
aaa#˚· ✩¸ Ꮺ❝ ›› VINCENZO SEMPRE FOI UMA PESSOA DE FASES. Desde muito pequeno as mudanças repentinas de personalidade do garoto foram alvos de desconfiança por parte de sua família, bem como um possível enquadramento em um cenário de bipolaridade, o que descobriu-se não ser verdade após algumas poucas consultas. O fato é que o garoto é absurdamente mutável, tornando-se assustadoramente incompreensível à maneira como fatores externos conseguem moldar ou mesmo transformar o seu modo de agir, os seus sentimentos e atitudes que variam muito. Em sua adolescência, Vince era literalmente o garoto de ouro, em todos os sentidos: embasado nas riquezas de sua família e em seu comportamento e disciplina invejados e a paixão — não necessariamente romântica — que ele despertava nas mais diversas pessoas, fosse pela maneira calma e alegre com que lidava com tudo o que era referente a escola, por seu sorriso sedutor e charme inigualável ou mesmo por sua dita inocência, que não passava de um falso estereótipo jogado em cima do garoto de comportamento inerente à atitudes bondosas e corpo e aparência padrão de uma pessoa que aparentemente nunca precisou e definitivamente nunca precisaria passar por nada de ruim em toda a sua vida. Mas não era bem assim. Vincenzo fora, desde muito pequeno, ensinado a superar, a lidar com a dor, com a perda, e a extinguir de sua vida qualquer resquício de orgulho ou infantilidade que uma criança deveria e tem a permissão de ser. Ele não desfrutou de tanto luxo e fora praticamente obrigado a amadurecer rápido. Soube desde muito pequeno a lidar com seus sentimentos — ou mesmo fingir que eles não existissem — e seguir calma e tranquilamente com a sua vida. Quando se mudou para a casa de seu pai, toda a situação piorou, porque agora ele não tinha mais os seus avós, tios ou primas para contar: ali, naquela casa grande, vasta e vazia, ele só tinha a si mesmo; e foi então que aprendeu que Vincenzo Lorak era o seu melhor amigo e único companheiro fiel e vitalício. Vince tornou-se o seu maior confidente, agora ele se expressava consigo mesmo, ninguém teria o direito de saber os seus sentimentos, pensamentos e medos; ninguém saberia que por trás de toda a postura de bom e simpático garoto existia uma criança desesperada por ser ouvida. Em ser reconhecida e atendida.
aaa#˚· ✩¸ Ꮺ❝ ›› O ADOLESCENTE ESBANJAVA SORRISOS PARA QUEM QUER QUE FOSSE, mantinha-se em seu status inalterável de “golden boy” e sempre disposto a ajudar todos. Vince não era um amigo para todas as horas, no entanto, nem muito menos era companheiro de todas as pessoas: ele sabia muito bem distinguir as pessoas que realmente gostavam dele, das que estavam ali por segundas intenções, e isso era uma característica da qual tinha orgulho — e que perdeu ao longo dos anos por depositar confiança em pessoas que de maneira alguma a mereciam. Ele também sempre precisou e zelou pelo seu tempo sozinho. Era extremamente comum que ele fosse atingido por um misto de tristeza e raiva indolores e intrínsecas em seu corpo, cancelando quaisquer compromissos que teria com amigos para simplesmente ficar em casa, refletindo — e chorando, é claro. A gentileza é outro aspecto que felizmente nunca o deixou, e inclusive é a responsável pelas amizades que cultiva nos dias atuais. Vincenzo é do tipo que não pensa duas vezes antes de ajudar um companheiro necessitado, seja financeiramente ou oferecendo conselhos reais, o que é louvável. Embora no campo escolar fosse muito apreciado, era segredo aos alheios o que se passava dentro de sua casa, e aí o seu verdadeiro cotidiano, personalidade e atitudes podem ser verdadeiramente estudados: como o garoto desesperado que era. Sedento por normalidade, ele repudiava o período da noite por ser a parte do dia que tinha que compartilhar o ambiente com aquela pessoa que menos gostava em todo o planeta: o seu pai. Dominick Heinsberg foi um forte formador de caráter para Vince, mas pelos motivos invertidos: o mais velho representava tudo o que o mais novo não queria ser nunca em sua vida. O simples fato de ser comparado ao seu pai já despertava um misto de sentimentos em seu estômago e o fazia querer vomitar, porque Vince se esforçava. E como se esforçava. Ele tentava ao máximo não se tornar igual ao pai, ao mesmo tempo em que era praticamente obrigado a repetir atitudes do mesmo e igualar pensamentos pois necessitava ser aceito. Ele precisava fazer o que Dominick queria pois só assim ele o deixaria em paz; e não importava o quanto tentasse, Vincenzo Lorak nunca foi e nem nunca seria o filho perfeito que existia somente nos sonhos do patriarca da família.
aaa#˚· ✩¸ Ꮺ❝ ›› É CORRETO AFIRMAR QUE SE VINCENZO FOI UMA PESSOA MADURA em sua adolescência, o exato oposto acontece em sua fase adulta. O tempo enrijeceu não somente os seus traços físicos, como também alguns de seus psicológicos. Em dado momento, ele não tinha mais para quem fingir e se entregou para as garras do garoto que sempre foi: solitário, desesperado por ser aceito, por ser integrado e ser definitivamente diferente do que realmente era. Vince tornou-se um homem inconsequente, que não pensa em suas atitudes — ou o faz em menor escala — e se joga no escuro sem medo do perigo. Ele sabe como aproveitar a vida, e são nesses momentos em que o velho Vince toma lugar, com seus sorrisos a torto e a direita, a pinta de galã e o olhar vivo, brilhante, capaz de convencer a qualquer um de sua felicidade. Mas, assim como o álcool, que entrou para ficar em sua vida, tais momentos são rápidos e terminam rapidamente. Hoje em dia o Lorak tenta ser uma pessoa centrada como era antes, bem como se livrar do comportamento inconsequente que fora adotado há alguns anos e o sentimento de saber amar. De viver. Há muito tempo ele não sabe o que é realmente viver a sua vida, e pode-se dizer que em certos períodos ele perde a vontade de tentar o fazer. Ele continua sendo comunicativo, possui uma boa oratória e uma capacidade argumentativa surpreendente. A verdade é que Vincenzo Lorak tinha tudo para ser bom no que quer que escolhesse fazer: ele tem o carisma, tem a inteligência e definitivamente tem o talento, mas ele próprio se sabota. A auto sabotagem é comum em sua vida: quando pensa que está prestes a conseguir algo bom, ele faz algo ruim que camufla os seus grandes feitos. Quando pensa que está melhorando, a saudade dos velhos hábitos e vícios fazem morada em seu corpo. Ele ainda é uma pessoa que os amigos buscam sempre manter por perto, e é capaz de despertar um sentimento genuíno de cuidado e preocupação nas pessoas ao seu redor, e a lealdade e o comprometimento para com os seus é característica inerente a ele. Vince ainda se cobra demais, e, por ironia do destino, é o seu próprio medo do fracasso que o impede de sair vitorioso. Vince, portanto, é uma pessoa eficiente em manifestar os seus defeitos, em qualquer que seja o âmbito de sua vida. Em sua cabeça, seria um alívio para o seu pai saber que ele se tornou exatamente o que Dominick sempre imaginou que ele se tornaria: um fracasso.