azul46

azul46
C
Nome: C
Status: Usuário
Sexo: Indisponivel
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil
Aniversário: 13 de Outubro
Cadastro:

azul46 - C

kookv - sugav - minv

Sobre escrever

Postado

Sobre escrever

Depois de escrever e apagar várias vezes, eu só queria dizer uma coisa para todos que estão começando a escrever ou já escrevem fanfics aqui...

Não se coloque abaixo dos autores que você admira, não desdenhe sua própria escrita por comparar com a de alguém que escreve a mais tempo que você e, principalmente, não limite a sua escrita com base na escrita de outra pessoa.

Não vamos falar de certo e errado quanto a gramática, não. Vamos deixar isso de lado por enquanto. Não leia meu jornal pensando em escrita correta, mas nos outros aspectos que a compõe.

Ninguém aqui nesse site é exemplo de escrita perfeita, então você não precisa correr atrás de "escrever como fulano" ou "chegar ao nível de fulano". Sua escrita não é ruim porque você acha que não está aos pés de outro autor. Não pense que você só vai conseguir gostar da sua escrita se ela for como a de outra pessoa que você admira.

É normal admirar alguém pela escrita, sempre encontramos aquelas pessoas que conseguem fazer com que as palavras atravessem a tela e atinjam em cheio nosso coração. Por experiência própria eu sei como é me sentir inspirada por alguém que eu admiro, e isso é bom. O que não é bom é você se rebaixar diante daquela pessoa e colocá-la como meta.

Porque aí você pode criar um obstáculo.

Como eu disse, ninguém aqui é exemplo de escrita perfeita, até porque isso não existe.

É difícil começar a fazer uma coisa quando você olha ao redor e vê tanta gente que já começou faz tempo. É difícil se motivar quando nos sentimos tão pequenos em relação a outras pessoas. Mas vocês já pararam para pensar que elas também começaram? Eu digo que entre você e o seu autor de fanfic favorito existe apenas o tempo, a quantidade de palavras escritas e o mais importante, a essência.

O tempo. É obvio que quem escreve a mais tempo tem mais facilidade e mais habilidade, aprendeu com seus erros e descobriu coisas novas com suas dúvidas. Não ache que as pessoa aprendem as coisas de uma hora para outra. As vezes só o tempo pode amadurecer uma ideia que você no momento acha que não é boa.

Palavras escritas. Prática, ninguém melhora sem prática. Começar a escrever já se sentindo mal por não ser igual a fulano é querer ser um nadador profissional sem nem ter colocado os pés dentro da água. Quanto mais se faz uma coisa, mais você aprende. Escrever é treino. É colecionar fanfics, arquivos do word, é voltar para sua primeira fanfic e encontrar erros que você não viu na época e aprender com eles. Só escrevendo muito você consegue entender como funciona o seu fluxo criativo. Só assim você se conhece.

Essência. As pessoas tem personalidades e gostos muito distintos. Fora isso, praticamente tudo influencia na escrita. Convivência, história de vida, percepção de mundo, tudo. Você é único e especial, logo a sua escrita também é. Fora das regras de gramática, concordância e o escambau, o que você faz com as palavras é algo seu. Você consequentemente vai escrever sobre o que gosta, do jeito que você gosta e como você gosta. Já passou pela experiência de procurar uma fanfic do jeitinho que você gosta e não encontrar? É porque ela ainda não foi escrita, não por mim, não por fulano, mas por você.

É muito bom ler o texto de alguém e se sentir motivado a escrever e melhorar. Mas melhore para lapidar uma versão melhor de você e da sua escrita. Não coloque ninguém como meta, a sua escrita deve ser boa o bastante para você. Você deve ser uma versão melhor de você a cada dia, e não uma versão melhor de fulano ou no mesmo nível de ciclano. Desafie-se cada dia a ser melhor que o você do dia anterior. Escreva sobre o que você gosta, escreva muito, encontre a sua essência e olhe para um texto seu pensando "poxa eu gosto disso, eu escrevi bem". Você tem essa capacidade, você é rico em conteúdo.

E isso é rápido? Não. Demora, demora mesmo e nunca acaba. É normal a gente escrever parecido com algo que gostamos assim sem querer, mas com o tempo você para de espelhar os outros e começa a ver o seu próprio reflexo.

Caso seja difícil para você enxergar essas coisas em seus textos, confie em quem os lê. As pessoas dizem muitas coisas importantes nos comentários. No começo é obvio que você não vai ter muitos, mas aí caímos novamente no "escreva muito" e "confie no tempo" as pessoas vão aparecer e vão lhe dizer coisas bonitas.

