Tywinie

Tywinie
Nome: — mandy
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Ariquemes, Rondônia, Brasil
Aniversário: 26 de Junho
Cadastro:

Tywinie


𝚆𝚑𝚢 𝚍𝚘 𝚏𝚒𝚛𝚎𝚏𝚕𝚒𝚎𝚜 𝚑𝚊𝚟𝚎 𝚝𝚘 𝚍𝚒𝚎 𝚜𝚘 𝚜𝚘𝚘𝚗?


Dicas para autores que estão começando

Postado


Decidi fazer mais um jornal trazendo mais dicas para quem quer escrever Fanfic, mas ainda não tem noção de como deixar ela com mais “qualidade”.
Então, vou compartilhar algumas dicas bem resumidas de coisas que teriam mudado muito meu inicio nessa vida de escritora se alguém tivesse me dito.
Essas dicas são de fato feitas para quem está começando, então se você já está nesse mundo há mais tempo elas podem parecer coisas obvias só que para quem está começando pode fazer uma grande diferença.
Vamos lá.

Formatação

Uma coisa que sempre percebo em Fanfics de quem está começando é uma formatação bagunçada com negritos, itálicos, sublinhados em excesso e isso pode acabar deixando sua historia com uma estética feia e pouco atrativa.
Evite excessos, acredito que quando se trata de textos menos é mais.
Uma formatação mais simples e limpa pode deixar seu leitor mais confortável sem dar aquela impressão de algo carregado.
Pelo menos é assim que me sinto e eu estou baseando essas dicas nas minhas experiências pessoais, não levem tudo que eu disser aqui como regra.


Parágrafos

Ainda no tópico de formatação tem uma coisa que me desanima muito — e acredito que aconteça com os outros também — ao ler uma historia são os parágrafos muito longos.
Isso chega até atrapalhar a leitura porque fica algo muito sobrecarregado, então minha dica é para evitarem parágrafos com mais de cinco linhas.


Diálogos

Eu tenho um jornal todo focado na questão dos diálogos, se você quiser ler ele é só dar uma olhada nos meus jornais antigos, mas vou resumir aqui de novo essa dica.
Não usem underline, hífen ou meia-risca para indicar a fala os personagens.
No lugar disso você pode estar usando aspas ou travessão (—).
Diferença entre hífen, meia-risca e travessão.
- – —


Pontos de vista

Seguindo a dica da formatação onde menos é mais, o mesmo vale para pontos de vistas.
Evite pontos de vistas em excesso e não estou falando que não pode ter pontos de vistas ou coisas assim, já vi muitos livros funcionarem com diversos pontos de vistas que variavam até da primeira pessoa para terceira.
Mas se você não quer deixar uma bagunça eu acho aconselhável a mudar o ponto de vista em intervalos muito pequenos, tipo 200 palavras e já vai e troca o ponto de vista para o de outro personagem.
E também veja se é necessário colocar o ponto de vista daquele personagem na historia e é muito fácil saber se vai ser preciso, é só se perguntar no que aquele ponto de vista vai contribuir com o desenvolvimento da historia ou o que ele mudara na historia.


Maneiras de começar

Apesar de discordar da frase “a primeira impressão é a que fica”, pelo menos comigo se eu vejo uma introdução muito parada ou sem aberturas para o desenvolvimento da historia, acaba sendo difícil eu continuar a leitura.
Minha dica é para fazer algo que desperte a curiosidade do leitor, instigue-o a continuar a ler para ver do que se trata a historia de fato.
E evite os mesmo começos de sempre e vou citar um aqui e que atire a primeira pedra quem nunquinha na vida leu uma historia com esse mesmo começo.

“Acordei com o meu despertador tocando.”

Juro que tento ser mente aberta, mas quando vejo uma historia começando assim ela já perde um pontinho do meu interesse.
Fico até impressionada em como uma simples frase acaba diminuindo meu interesse.
E o pior ainda é quando os personagens acabam fazendo coisas irreais, como jogar o despertador (muitas das vezes é o próprio celular) na parede, ou ser acordado com a mãe jogando um balde de água fria.

Essas coisas não acontecem na vida real e dão um clima forçado para a história.



