1. Spirit Fanfics >
  2. Pokédex Expandida - Biologia Pokémon >
  3. Biologia - Nidoran

História Pokédex Expandida - Biologia Pokémon - Biologia - Nidoran


Escrita por: Takezoo e LILIduLac

Notas do Autor


Só uma explicaçãozinha para não confundir vocês. Quando eu me referir a Nidoran ou Nidorans estou falando da espécie (ambos os gêneros), quando eu me referir à só um gênero, vai ficar explicitado como tal. (Nidoran Macho/Fêmea)

Capítulo 27 - Biologia - Nidoran


Fanfic / Fanfiction Pokédex Expandida - Biologia Pokémon - Biologia - Nidoran

Enciclopédia Pokémon de Kanto — Index #29 e #32  — Nidoran ♂ e Nidoran ♀
Características Básicas: Tipo-Venenoso, Diformismo Sexual, 
Nidócitos


Geral: A maior parte dos Pokémon exibem uma baixa taxa de dimorfismo sexual, e diferente dos humanos, muitos Pokémon só podem ser distinguidos unicamente pela genitália. Uma das exceções mais proeminentes a esta regra, é o Nidoran. 

A família Nidoran é um caso excepcionalmente raro em que os lados masculino e feminino da família tomam caminhos evolutivos completamente diferentes, e são normalmente incapazes de se reproduzir em cativeiro. Eles representam o exemplo mais extremo de dimorfismo sexual no mundo Pokémon, onde as diferenças de gênero não são percebidas apenas na aparência, mas também em sua anatomia, estrutura física, ataques e habilidades.

Quando foram descobertos pela primeira vez na natureza, os Nidorans machos e fêmeas foram classificados como espécies diferentes. Embora isso obviamente tenha se provado falso, a grande diferença que há entre os gêneros é suficiente para que alguns pesquisadores ainda optem por classifica-los separadamente até hoje. 

Nidorans são criaturas fortes e perigosas por várias razões, começando pelos seus corpos que, graças a uma substância produzida continuamente, adquire características venenosas durante sua vida. O veneno em si é produzido pelas glândulas intermusculares na parte inferior da pele do Nidoran, na barriga e na parte inferior do corpo, bem como nas quatro pernas. O veneno fica armazenado principalmente na base do chifre, e são cobertos por receptores de pressão altamente sensíveis.

Quando há pressão o suficiente, as camadas musculares se expandem e se contraem, forçando as glândulas venenosas a liberarem sua substância por meio de um conjunto de canais na base das garras, chifre, e no caso dos machos, também nos espinhos de suas costas. Esses lugares são chamados de Pontos de Veneno. Devido ao calor corporal e atrito que ocorrem durante uma batalha, o invólucro químico se quebra, permitindo que o veneno seja facilmente transferido quando o Nidoran faz contato, ou pior, consegue abrir uma ferida profunda em seu oponente. Na cabeça do Nidoran, também há outro conjunto de glândulas que produzem um tipo diferente de veneno. Na fêmea, essa outra substância flui para as presas e para as garras.

A fisiologia geral do Nidoran, com pernas curtas e grossas, orelhas grandes e espinhos venenosos, os protegem da predação aérea desde tenra idade e os constitui como fortes lutadores diretos. Por outro lado, isso afeta gradualmente seu equilíbrio e velocidade.

Nidorans são herbívoros, e consomem plantas como sua principal fonte de alimento, principalmente frutos e plantas tóxicas, que podem devorar sem quaisquer efeitos nocivos. São essas frutas, e o leite da mãe que melhoraram a produção de suas substâncias venenosas desde cedo.

Os papéis de toda essa linha evolutiva não são determinados por gênero, em vez disso, quando o Nidoran está maduro o suficiente para cumprir seus papéis na colônia, eles são colocados em uma competição de força, que determina sua função, e se eles desejarem mudar dentro da hierarquia do bando, eles devem desafiar um integrante para assumir seu lugar.

Habitats: Nidorans podem ser encontrados vagando em fronteiras ou áreas externas de planícies gramadas. Pequenos grupos vagam em torno de um núcleo ou colônia bem protegido e escondido, e geralmente consiste em dezenas a centenas de adultos cuidando de cerca de três vezes essa quantidade em filhotes. Mas, seus habitats variam, podendo abranger áreas tão grandes quanto uma cidade, e é o que acontece na região de Johto, onde eles podem ser encontrados em todas as áreas a leste e ao norte da Cidade de Goldenrod, apesar da atividade agitada da metrópole comercial.

Nidoran ♂: Nidorans machos possuem corpo mais espinhoso, cor roxa e um longo chifre. Eles são criaturas agressivas que gostam de atacar qualquer coisa que se atreva a aproximar-se deles; como resultado, eles preferem usar movimentos que lhes permitam usufruir de todo poder do seu chifre desde o início da batalha, e assim aprendem exclusivamente: Leer, Peck, Focus Energy, Fury Attack, Horn Attack, Poison Jab e Horn Drill.

