1. Spirit Fanfics >
  2. Membros >
  3. zephirat

zephirat

Nome: André Tornado
Sexo: Masculino
Localização: Porto Santo - 32
Aniversário: 12 de Dezembro
Cadastro:
A minha descrição? Hum... O que posso dizer sobre mim?
Gosto de escrever, adoro uma boa história, que nos faça viajar até outros mundos. E gosto ainda mais de fazer viajar alguém com as minhas histórias.
Por isso, se não tiveres medo de uma boa aventura, agarra na minha mão virtual e vamos a isso!

Até breve!

Postado

Até breve!

Já perceberam, não foi?
Recuperei o meu antigo avatar e tudo - acho que ainda anda gente por aí que se lembra...

Bem, minhas amigas, meus amigos, este jornal serve para anunciar que irei fazer uma pausa do Spirit. Estou a despedir-me, mas vou ficar por cá, por enquanto e se me deixarem, para finalizar as leituras que acompanho e continuar com os meus contactos, ou seja, mantenho a minha conta. ESTA conta do Zephirat.
Quanto às minhas histórias - apaguei todas, à exceção de Sentenciados, porque é uma co-autoria com a @Walflarck e não sou totalmente "dono" dos destinos dessa história.
Apaguei Carta ao Papai Noel, @MayaBriefs, mas sei que compreendes.
Para quem estava a seguir as histórias que tinha em andamento, O Mágico e os Ladrões de Som, Os Fantasmas da Névoa e O Lado Oculto da Lua, estas continuarão a ser publicadas nas outras plataformas onde me encontro, que estão no meu perfil, mas deixo aqui também os respetivos endereços:

Nyah:
https://fanfiction.com.br/u/207674/

Inkspired:
https://getinkspired.com/pt/u/zephirat/

Wattpad:
https://www.wattpad.com/user/AndreTornado

A minha decisão de fazer esta pausa, que soa muito a uma despedida prolongada, sinceramente não sei quando irei regressar a publicar por aqui, prende-se com os últimos acontecimentos e para quem me acompanha, relaciona-se também com o pedido de esclarecimentos que está ainda ativo no Fórum da plataforma.
Cheguei à conclusão que o Spirit já não é um local de publicação de fanfiction.
Eu sei muito bem o que é fanfiction, o que é plágio, o que é uma obra original e o que são direitos de autor. Para quem não sabe, e acredito que muitos não saibam, escrever fanfiction para mim é um passatempo, porque sou um autor com livros publicados. No fundo e em abono da verdade, não preciso da fanfiction para nada. Mas é divertido, treina a escrita, conhecem-se pessoas maravilhosas e histórias fantásticas, está-se em contacto com a imaginação e com pessoas com sonhos de serem escritores.
Já assinei vários contratos de edição e conheço os conceitos de plágio, cópia, usurpação de obra. Pois se eu sou autor, não gosto e abomino quem se possa apoderar das minhas criações, com intenções maldosas e de favorecimento e reconhecimento pessoal, ou quem se apodere de criações de outras pessoas, em qualquer domínio das artes e as façam passar por serem deles. Em oito anos aqui no Spirit só fiz duas denúncias apenas e foram por causa de plágios descarados.
Neste momento, estou a assistir impávido ao que se está a passar nesta plataforma, que publica e assume a publicação de fanfiction, ficção escrita de fãs para fãs, fazendo uso da regra de plágio - que é justíssima para proteção de autores
- que fere de morte, na minha opinião, a essência subjacente da fanfiction.
Assim, tomei a decisão de excluir todas as minhas histórias, incluindo as originais, por não saber, neste momento, a extensão total do entendimento da administração desta plataforma sobre o que é ou não plágio no âmbito de fanfiction.

Por exemplo, tenho duas histórias relacionadas com os episódios VIII e IX de Star Wars (Guerra das Estrelas) que escrevi quando se conheceram os títulos desses dois filmes. Por graça, deitei-me a imaginar o que poderiam significar esses títulos e escrevi dois contos com cenas desses futuros filmes. Não sabia nada do que estava a ser filmado, com exceção do episódio IX em que o título foi anunciado ao mesmo tempo que o teaser e eu aproveitei cenas desse teaser que eventualmente seriam usadas no filme. Agora, façamos o exercício: se eu tivesse, por um milagre, conseguido efetivamente descortinar uma cena dos filmes e a ter escrito meses antes do seu lançamento, acontecia que podia ter uma acusação de plágio meses (ou anos!) depois porque estava a replicar uma cena do filme! Acham que isto faz sentido?

