contra criaturas cujo metabolismo não são rápidos o suficiente para neutralizar ou aguentar um choque repentino e maciço de eletricidade no sistema nervoso.


Outros ataques dependem dele carregar eletricamente uma parte, ou todo corpo para atingir diretamente seu oponente, via Thunder Punch ou Wild Charge. (O Wild Charge possui um tipo de desvantagem, ao carregar todo o corpo com eletricidade, os nervos tornam-se extremamente sensíveis, machucando-os um pouco no impacto.)


Por fim, o Pikachu ainda pode utilizar a eletricidade simplesmente liberando-a ao seu redor, afetando o ambiente circundante. Isso é feito através do Magnet Rise (emitindo ondas eletromagnéticas não danosas que o fazem flutuar levemente por meio de levitação magnética) ou do Discharge (simplesmente liberando sua energia pela cauda, varrendo o chão com eletricidade e atingindo tudo em 360 graus.)

Além dos movimentos elétricos, eles ainda são capazes de utilizar alguns movimentos de outros tipos, como o principal movimento não-elétrico deles, o Iron Tail, no qual o Pikachu endurece os músculos da sua cauda para tornar mais proeminentes as partes metálicas, causando dano no impacto.

Comportamento: Os Pikachus são Pokémon extremamente sociáveis, resultado de seu alto QI e sua personalidade. Por isso são bem comuns em áreas urbanas e suburbanas, pelo fato de não terem medo de humanos ou seus Pokémon.

Em batalhas são extremamente competitivos e determinados, sempre dispostos a superar inimigos muito mais fortes que eles. Essa determinação atrai a atenção de vários treinadores iniciantes, e de fato faz dele um excelente “Quarto Inicial”.

Eles são geralmente bastante dóceis com outros Pokémon, porque sua capacidade de usar lógica, e também sua dieta herbívora de nozes, frutas e verdura, não lhes da motivo para atacar outros Pokémon. Na maioria das vezes eles utilizam suas habilidades mais causalmente, pois o máximo que precisam é ''fritar'' alimento com eletricidade para amaciar e tirar as impurezas antes de comer.

Também tendem a ser muito curiosos, principalmente vendo coisas que não lhe são familiares. Seu primeiro instinto será dar um leve choque para ver como a coisa nova reage, seja uma pessoa ou um objeto novo, a fim de avaliar o quão perigoso aquilo é. 


O Pikachu selvagem vive em uma sociedade muito gregária. Eles quase sempre são encontrados em comunidades com outros de sua espécie e se comunicam entre si frequentemente através de leves choques elétricos, além de sempre se ajudarem a completar as tarefas da comunidade, como, criar jovens Pichus, coletar comida para o inverno ou criar novos abrigos. 

Devido a todos os motivos supracitados, as comunidades de Pikachu geralmente não são territoriais. Eles aceitam outros Pokémon que por algum motivo estão sozinhos, e também se integram com outras comunidades, caso elas não sejam agressivas. 

No entanto, eles não são bobos, sabem reconhecer uma verdadeira ameaça e agir o mais rápido possível para superá-la. No caso dessa ameaça precisar da força do grupo, Os Pikachu se reunirão e enfrentarão bravamente o referido perigo, sempre ajudando uns aos outros caso fiquem fracos, feridos ou inconscientes.

Resumindo, a maioria dos Pikachu são dóceis e gentis, além de muito sociais e responsáveis por seus deveres. Além disso, eles são corajosos e quando algo ameaça a vida de seus entes queridos, eles sempre serão os primeiros a dar um passo adiante para encarar essa ameaça de frente.

Relação com Humanos: A razão pela qual a relação Humano-Pikachu é tão boa, se dá porque o Pikachu sempre foi valioso para a sociedade humana. Acho que posso até dizer mais, não apenas valioso, mas também icônico. 

Seja nos livros de histórias, em um desenho na sala de aula, um mascote de beisebol, um ícone de computador, uma figura estampada em produtos no mercado, e em muitas outras coisas. Eles estão literalmente em todo lugar. Como foi descoberto recentemente, desde a antiguidade eles já eram famosos. Isso foi descoberto, pois há fábulas, e registros de Pikachus que lutaram ao lado de bravos homens e mulheres na nossa história, como o Guardião da Aura que usou um Pikachu para selar os espíritos malignos que eventualmente se tornariam um Spiritomb. Existiam até sociedades antigas que supostamente veneravam comunidades de Pikachu, por causa da capacidade deles de criar tempestades.  