Eles são extremamente agressivos quando ameaçados e assumem que qualquer coisa que se aproxime deles sem sua permissão sejam seus inimigos. O chifre no centro de sua testa, embora apenas um pouco mais longo do que os espinhos venenosos que pontilham as suas costas, também é cheio de veneno, e é projetado para liberar seu conteúdo no momento do impacto. É possível saber a força de um Nidoran macho só o observando, já que há uma correlação entre a potência de suas toxinas e o comprimento dos espinhos que adornam sua pele. Quanto maiores os espinhos, mais poderoso o Nidoran. 

Apesar de inferiores á sua contraparte feminina, os machos também possuem ouvidos excepcionalmente sensíveis. Sua audição aguçada é reforçada pelos músculos preênseis na base de suas orelhas. Quando eles ouvem algum barulho estranho, suas orelhas se deslocam e enrijecem na direção de onde veio o som. 

Nidoran ♀: Com bigodes longos e orelhas arredondadas, a Nidoran fêmea possui sentidos muito superiores à sua contraparte masculina. Elas são uma espécie tímida e temerosa, e esses sentidos aguçados permitem que elas evitem ameaças de modo inteligente. Elas são azuladas, e tendem a não se meter em brigas, focando-se apenas em se defender. 

Quietas, elas preferem atacar apenas quando se é extremamente necessário; Como resultado, sua lista de movimentos é projetada para utilizar suas garras e dentes ao máximo, e aprender exclusivamente os movimentos: Growl, Scratch, Tail Whip, ​​Fury Swipes, Bite, Crunch e Poison Fang. 

Quando animadas, seu sangue é bombeado para suas orelhas, tornando-as bastante brilhantes, tornando-as muito atraentes para os machos, mas também para predadores. Elas também são muito sensíveis ao frio, e em lugares com um inverno verdadeiramente gelado, elas hibernam profundamente em suas tocas, quase se selando completamente, exceto por pequenos buracos que roem nas árvores para fornecer ar. Quando os primeiros flocos de neve caem, elas comem e bebem suas últimas reservas de comida, antes de se acomodarem nas tocas para dormir por quase 3 meses.


Um problema para os treinadores é que sua evolução normalmente vem rápido, mas caso atrase, ela tem dificuldade para aprender movimentos diversificados. Mas contanto que você não se importe com isso, contornar esse problema não deve ser grande coisa.  

Sociedade: Com todas as suas características, naturalmente o Nidoran macho era para ser mais comum do que suas contrapartes femininas na natureza. Eles têm uma pele mais dura, um veneno mais potente e um chifre longo, o que os torna muito mais capazes de se defender. Mas o chifre de um Nidoran macho é uma faca de dois gumes, pois é pelas propriedades especiais desse chifre que eles foram caçados até se tornarem relativamente raros, não no nível Bulbasaur, Lapras ou Farfetch'd, mas deixaram de ser um Pokémon comum faz tempo.

Quando moído, o chifre produz um veneno quase insípido que pode desmaiar um homem adulto instantaneamente. Este veneno é normalmente usado por sequestradores, e existe um lucrativo mercado no comércio de chifres de Nidoran. Embora alguns sejam colhidos por cientistas para usos legítimos, como tranquilizantes para Pokémon de grande porte, a grande maioria é comercializada no mercado negro.

Algumas pessoas apoiaram um programa de etiquetagem de Nidoran para extinguir efetivamente esse comércio ilegal, mas seus pedidos foram rejeitados com base nas despesas que seriam gastas. Como a espécie continua numerosa, a  polícia se contenta com a existência de ataques ocasionais e foca no monitoramento do habitat, o que provou ser ineficaz em impedir a caça furtiva desses chifres. Algo precisa ser feito, e logo. 

Reprodução:  A reprodução em cativeiro é ineficaz na maioria das vezes porque os Nidorans tendem a encontrar seu parceiro antes de evoluir, o que significa que a captura excessiva de Nidorans podem separar pares que já foram unidos: o individuo deixado na natureza não escolherá outro parceiro, o que afeta diretamente a quantidade desses Pokémon na natureza. Em Kanto a legislação da Liga aloca temporadas de captura para não atrapalhar a reprodução dos Nidorans, de forma que apenas indivíduos jovens, e que ainda não tenham escolhido um parceiro, sejam capturados.


Em Kanto e Johto, há uma alta taxa de frutos tóxicos, que afeta diretamente a fecundidade deles, por isso, apesar de esses frutos poderem ser importadas por botânicos, a população dessa espécie fora dessas duas regiões é bastante baixo.