Tenho certeza que seu autor favorito não esperava te inspirar tanto e receber todo o feedback que recebe, essas coisas vem com o tempo e como consequência do que ele gosta de fazer.

Por último deixo um questionamento, por que você escreve? Você gosta de escrever?

As vezes ficamos muito empolgados com favoritos e comentários e esquecemos do real motivo pelo qual escrevemos. A nossa motivação é o que dita como vamos escrever e o que vamos esperar dessa escrita. Escrever esperando favoritos e comentários não é uma boa motivação, por que?

Porque ficamos frustrados.

Estamos aqui principalmente para compartilhar ideias com pessoas que gostam das mesmas coisas que a gente, então por que competir? Não estamos vendendo livros, estamos compartilhando nossas ideias de graça simplesmente porque nos faz sentir bem, porque é legal.

Escrever esperando os resultados além de te deixar frustrado pode te deixar bloqueado também!

Muitas pessoas começam a escrever para desabafar ou se distrair, colocando sentimentos muito concretos e reais em suas fanfics. Esse tipo de escrita faz com que os leitores se identifiquem e abram seus corações nos comentários, isso tudo é muito bom sabe? Aprendi muito escrevendo e lendo comentários. Você pode ajudar muito alguém sem nem saber, tudo isso porque você gosta de escrever o que sente. Simplesmente.

Simplesmente escreva. Se você escrever simplesmente porque gosta e porque te faz bem, você não vai pensar tanto em criar expectativas quanto a favoritos e comentários e etc. Eu acredito que as coisas que escrevemos saem melhores quando a gente não está pensando em quantidade de palavras ou no feedback. Aproveite o gostinho de escrever, depois que você postar você se preocupa com o resto. Na verdade, se você conseguir não se preocupar com o resto é ainda melhor.

Não coloque essas expectativas em você mesmo, não se cobre pelo número de favoritos e comentários. Não se pressione desse jeito!

Escrever fanfic não é para ser obrigação, nem competição. É para ser divertido. As coisas boas vem de brinde, então não se esforce como se estivesse tentando vender um livro ou ganhar um concurso. Faça porque você gosta. Escreva sobre o que você gosta. Eventualmente as pessoas vão aparecer e te dizer "ei, que lindo isso", "nossa me identifiquei" e "eu gosto da sua escrita, só porque é sua".

Mas continuem dizendo isso para os seus autores favoritos, tipo, "eu gosto da sua escrita, me inspiro em você, você me da vontade de escrever", faz bem. Eles com certeza podem te ajudar com uma coisa ou outra que eles sabem mais POR PRÁTICA, mas no fim só você pode dar a sua escrita o que falta. A sua essência é linda e não se compara a nada.

Não desistam, escrevam muito, bebam líquido e digam coisas bonitas para as pessoas. Faz bem.

Escrever tem que te fazer bem, se não faz, então tem algo errado.



Permalink Comentários (20)

[05/01/2018] Pesquisa de interesse - Artbook 91 dias de outono

[23/12/2017] Sobre luzes de natal e 91 dias de outono


Atualizações do Usuário

Usuário: azul46
Adicionei uma nova história
História: Para a garota que me faz comprar croissant as 2 da manhã
História: Para a garota que me faz comprar croissant as 2 da manhã
Porque se for para viver o resto da minha vida ao seu lado, nem os dias mais tediosos de chuva e apagão poderão ser taxados de chatos. [Votos de casamento | bongson | jaehyun..
Usuário: azul46
Adicionei uma nova história
História: Toque uma música que nunca acabe
História: Toque uma música que nunca acabe
Eu vou embora logo, só quero que me toque uma música uma última vez. Toque uma música bem longa. Toque uma que nunca acabe.
Usuário: azul46
Adicionei um novo capítulo
História: Hold my hand, don't let me fall (for you)
História: Hold my hand, don't let me fall (for you)
"E o que pode ser melhor do que estar apaixonado?" Taehyung ouvia Yoongi dizer através do som do rádio, enquanto tomava os remédios controlados e observava as belas linhas que ma..
Usuário: azul46
Adicionei um novo capítulo
História: Azul46
História: Azul46
Ele não admitiria, mas gostava de observar o mais velho. Gostava de como sua face por vezes apresentava mil e uma expressões enquanto pintava e por outras permanecia impassível, ..
Usuário: azul46
Adicionei um novo jornal
Jornal: Sobre escrever
Jornal: Sobre escrever
Depois de escrever e apagar várias vezes, eu só queria dizer uma coisa para todos que estão começando a escrever ou já escrevem fanfics aqui... Não se coloque abaixo dos auto..