Independentemente do quão famoso o Pikachu fosse naquela época, o ponto é que eles são famosos da mesma forma até hoje. Talvez o Pikachu mais famosos dos tempos modernos, é aquele que pertence a um garoto da Cidade de Pallet conhecido como ''Red''. Esse Pikachu era seu principal Pokémon, que lutou lado a lado com ele para vencer a Liga de Kanto. Hoje em dia, não se sabe o que aconteceu com eles, mas os relatórios apontam que eles estão no topo do Monte de Prata.
.
Vou responder à pergunta que muitos fazem: como vai ser o relacionamento dele com você, um humano que acabou de conhecê-lo? Pra ser sincero, mal. Se você o tirou de seus amigos e família, ele irá se ver mais como um prisioneiro do que qualquer coisa, e fará de tudo que estiver no seu alcance para escapar.

No entanto, depois de um tempo, se você for uma boa pessoa e bom treinador, ele acabará criando um vínculo com você. Com o tempo, esse vínculo ficará cada vez mais forte, até que ele se tornará o Pokémon mais leal à sua disposição. Se esse é o resultado que você deseja, basta ler as Dicas de Treinador abaixo, para descobrir maneiras de manter seu Pikachu saudável e feliz.
 


Descendência: Uma coisa interessante a se notar é que Pikachu, Pachirisu, Plusle, Minun, Emolga, Togedemaru e Morpeko possuem um ancestral em comum. Porém, como eles foram parar em diferentes regiões, eles se desenvolveram de maneira diferente, cada um para seu habitat. Por exemplo, Emolga ganhou a capacidade de voar porque vivia com Pokémon mais perigosos e terrestres, ele sobrevive por causa dessa característica. O mesmo vale para os outros, cada um adquiriu uma característica diferente que os auxiliam na vida na natureza.

Dicas de Treinador: Ao encontrar um Pikachu selvagem, primeiro certifique-se que ele não possui um parceiro ou parceira antes de captura-lo. Pikachus mais velhos provavelmente possuem um companheiro, e separa-los dessa maneira, os faria fugir constantemente para procurar seu cônjuge, independente da distância. Se você notou que o Pikachu que você quer capturar possui um parceiro, ou pegue os dois, ou não pegue nenhum. Eles não vão tolerar ficarem separados.

Se um Pikachu selvagem estiver olhando para você e faiscando pelas bochechas, não se aproxime dele. Seu Pokémon (na maioria das vezes) será capaz de aguentar as descargas elétricas, mas você não. Sofrer muitos choques faz mal para saúde, então fique longe.

Esses casos são raros, mas há a chance de você receber um Pikachu que já foi capturado por outra pessoa e liberado. Nesse caso, o Pikachu já tem uma ligação sentimental, seja ruim ou boa, com aquela outra pessoa. Então, não espere que ele seja calmo com você. Quando ele mostrar sinais que sente saudades daquela pessoa, reserve um tempo para ele e mostre-o que pode confiar em você. Se não,  ele nunca verá você como seu treinador. 

Quem decide se ele evolui ou não, é ele próprio. Depois de ler a seção de ''Evolução'' abaixo, você saberá o quão difícil é o processo de evolução natural para eles; portando, será sua responsabilidade como treinador cuidar deles posteriormente.

Para melhor relacionamento, deixe-o viajar fora da pokébola. Isso ajuda especialmente a criar um vínculo com o Pikachu, além de aumentar rapidamente o conhecimento  deles sobre o mundo exterior. Alguns Pikachu até mesmo temem a função da pokebola de transformar Pokémon em energia, o que é bastante compreensível. 

Se o Pikachu está olhando o ambiente à sua volta, e soltando faíscas, significa que há alguma ameaça perto de você. Portanto, preste atenção no aviso, e se a quantidade de faíscas continuar aumentando, saia da área ou descubra a fonte desse perigo. Preste sempre bastante atenção.  

O Pikachu pode ficar doente caso absorva muita eletricidade, então arrume sempre um meio de descarrega-lo. Pode ser através de batalhas, no Centro Pokémon, ou simplesmente pedindo para que ele descarregue o excesso de energia a partir de ataques. Só certifique-se de não haver ninguém perto que possa ser atingido. 

Também é necessário ter cuidado ao cuidar de um Pikachu, pois seu pelo pode conter resquícios de estática. Banhar um Pikachu é uma tarefa bastante difícil, pois um espirro do Pikachu sem querer, significa uma descarga na água e uma eletrocussão no corpo do treinador. Por esse motivo, a maioria dos treinadores de Pokémon-Elétricos utilizam luvas de borracha.