A penalidade por plágio é o banimento sem apelo prévio ou hipótese de defesa ou de correção do objeto que infringe as regras. O banimento acontece e pronto. A administração, benevolente, admite que o utilizador banido possa vir a apresentar a sua defesa, mas apenas depois e com poucas hipóteses de sucesso, já que o utilizador banido não recupera a sua conta. Pode eventualmente recomeçar...

Tenho visto, nestes últimos dias, e sem que tivessem havido alterações da regra sobre plágios, interpretações sobre esta, exclusão de histórias e banimentos apoiados nessa interpretação que são no mínimo arbitrários. Ou se não o são, não foram feitos de forma transparente o que não permite aos utilizadores desta plataforma cumprirem as regras e não terem problemas.

Se hoje estão a interpretar uma regra que não tem mais de duas linhas dessa forma extrapolada, quem me garante que mais tarde, depois de nos adequarmos a essas novas indicações, não voltem a interpretar outra regra e desatem numa nova purga?

Nunca, em tempo algum, me senti desconfortável ou desprotegido no Spirit. Mas hoje sinto-me e para evitar, talvez, nem consigo assegurar-me disso, que exista uma penalização absurda da minha situação aqui, decidi afastar-me. Continuarei a ser leitor. Não serei escritor.

Estou aqui desde 2012. Conheci muitas pessoas fantásticas. Passei por inúmeras crises. Assisti a guerras, a conflitos, a coisas muito feias. A minha postura foi sempre a de tentar ajudar, a de alertar, a de ser pedagógico. Jamais ataquei alguém de forma traiçoeira aqui - ou em qualquer lugar. Fui betareader, sem que ninguém soubesse, de muitas histórias, ajudei na escrita de fanfics, compartilharam comigo ideias que eu ajudei a desenvolver dando as minhas próprias ideias - e nunca me aproveitei de nada disso, nem pedi reconhecimento por tal. Sempre me pautei pela discrição.

Tenho pena que esta comunidade tenha mudado ao ponto de me fazer sentir que já não faço parte dela.
Mas também é verdade que quem não está contente muda-se. E eu mudo-me.

E se pensam que tem que ver (só) com a ausência recente de utilizadores mais antigos... enganam-se. Escrevi e escrevo em vários fandoms em histórias contínuas de 2012 até hoje, conheci pessoas de outros lugares e que gostam de coisas diferentes, tenho leitores no Brasil e em Portugal. Nunca participei em grupos fora daqui que promovem fanfics, por isso tudo o que conquistei sei que o fiz com o meu esforço e com o meu talento, por quem sou e quem continuo a ser.

Saio pela porta grande.

Até breve!

Permalink Comentários (23)

[07/08/2020] Vou te amar por toda a minha vida...

[06/08/2020] Ecos do Futuro, Memórias de Ontem

[10/07/2020] Uma pausa para férias

[29/06/2020] Aconteceu neste dia


Atualizações do Usuário

Usuário: zephirat
Favoritei a história
História: Enviada ao Paraíso
História: Enviada ao Paraíso
Doutora procurava um apartamento para alugar, Clara alguém com quem dividir o cômodo. Ambas são unidas pelo destino, porém, o constante mistério que envolve a presença de cada ..
Usuário: zephirat
Favoritei a história
História: Operação cupido.
História: Operação cupido.
Depois de Vegeta vir para Terra Vegeta recebeu o convite de Bulma para morar na casa dela, porém aí onde tudo vai começar e além de um belo romance, Bulma vai achar um jeito de c..
Usuário: zephirat
Favoritei a história
História: Under The Bridge
História: Under The Bridge
Clara Oswald tem a oportunidade de continuar lutando para se manter bem e recomeçar sua vida ao lado do seu amado John Smith.
Usuário: zephirat
Favoritei a história
História: Um só lugar
História: Um só lugar
| Oneshot | Em que o Doutor fica doente e a Clara cuida dele. "𝑇𝑢𝑑𝑜 𝑎𝑞𝑢𝑖 é 𝑠𝑒𝑢, 𝑖𝑛𝑐𝑙𝑢𝑠𝑒 𝑒𝑢. 𝐴𝑏𝑎𝑛𝑑𝑜𝑛𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑑𝑜𝑟." • 𝑊ℎ𝑜𝑢𝑓𝑓𝑎𝑙𝑑𝑖
Usuário: zephirat
Favoritei a história
História: You and I will always be unfinished business
História: You and I will always be unfinished business
| AU!Oneshot ¦ Han/Leia | Medieval AU - Em que Leia reencontra Han como penetra em um de seus bailes. (ou sobre dois amantes com assuntos inacabados) ~Capa de minha autoria~