Enredo

O enredo é o que determina se sua historia ao todo vai ser atrativa ou não, e realmente não tem muita formula magica, é ou não é.
Obviamente você pode optar por escrever algo mais comercial que vai garantir leitores ou se aventurar nas historias diferentonas da vida.
Mas eu não estou aqui para criticar o que vocês decidem contar estou apenas para dar uma dica.
Pensem no que vai fazer ela diferente das demais. Só isso.
Sua historia pode ter todos os elementos que outras mesmas quinhentas histórias tipo: aluna nova, acidente de carro onde os pais morreram, esbarrar com o oppa na coreia e por ai vai.
Mas o que vai diferenciar ela das outras 200 fanfics postadas nesse mesmo estilo?
Caso não tenha nada, se pergunte o sentido de você estar escrevendo isso porque a pessoa que vai ler, pode muito bem está lendo as outras 200 fanfics iguais a sua, para que ela vai ler a sua?


Word ou qualquer aplicativo que corrija erros

É quase uma obrigação se você é escritor usar algum aplicativo que já vá apontando e corrigindo seus erros enquanto você escreve.
Se você quer minimizar as chances de cometer algum erro grotesco que seus leitores vão ler use o Word.
Na verdade, para qualquer coisa: USE O WORD.
Somente isso.
Se você não tiver Word, Google tem um aplicativo bem semelhante chamado Docs, não é pago e não precisa baixar.


Títulos

Essa dica vou limitar as longs fics, se você escreve one shot ou drabble não acho que se aplique para o seu caso.
Mas eu aconselho para quem for escrever longs fics usar títulos em português, nada de nome de musica, ou frase em inglês, pode ser só impressão minha, porém, sinto que historias com títulos em português acabam chamando mais atenção dos leitores.


Bloqueio criativo

Deixei essa para o final porque é a dica de ouro e isso é algo que você aprende na raça ou nunca aprende (sou o ultimo caso).
Não irei falar como lidar como bloqueio criativo, porque acredito que isso seja motivado por diversos fatores pessoais que não podem ser resolvido com algum truque barato.
Mas a minha dica é para evitar dor de cabeça caso você acabe passando por um.
E é simples: escreva pelo menos cinco capítulos antes de postar sua historia.
Já escrevo há quatro anos e se tem uma coisa que eu sei é que a pressão para postar algo quando você já está com bloqueio só piora tudo, então se você já estiver com coisas escritas quando estiver passando por isso, melhor para você e para os seus leitores.
Vai evitar demorar dois anos para concluir uma fanfic e 6 meses sem atualização que nem certas pessoas ai cof cof eu cof cof.




LEIA AS REGRAS DO SITE.

O Spirit Fanfics e quase toda plataforma de publicação de historias não são iguais às outras redes sociais onde você se registra sem ler os termos e geralmente não da problema nenhum, aqui eles levam a sério e você pode perder sua fanfic por deixar de ler elas.
As regras do site não estão de enfeites lá e você não vai ser a exceção do caso.
Já vi muita gente perder fanfic por coisa que seria resolvida se ela tivesse parado dois minutos para ler os termos dos sites que elas postam.
E coisas que vocês podem achar bobas como notinhas em lugares que não são feito para isso, palavras obscenas nos títulos e sinopse, internetês (exemplo: “vc”), emojis, além de imagens indevidas podem te dar muita dor de cabeça no futuro.

Então novos autores, prestem atenção nas condições de cada site viu?


++

Aproveitando esse jornal para dizer que eu estarei disponível para ajudar autoras de SOPE/YOONSEOK com suas Fanfics, então se você escreve historias com foco nesse couple, pode me procurar por MP.
O mesmo para quem quer dar uma melhorada na Fanfic.

Também estou doando 2 plots Yoonseok e se você tiver interesse posso estar doando ele para você, os únicos critérios são ter responsabilidade e uma escrita boa.

Informações dos plots

— Ambos são colegial
— Um dos enredos pode ser primeira pessoa com dois pontos de vista (Hoseok e Yoongi)
— Outro pode ser primeira ou terceira
— Cada plot pode levar de 6 capitulo até 15 para se desenvolver (é algo entre short e long fic)
— Tem um pouco de drama, mas não é o foco de ambos
— Estarei dando todo o auxilio necessário ao autor que eu selecionar para desenvolve-lo

Para concorrer basta me enviar uma MP com algo que você escreveu que sirva de material para long-fic.


Permalink Comentários (10)

[26/11/2016] Formulário para criação de Roteiro

[25/11/2016] Dicas para sua Fanfic: Diálogos

[19/11/2016] Como organizo minhas fanfics (Roteiro)