Essa é a dica clássica: evite tocar a cauda do Pikachu. Ela não chega a ser sensível, mas é bastante importante para sua anatomia, então ele é bastante protetor para com ela. É desconfortável para eles ter a cauda tocada, e é uma reação quase instantânea morder ou eletrocutar quem a toque.  
 


Evolução: O processo de evolução é bastante perigoso. Para ele evoluir, ele precisa absorver 100,000 Volts de energia bruta, ou a energia concentrada dentro de uma Pedra-do-Trovão. Em ambos os casos, é muita mais energia que o corpo deles é capaz de absorver ou liberar normalmente sem se danificarem, então isso os leva a liberar um hormônio que faz aumentar a sua taxa de crescimento, para conseguir sustentar essa quantidade imensa de energia.


O método da Pedra-do-Trovão, é mais caro, mas o processo dura apenas alguns segundos, como uma evolução normal, e é a maneira mais segura de realizar esse processo. Porém, caso o Pikachu ainda não esteja maduro o suficiente, pode causar alguns problemas no Raichu, como distúrbios elétricos, espasmos frequentes e baixa capacidade de descarga e armazenamento de eletricidade.


O outro método — dos 100.000 Volts — leva em torno de vinte à trinta minutos, e durante esse tempo, eles precisam desenvolver seus corpos para conseguir conter toda essa quantidade absurda de energia. Esse processo é bastante doloroso, pois o surto repentino de crescimento muscular e ósseo coloca um estresse imenso no corpo do Pokémon. Seus geradores elétricos internos também liberam uma quantidade absurda de energia em forma de descargas, mas sempre há uma carga maior sendo produzida; em resumo, durante todo o processo ele está liberando energia adicional para não ser eletrocutado fatalmente. Isso significa que ele também precisa aguentar o sangue fervendo por alguns minutos até que o fluxo de eletricidade diminua; geralmente não é um processo fatal, pois suas células sanguíneas podem ser substituídas na medula óssea rapidamente, mas obviamente é agoniante para o animal, por isso é proibida. Na parte final desse processo, o sistema nervoso do Pikachu entra em um estado de sobrecarga, pois todos seus nervos estão sendo estimulados ao mesmo tempo.

Depois da sobrecarga, o processo se encerra com o Pikachu transformado em um Raichu. A primeira coisa que a maioria deles faz é se livrar da eletricidade que sobrara do processo, e em seguida dormir, para diminuir a atividade nervosa. Tudo isso enquanto ofegante, já que mais células vermelhas precisam ser produzidas para fornecer oxigênio para ele novamente.

Quando acordar, ele deve comer alimentos ricos em ferro e beber bastante água, para melhorar a circulação, que é bastante afetada durante o processo. Ele não pode lutar logo após esse processo, e tentar força-lo só irá tornar a recuperação ainda mais demorada. Por alguns dias, o Raichu ficará bastante dolorido (dependendo da gravidade do processo) e um pouco mais agressivo ou letárgico, levando um tempo até ele retornar à personalidade e metabolismo originais de quando ele era um Pikachu.

Por esse motivo, a não ser que ele tenha uma razão MUITO boa para evoluir, a maioria dos Pikachu permanece como Pikachu mesmo, pois eles veem a evolução como excruciante e desnecessária. A não ser que eles achem uma Pedra-do-Trovão dando sopa por aí, que induz uma evolução rápida e muito menos danosa.

Habilidades (Static/Lightning Rod): Em termos de habilidades, Pikachu tem duas opções. Alguns possuem a Static, que pode paralisar o oponente quando ele encostar em seu corpo, afetando o sistema nervoso do adversário.

Outros Pikachu possuem a Lightning Rod. Aqueles que possuem essa habilidade, produzem muito mais ferro em seus corpos, então a maioria dos ataques e descargas elétricas são atraídas instantaneamente para eles, aumentando a força de seus ataques, e recarregando-os com eletricidade.

Divergência de Cor (Shiny): Esse processo acontece desde sua pré-evolução, onde alguns poucos e raros Pichus possuem uma falha genética ou psicológica, que despertam uma glândula que os forçam a crescer e se desenvolver mais rápido.

Porém, diferente do que acontece com o Rattata e Raticate, a glândula não produz uma quantidade tão grande de hormônios quando chegam a fase de Pikachu, ele vai de alguma forma se estabilizando. Isso os deixa com pelos um pouco mais escuros, mas nem perto da coloração laranja-queimado do Raichu. 


Notas Finais


Bem, espero que tenham gostado. Essa historia se complementa com a minha outra, onde quase tudo dito aqui vai ser utilizado. Deem uma passada por lá!

https://www.spiritfanfiction.com/historia/jogo-dos-campeoes-memorias-postumas-de-red-18636075/capitulo8


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...