Nidorans jovens se reproduzem uma vez por ano, produzindo um ou dois filhotes de cada vez. Eles basicamente vagueiam por grupos, escolhem parceiros em potencial e os convidam para encontros privados sazonais de uma maneira muito semelhante à de um namoro humano, com direito a presentes e até serenatas. Este é um dos motivos por que a mídia geralmente os retrata como coelhinhos apaixonados e tira vantagem comercial deles. Esses encontros privados consistem principalmente em passar algum tempo juntos, escondidos atrás de um matagal, abraçados e ocasionalmente tentando pregas peças em Pokémon ou humanos, também se aproximam árvores próximas, tocas ou piqueniques para roubar um pouco de comida. Se o macho demonstrou criatividade, resiliência e destreza em tais tarefas, a fêmea pode aceitá-lo como seu companheiro.

Eles se organizam em micro-colônias, escaladas em centenas de quilômetros de largura. Não há rivalidade ou violência entre as colônias, a não ser quando há competição por uma fêmea, mas mesmo assim, é passageiro, e só uma rivalidade trivial, um Nidoran originário de uma colônia é sempre bem-vindo em outra.


Os jovens geralmente têm permissão para vagar por conta própria, brincar e interagir com outras espécies, desde que estejam sob o olhar atento das fêmeas e dos guardiões masculinos. Um Nidoran que enfrenta problemas geralmente é encorajado a enfrentá-los sozinho; no entanto, se a ameaça for muito poderosa, eles começarão a gritar em rajadas curtas semelhantes às de animais moribundos. Cada conjunto de guinchos tem padrões e frequências específicos que parecem ser direcionados especificamente para seus pais ou irmãos mais velhos, que rapidamente se farão presentes e se livrarão da ameaça à força.


Sub-Espécie: Embora extremamente raro, é possível a existência de Nidorans sem veneno, do Tipo-Normal. O primeiro passo para o animal começar a diferir de seus parentes, é que ele não seja amamentado por sua mãe. O leite contém uma boa quantidade de toxinas, devido à sua dieta de frutos tóxicos. Os nidócitos (nome do chifre dos Nidorans) são inicialmente uma reserva para estocar essas toxinas; se o indivíduo não o possuísse, as toxinas podiam se acumular nos órgãos de tal maneira que poderiam ser danosas ou até mesmo mortais para o bebê. 


Após a fase crucial de desenvolvimento inicial, o Nidoran se alimentará com a dieta padrão para pequenos herbívoros. Observe que esse Nidoran não é competitivo em batalha, e torna-se mais um companheiro doméstico. Da mesma forma, ele provavelmente nunca evoluirá, pois as enzimas nos frutos tóxicos dos quais ele se alimenta são um componente-chave na reação endócrina que desencadeia o evento evolutivo. 


Cuidados: Embora preferido pelas crianças, Nidorans não são fáceis de cuidar ou alimentar. Uma criança bruta pode agarrar um deles incorretamente, com mais força que necessário, e só isso já é suficiente para eles começarem a secretar veneno. Além da supervisão de um responsável, tente nunca erguer um Nidoran acima do nível da sua cabeça ou abraçá-los com força se eles não se aninharam em você pode conta própria, eles tendem a reagir mal se debatendo, o que pode ser perigoso, caso estejam secretando veneno. 

Habilidades (Poison Point e Rivalry/Hustle): Facilmente irritável, o Nidoran entra em qualquer luta que for desafiado e até mesmo nas que ele nem é chamado. As fêmeas geralmente preferem enfrentar fêmeas de outras espécies, e respectivamente, os machos também preferem enfrentar os machos de outra espécie, por algum motivo, seus desempenhos são relativamente superiores quando essas preferências são respeitadas. 


Há Nidorans mais raivosos que o normal, e sim, isso é possível. Quando entram em batalha, sua raiva  é tão exacerbada que seus golpes praticamente duplicam de força, mas eles esquecem de todo o resto. Seus sentidos focam-se tanto em atacar, que sua precisão e habilidade de seguir estratégias cai drasticamente, o que pode ser um problema para seu treinador. 


Divergência de Cor (Shiny): Nidorans Shinys são chamados por outro nome: intersexo. Pois, possuem a cor de um gênero, mas a aparência física de outro. Eles foram as primeiras dicas para os observadores da época de que o Nidoran Macho e Fêmea faziam parte da mesma espécie. Esses Nidorans de cores alteradas não apresentam nenhuma outra diferença em relação ao Nidoran normal e a origem dessa divergência ainda não foi explicada. A pesquisa indica que a chance do nascimento de um Nidoran intersexo é de uma em oito mil, e a característica não é herdada de parentes.


Notas Finais


Essa história aqui, e algumas outras minhas e também de amigos, estão participando de uma premiação de melhores histórias de 2020, e eu tô concorrendo em algumas categorias, não é obrigatório, mas se quiserem votar, fiquem a vontade! (Ah e a lista não é definitiva, se acharem que falta alguma história em uma das categorias, vocês podem sugerir pro criador e ele adicionará!)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5mrWUJ6RjOdbLZZuDHxpQsh-QtYdX9gNxAnPzew5JBXoJQw/viewform


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...